Ciência e Tecnologia

Um estudo realizado na PUCRS busca entender a relação entre uma dieta rica em fibras solúveis (prebióticos) e a severidade da bronquiolite viral aguda causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças nos primeiros anos de vida. Alternativas naturais têm sido estudadas para prevenir esse tipo de doença.

Na natureza, as condições são um tanto inconstantes. Alimentos podem estar disponíveis ou não, predadores são mais abundantes em determinadas situações, os elementos climáticos são, por vezes, um desafio. Convém antecipar algumas dessas condições para entrar em ação quando é mais produtivo ou seguro.

cancro tiroideO câncer de tireoide é uma doença com bons índices de cura na maioria dos casos. Em 5% dos pacientes, porém, o tumor torna-se refratário aos tratamentos disponíveis e capaz de se disseminar pelo corpo e causar a morte. Em um estudo conduzido no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP),

O tratamento quimioterápico de pacientes com glioma – o tipo mais comum de câncer de cérebro – e melanoma – o mais agressivo dos tumores de pele – tem sucesso limitado devido, principalmente, à resistência das células tumorais aos medicamentos disponíveis hoje para tratá-los. Embora essa resistência seja geralmente associada aos mecanismos de reparo dessas células dos danos ao seu DNA causados pelos quimioterápicos, há muitos outros fatores moleculares envolvidos, afirmam especialistas da área.

As obras de infraestrutura da fonte de luz síncrotron Sirius estão 71% concluídas, informou o diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Antonio José Roque, a representantes de setores estratégicos do governo federal, em workshop no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no último dia 27 de novembro. 

Uma situação relativamente comum em consultórios odontológicos pode levar à perda óssea. É o chamado contato prematuro, que ocorre quando a restauração – seja por canal, obturação ou coroa – fica mais alta que o dente original, fazendo com que ele toque no outro dente antes dos demais e, consequentemente, sofra sobrecarga funcional.

Um “termômetro” de dimensões mínimas (na forma de filme fino ou partículas micrométricas ou mesmo nanométricas); apto a operar em tempo real e em regiões muito bem definidas (com resolução espacial variando do centímetro ao micrômetro); e capaz de medir temperaturas com excepcional sensibilidade, na ampla faixa de 80 Kelvin (K) (193 ºC negativos) a 750 Kelvin (476 ºC): este recurso já existe.

A respiração celular, processo que ocorre dentro de uma organela conhecida como mitocôndria e que garante energia para o funcionamento dos organismos, pode eventualmente gerar subprodutos que são tóxicos para as células: as chamadas espécies reativas de oxigênio (ROS, na sigla em inglês).

É uma grande guerra que ocorre dentro do organismo humano, iniciada dias depois da picada de um mosquito do gênero Anopheles infectado com Plasmodium, um protozoário. Esses parasitas chegam rapidamente ao fígado, invadindo células (hepatócitos) e multiplicando-se em alta velocidade. Os parasitas gerados no fígado invadem os glóbulos vermelhos do sangue, destruindo-os por toda a parte. 

A descoberta de um ninho com fósseis de centenas de ovos e alguns embriões de pterossauros – os répteis voadores da pré-história –, na região da cidade de Hami, no noroeste da China, ajuda a revelar detalhes ainda desconhecidos pela ciência sobre a vida desses vertebrados, como a sua reprodução e o seu desenvolvimento. O trabalho de pesquisa, que conta com a participação do paleontólogo Alexander Kellner,

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, identificaram seis espécies de bactérias com potencial para serem usadas como biolarvicidas no combate ao mosquito Aedes aegypti – vetor de doenças como dengue, Zika, febre amarela e chikungunya. Dados preliminares da pesquisa, apoiada pela FAPESP, foram apresentados por Jayme Souza-Neto,