Notícias do Campus

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já está disponível no Site do Enem e no Aplicativo do Enem. Os Cadernos de Questões, em todas as suas versões, também estão disponíveis para download. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. O participante deve ficar atento para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação. 

pucminas logoOs candidatos inscritos pelo sistema de provas ao Vestibular PUC Minas 2019 farão os testes neste sábado, 17 de novembro, a partir das 13h. O horário e o local constam no Cartão de Informação, que deve ser impresso pelo candidato pela internet, no pucminas.br. A Comissão Técnica do Processo Seletivo orienta os candidatos a chegarem com, no mínimo, 30 minutos de antecedência ao local de provas indicado no Cartão de Informação. 

A PUCPR ficou com a primeira colocação entre as universidades do país com o maior número de disciplinas lecionadas em inglês, ficando à frente de instituições como UNESP e UFRGS no ano de 2017. O dado é do “Guide to English as a Medium of Instruction in Brazilian Higher Education Institutions 2018-2019” (Guia para Inglês como Meio de Instrução nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras 2018-2019), produzido pelo British Council, instituição ligada à embaixada do Reino Unido que promove ações internacionais, eventos e cursos, em parceria com a Faubai, Associação Brasileira de Educação Internacional. 

Levantamento do INPE divulgado recentemente apontou que “as matrículas em EaD cresceram 17,6% de 2016 para 2017. Os estudantes de educação a distância (EaD) chegaram a quase 1,8 milhão em 2017 – o equivalente a 21,2% do total de matrículas em todo o ensino superior. O número de cursos no país também aumentou, de 2016 para 2017, passou de 1.662 para 2.108, o que representa aumento de 26,8% – maior crescimento desde 2009, quando o país passou dos 647 cursos registrados até 2008 para 844 cursos.

A UFPR divulgou nesta segunda-feira (5) a lista de candidatos convocados para a segunda fase do vestibular 2018/2019. A relação está disponível no site do Núcleo de Concursos (NC) da universidade (https://goo.gl/BSEZ9A) e no aplicativo +UFPR (https://goo.gl/ruikAZ). Ainda nesta segunda-feira, a partir das 18 horas, o NC divulgará o desempenho individual de cada candidato convocado. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 25 e 26 de novembro. No dia 25, os candidatos farão a de compreensão e produção de textos e no dia 26, provas específicas e de habilidades específicas.

O Vestibular 2019 – 1º semestre da Uniso está recebendo inscrições em mais de 60 cursos, três deles novos (Fonoaudiologia, Gestão e Produção Cervejeira, e Produtividade Avançada), e quatro também na modalidade a distância (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Pedagogia). Os candidatos podem se inscrever para a prova tradicional, no valor de R$ 50,00, que será realizada no dia 31 de outubro, às 19h, na Cidade Universitária.

A Faculdade São Lucas promove nos dias 24 e de 25 de outubro, um “aulão” de revisão do Enem para alunos da rede pública de Caçapava. Ao todo, oito escolas participarão da atividade totalizando 400 alunos inscritos. os alunos terão aulas de revisão das áreas de humanas e exatas com professores e convidados voluntários. O objetivo da ação é proporcionar aos alunos um momento de aprendizagem de forma descontraída e com base na metodologia ativa da São Lucas, afim de promover o conhecimento e revisar os conteúdos estudados antes da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

Nesta terça-feira (23/10), a partir das 11h, a PUCPR divulga o resultado do Vestibular de Verão 2019. Os aprovados poderão comemorar no tradicional banho de lama, que será realizado das 10 às 15h, no Estacionamento E-17 (Portão 4) do Câmpus Curitiba, localizado na Rua Imaculada Conceição. A Universidade recomenda que os participantes utilizem o Portão 1 ou o Portal para a entrada no Câmpus. A entrada pelo Portão 4 estará bloqueada. 

Alberto GomideO professor Alberto Courrege Gomide, um dos pioneiros da internet no Brasil, morreu no dia 17 de outubro, em decorrência de complicações de uma cirurgia pulmonar, aos 74 anos. Foi Gomide quem especificou o software para receber na FAPESP o primeiro sinal da internet no Brasil, em janeiro de 1991. Engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1972, e mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição,

Dos 43.520 candidatos inscritos para o vestibular 2018/2019 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cerca de 3,8 mil faltaram à primeira fase, um percentual de 8,9% – no ano passado foram 8,5% de ausentes. As provas foram realizadas neste domingo (21) em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo, com início às 14h. A duração da prova é de cinco horas e trinta minutos, com 90 questões objetivas – os portões abriram às 12h40 e fecharam às 13h30. Não houve registro de ocorrências envolvendo candidatos até as 18h30 – a prova segue até 19h30. 

unisul logoA iniciativa “Adote uma garrafa ou caneca” faz parte do Programa Unisul de Educação Ambiental e tem como objetivo incentivar que a comunidade da Unisul troque os copos plásticos por canecas, copos e garrafas que possam ser reutilizados. O projeto surgiu como uma ideia da colaboradora Aline Santiago de Oliveira, que também é estudante do Mestrado em Ciências Ambientais. A iniciativa também é apoiada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unisul dos Campi Tubarão e Grande Florianópolis. 

A urgência em se promover uma ciência com mais consciência é a meta da 24ª edição da Semana Científica da FMP/Fase, que ocorrerá de 16 a 19 de outubro, no campus da instituição, em Petrópolis (RJ). Dedicados aos jovens e abertos ao público, os encontros reunirão profissionais de diversas regiões do país e do exterior, para experiências, palestras, debates e seminários. A temática segue a linha da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pelas Nações Unidas. 

O Curso de Engenharia de Computação passará também a ser ofertado no Campus Coração Eucarístico da PUC Minas, no turno da noite, com 120 vagas anuais; e na Unidade Praça da Liberdade, o Curso de Psicologia passará a ser oferecido no turno da manhã, com 110 vagas anuais. Essas são algumas novidades para o Vestibular PUC Minas referente ao ano de 2019, cujas inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira, 1º de outubro, até 6 de novembro.