Notícias do Campus

O pesquisador Geysson Javier Fernandez Garcia, do Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (IBB-Unesp), ganhou o prêmio de melhor apresentação oral (Best Rapid Fire Presentation) do 11th International SCWD Conference on Cachexia, Sarcopenia and Muscle Wasting, ocorrida entre os dias 7 e 9 de dezembro em Maastricht, na Holanda. O trabalho de Garcia, atualmente fazendo estágio de pós-doutorado na mesma instituição, é parte do seu doutorado com bolsa da FAPESP, sob orientação de Robson Francisco Carvalho, professor do IBB. 

USP A Superintendência de Comunicação Social (SCS) da Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou o guia “De cientista para jornalista – noções de comunicação com a mídia”, de autoria das jornalistas Luiza Caires e Aline Naoe. O material mostra a estrutura de comunicação da USP e os canais de contato com a mídia que estão à disposição. São oferecidas orientações práticas para acessar esses canais, explicações do funcionamento da mídia, a diferença de linguagem dos veículos, como fazer um tema virar pauta, redigir um press release, saber a rotina dos jornalistas e quando contatá-los. 

Maria de QueirozA socióloga Maria Isaura Pereira de Queiroz, professora emérita da Universidade de São Paulo (USP), morreu no sábado (29/10), em São Paulo, aos 100 anos. Foi sepultada no Cemitério da Consolação. Pereira de Queiroz inaugurou a temática dos estudos rurais nas ciências sociais da USP, tendo sido uma das fundadoras do Centro de Estudos Rurais e Urbanos (CERU), do qual foi diretora-presidente. 

Os professores Alexandre Alho, Marta Tapia e Peter Kaleff, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli-UFRJ, receberam o Prêmio Inventor Petrobras 2018 em cerimônia no Cenpes. A homenagem decorre do pedido de patente do Sistema Externo de Movimentação de Fluídos em um Tanque de Armazenamento. O projeto foi desenvolvido pelos docentes para a Transpetro. O projeto envolveu o desenvolvimento de um sistema inovador para facilitar o desempenho operacional e a manutenção de um tanque para armazenamento de óleo.

vicente amato netoPrimeiro médico residente em infectologia no Brasil e professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Vicente Amato Neto morreu na terça-feira (11/12), aos 91 anos, na capital paulista. Amato foi chefe da Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP, de 1976 a 1997, superintendente do Hospital das Clínicas (HC), entre 1987 e 1992, e secretário de Estado da Saúde de São Paulo, em 1992 e 1993.

A Academia Mundial de Ciências (TWAS) elegeu 46 novos membros, dentre os quais cinco brasileiros. A eleição ocorreu no fim de novembro, durante reunião da entidade realizada em Trieste, na Itália. O anúncio foi feito por Bai Chunli, presidente da TWAS. A cerimônia de posse, durante a qual os novos membros eleitos serão apresentados à academia, será realizada durante a próxima assembleia geral. 

Candidatos iniciaram, na manhã de hoje (2), as provas do Vestibular UNEB 2019 em clima de tranquilidade, na capital e no interior do estado. Neste domingo, foram aplicadas as provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação. 

pucrsNa tarde deste domingo, 2 de dezembro, a Universidade promoveu o último dia do Vestibular PUCRS 360°. Os candidatos realizaram as provas de Matemática e Física; Química e Biologia; e Língua Inglesa ou Língua Espanhola. No site vestibular.pucrs.br já está disponível o gabarito das questões. Os cursos mais concorridos são Medicina, Ciências Aeronáuticas e Arquitetura e Urbanismo. 

Universidade Federal de São CarlosA Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) assinou, junto ao Ministério da Educação (MEC), o Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), confirmando a oferta de 2.893 vagas em 64 opções de cursos de graduação presenciais, para ingresso no primeiro semestre de 2019. O Termo de Adesão ao SiSU (https://bit.ly/2KJ1zPY) contém informações sobre os pesos e as respectivas notas mínimas para cada uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),

O resultado com a lista dos aprovados no Vestibular PUC Minas para 2019 será divulgado até esta terça-feira, 4 de dezembro, pela internet, no pucminas.br. A lista inclui tanto os aprovados pela nota no Enem quanto por provas. A matrícula se inicia a partir de 6 de dezembro. Com relação ao preenchimento das vagas pelos candidatos aprovados será seguida ordem decrescente da nota final do processo classificatório, convocando-se para a matrícula, no curso/turno e local,

O gabarito das provas do Vestibular de Verão da Universidade de Passo Fundo (UPF) já está disponível para acesso. Confira aqui o Gabarito das provas LINK 
Listão dos aprovados
As listas dos candidatos aprovados serão divulgadas no site do Vestibular UPF no dia 19 de novembro, às 11h. O boletim de desempenho individual com as informações sobre os acertos do candidato, a média final e a classificação no curso e geral estará disponível a partir das 18h do dia 19 de novembro. 

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já está disponível no Site do Enem e no Aplicativo do Enem. Os Cadernos de Questões, em todas as suas versões, também estão disponíveis para download. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. O participante deve ficar atento para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação. 

pucminas logoOs candidatos inscritos pelo sistema de provas ao Vestibular PUC Minas 2019 farão os testes neste sábado, 17 de novembro, a partir das 13h. O horário e o local constam no Cartão de Informação, que deve ser impresso pelo candidato pela internet, no pucminas.br. A Comissão Técnica do Processo Seletivo orienta os candidatos a chegarem com, no mínimo, 30 minutos de antecedência ao local de provas indicado no Cartão de Informação.