Notícias do Campus

A edição de 2018 da lista com as melhores cidades estudantis do mundo foi divulgada hoje, fornecendo aos alunos informações sobre possíveis destinos de estudo. Na quinta edição do QS Best Student Cities Ranking, publicado hoje pela QS Quacquarelli Symonds, Londres conquistou a primeira posição. Duas cidades brasileiras também foram incluídas no ranking. A cidade com a melhor colocação é São Paulo na 70ª posição, uma abaixo em comparação com 2017. O Rio de Janeiro ficou na 100ª posição, seis abaixo do resultado em 2017. 

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com inscrições abertas, até o dia 10 de junho, para o Vestibular de Inverno 2018, pelo site www.unisc.br. Para o curso de Medicina, o vestibular permanece no formato híbrido, composto pelas notas das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem - 2015, 2016 ou 2017), mais a nota da Redação da Unisc, que ocorre no dia 16 de junho, a partir das 14h30, somente no Campus de Santa Cruz do Sul.

Um ambiente excitante para discutir e aprender matemática. É assim que o professor Daniel Smania define o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Há muitos motivos que fizeram o local se tornar um polo que atrai talentos de todo o país. Entre eles está o fato de que o Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPG-Mat) do Instituto é um dos melhores da área no país, sendo reconhecido com nota máxima (7) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Os integrantes do Grupo de Pesquisa da Epidemia de Microcefalia (MERG) receberão o Prêmio Péter Murányi 2018, edição Saúde, em cerimônia em São Paulo, no dia 26 de abril de 2018. Coordenada por Celina Turchi, pesquisadora no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães da Fiocruz, a equipe comprovou a associação entre microcefalia e a infecção congênita provocada pelo vírus Zika. 

uniso logo​A Universidade de Sorocaba (Uniso) está recebendo as inscrições para o Processo Seletivo 2018 do segundo semestre, com vagas em 48 cursos. Os candidatos podem se inscrever até 16 de maio, pelo site: uniso.br, ou no Serviço de Atendimento ao Aluno (SAA) da Cidade Universitária (Rodovia Raposo Tavares, Km 92,5 - 1º andar do Prédio Administrativo, das 9h às 20h) ou câmpus Trujillo (Avenida General Osório, 35 - Prédio A, das 12h às 20h). 

O vestibular agendado para a Graduação Online da PUCPR está com as inscrições abertas. O candidato deve acessar o site da pucpr.br/estudenapuc para se inscrever. São dez opções de cursos superiores na área de tecnologia com início no segundo semestre de 2018. Os cursos são: Análise em Desenvolvimento de Sistemas, Big Data e Inteligência Analítica, Gestão Comercial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Marketing em Mídia Digitais, Tecnologia em Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Logística, Processos Gerencias, Gestão de Recursos Humanos. 

pucpr logoO Vestibular de Inverno 2018 da PUCPR está com as inscrições abertas até o dia 18 de maio. As provas serão aplicadas no dia 27 de maio nas cidades de Curitiba, Londrina, Toledo, Maringá e Florianópolis. O candidato deve se inscrever no site pucpr.br/estudenapuc e pagar uma taxa de R$ 65 via boleto bancário. 

BM&BovespaEstudantes dos cursos de Economia, de Comércio Exterior e de Contabilidade da Universidade de Taubaté (UNITAU) fizeram uma visita técnica à bolsa de valores BM&Bovespa, em São Paulo. A excursão foi organizada pelo Departamento de Gestão e Negócios (GEN) e contou com a participação de 25 alunos, além da Profa. Dra. Quésia Kamimura, docente do Departamento. 

unisa logoA Universidade Santo Amaro – Unisa prorrogou o prazo de inscrições para o processo seletivo de graduação a distância. Os interessados devem se inscrever no site www.unisa.br até o dia 24 de abril. Estão disponíveis mais de 40 cursos de graduação e a Universidade oferece mais de 200 polos em todo o Brasil. A Unisa completará 50 anos de fundação em 2018 e é conhecida por sua tradição e corpo docente altamente qualificado.

Por reconhecer a trajetória acadêmica e a relevância do projeto “A história natural da infecção por zika durante a gestação”, a Fondation Christophe et Rodolphe Mérieux e o Institut de France conferiram à pesquisadora brasileira Patrícia Brasil, chefe do Laboratório de Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Prêmio Científico Christophe Mérieux 2018. A solenidade de entrega acontecerá no próximo dia 30 de maio, em Paris.

A FACHA realiza no dia 14 de abril, às 9h, a aula inaugural do curso de Pós-Graduação em Comunicação Integrada, Digital e Gestão Estratégica de Conteúdo no campus Botafogo (Rua Muniz Barreto, 51). O evento inclui palestras de Bruno Mello, fundador e diretor executivo do portal Mundo do Marketing e coordenador do curso, e Raphaelly Bragança, gerente de marketing da OLX Brasil, e um debate sobre as mudanças na área da comunicação, com destaque para a importância da atualização dos profissionais de Comunicação e a adequação à realidade atual.

Sempre em dia com as mais modernas atualizações do mercado industrial, o Instituto Mauá de Tecnologia participará da 2.ª edição da FEIMEC, de 24 a 28 de abril, atuando em duas importantes frentes: com o Cluster de Manufatura Avançada e um estande exclusivo da instituição. Realizado em conjunto com a ABIMAQ e outras importantes empresas do setor, o Cluster de Manufatura Avançada proporcionará aos visitantes uma demonstração dos padrões de manufatura avançada, desde como utilizar esses padrões até os benefícios que trazem para as empresas de tamanhos distintos. 

Ruth Nussenzweig, referência mundial em pesquisa sobre a biologia da malária e o desenvolvimento de vacinas, primeira pesquisadora brasileira eleita membro da Academia de Ciências dos Estados Unidos, morreu em 1º de abril, aos 89 anos. Nascida na Áustria, chegou ao Brasil em 1938, aos 11 anos. Viveu aqui por pouco mais duas décadas, antes de transferir-se com o marido, Victor Nussenzweig, para o Departamento de Parasitologia da Escola de Medicina da New York University, onde trabalhou desde então.