Notícias do Campus

Faculdade de Medicina de Petrópolis A Faculdade de Medicina de Petrópolis recebeu o certificado de Escola Médica de Qualidade emitido pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Escolas Médicas (Abem). Professores e alunos estiveram em Brasília, representando a faculdade na cerimônia que reuniu outras nove instituições de ensino, na última semana. 

No dia 29 de agosto, universitários de São Carlos e região terão chance de conhecer empresas de diversos ramos e setores industriais e concorrer a vagas de estágios e trainees. É a XV Feira de Oportunidades: Aproximando Universitários e Empresas, que tem o objetivo de criar espaços que possibilitem a aproximação entre universitários da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e das demais instituições de Ensino Superior e empresas que oferecem oportunidades de estágios e programas de treinamento. 

Depois de colecionar medalhas de prata e bronze ao longo de décadas, o Brasil conquistou, pela primeira vez, medalhas de ouro na International Chemistry Olympiad (IChO). A 50ª edição do evento, que teve a participação de equipes de 76 países, foi realizada entre os dias 18 e 29 de julho em Bratislava, na Eslováquia e Praga, na República Tcheca. 

unisul logoA ADVB/SC – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina – divulgou a lista das empresas vencedoras do Prêmio Empresa Cidadã 2018. A Unisul é uma das vencedoras do prêmio com o Case Ciência Móvel, na categoria Preservação Ambiental. O projeto Ciência Móvel promove gratuitamente a ciência e a educação ambiental em escolas públicas, com o objetivo de apresentar soluções sustentáveis para problemas ambientais.

A FAPESP anunciou participação na Chamada de Propostas GlobalStars para Projetos Conjuntos de Pesquisa. Trata-se de uma iniciativa da rede Eureka, instituição governamental estabelecida em 1985 com o objetivo de facilitar a cooperação internacional em pesquisa e inovação. Participam da chamada Brasil, Áustria, França, Alemanha, Holanda, Espanha e Suíça. Os interessados são convidados a enviar propostas conjuntas em qualquer área da pesquisa industrial e tecnológica. 

Uma comitiva do Imperial College London, composta por quatro pessoas, visitou o Centro de Pesquisa de Inovação em Gás (RCGI). A visita teve como objetivo discutir possibilidades de colaboração conjunta e a instalação de laboratórios que possam ser operados conjuntamente. O RCGI é financiado por FAPESP e Shell e tem sede no Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli) da USP. 

Ernst HamburgerO físico Ernst Hamburger morreu em São Paulo, na tarde de 4 de julho de 2018, aos 85 anos. O enterro foi realizado no dia seguinte no Cemitério do Morumbi. Hamburger realizou pesquisas na área de Física Nuclear e deu importantes contribuições ao ensino e à divulgação científica, tanto na direção do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) como na direção da Estação Ciência, entre outras atividades. 

Oito indicadores educacionais derivados dos dados do Censo Escolar 2017 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira, 2 de julho. São eles: Média de alunos por turma, Média de horas-aula diária, Taxa de Distorção idade-série, Percentual de docentes com curso superior, Adequação da formação docente, Regularidade do corpo docente, Esforço docente, Complexidade da gestão da escola. 

Candidatos que se inscreveram no processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni), relativo ao segundo semestre de 2018, podem consultar o resultado da primeira chamada. A lista foi divulgada nesta segunda-feira, 2 de julho, pelo Ministério da Educação, na página do programa na internet. A relação para a segunda chamada será divulgada no dia 16. As chamadas são realizadas para dar ao estudante novas oportunidades de conquistar uma bolsa de estudo e, com isso, cursar o ensino superior. 

Já está disponível, no site www.feevale.br/listao, o listão do vestibular de inverno da Universidade Feevale. As matrículas acontecerão no período de 20 a 28 de junho, no setor de Atendimento Feevale, localizado no térreo do prédio Lilás, no Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). O candidato pode consultar a data e o horário das matrículas de seu curso no mesmo site. A Instituição oferece opções de financiamento e diversos benefícios a seus estudantes. Confira em www.feevale.br/financiamento

A UFPR vai destinar R$ 650 mil em recursos do orçamento da própria universidade para o fomento à pesquisa. Os recursos estão distribuídos em três editais internos, lançados esta semana pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e que fazem parte do esforço da instituição para minimizar os efeitos dos cortes orçamentários sofridos pela área de pesquisa. 

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) divulgou nesta terça-feira, 19 de junho, o listão dos candidatos aprovados no Vestibular de Inverno 2018. As matrículas serão realizadas entre os dias 20 e 28 de junho, na Central de Atendimento, bloco 5 do campus-sede. Na Unisc Montenegro, o período de matrículas será de 20 a 22 de junho. A relação dos classificados em 2ª chamada será divulgada em 2 de julho, e dos selecionados em 3ª chamada, no dia 5 de julho, ambas a partir das 15h, no site www.unisc.br

A mestranda Júlia Castro de Carvalho Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está realizando o estudo "O efeito da reorganização de classes de equivalência sobre atitudes sociais", cujo objetivo principal é investigar os processos envolvidos nas atitudes sociais. Para tanto, estão sendo convidados homens, estudantes de graduação, de qualquer curso e idade, que responderão a questionários sobre a temática.