Notícias do Campus

ufpr logoApós a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) mantém o calendário de registro para os candidatos aprovados no processo seletivo. Os resultados foram liberados nesta terça-feira (28) e estão disponíveis no site do SiSU. Os estudantes podem consultar o desempenho por meio do boletim do candidato ou diretamente nas listas de selecionados para cada curso. 

Um dos centros mais relevantes em pesquisas médicas no mundo, o Karolinska Institutet, da Suécia, quer firmar novas parcerias com o Brasil, inclusive com instituições do Estado de São Paulo, com vistas a gerar inovações na área da saúde. O instituto sueco, responsável pela escolha dos ganhadores do prêmio Nobel de Medicina/Fisiologia, firmou, no fim de 2018, um acordo de cooperação com a FAPESP, no qual as instituições se comprometem a financiar pesquisas colaborativas entre pesquisadores do Estado de São Paulo e do Karolinska Institutet. 

Linamara BattistellaA médica fisiatra Linamara Rizzo Battistella, professora titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e idealizadora da Rede Lucy Montoro, tomou posse como membro efetivo da National Academy of Medicine, dos Estados Unidos. A indicação se deu em setembro de 2018, e a nomeação ocorreu em outubro de 2019, em uma cerimônia em Washington. Pela primeira vez uma brasileira ocupa a posição. Victor Dzaun, presidente da academia, salientou a contribuição que a atuação de Battistella terá para as áreas da Saúde, Medicina e a Ciência no mundo. 

O prazo para a submissão de trabalhos para o dossiê Fake news e saúde foi prorrogado para o dia (15/12). A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e a publicação está prevista para março de 2020. Conforme os editores convidados desta edição, Marco Roxo e Seane Melo, o dossiê pretende discutir diversas abordagens relacionadas com a temática Fake News e os sistemas de mídia, privilegiando a interface com o campo da saúde, “como, por exemplo, as políticas públicas relacionadas as campanhas de vacinação e de combate às arboviroses e as políticas de responsabilização do indivíduo nas ações de promoção à saúde”, completa Marco Roxo.

O gabarito do Vestibular de Verão 2020 da Universidade de Passo Fundo (UPF) já está disponível. Para acessá-lo, clique no http://bit.ly/gabarito-upf-2020
Divulgação dos aprovados
A divulgação dos aprovados será feita a partir das 11 horas de domingo, dia 17 de novembro, no site vestibular.upf.br, na Área do Candidato. Nesse local, o vestibulando poderá visualizar o seu boletim de desempenho, que contém a sua classificação geral no curso, média e acertos por matéria.

Termina nesta terça-feira, 5 de novembro, o prazo para inscrições ao Vestibular PUC Minas 2020, pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições devem feitas pela internet, no pucminas.br, e o pagamento do boleto até o dia 6. Para os candidatos que concorrem às bolsas integrais para o Curso de Medicina nos campi Contagem e Poços de Caldas, o resultado será divulgado até esta sexta-feira, 1º de novembro. Para todos os demais, a divulgação do resultado será até o dia 18 de novembro. 

Um portal que reúne livros em formato digital, oferecendo aos internautas acesso livre a centenas de títulos com temáticas que interligam comunicação, informação, saúde pública e ciências sociais. Um acervo online que seleciona, organiza e disponibiliza obras que colaborem para o fortalecimento da ciência e do pensamento social no Brasil — e que possam ser compartilhadas, debatidas e lidas livremente, de forma gratuita. Assim é a Porto Livre, plataforma de livros em acesso aberto que será lançada pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz, na próxima quarta-feira (23/10), às 9h30.

A Unaerp destacou-se entre as melhores instituições de ensino superior em avaliações nacionais divulgadas recentemente. O RUF 2019 - Ranking Universitário Folha - classificou a Unaerp como a 7ª melhor universidade particular de São Paulo e a 20ª do País entre 92 avaliadas. Já no Guia da Faculdade, do Instituto Quero Educação e Estadão, a Universidade teve 27 cursos dos campi de Guarujá e Ribeirão Preto estrelados com 4 (muito bom) e 3 (bom) estrelas. 

UFSCar logoFotos históricas, boa música e emoção nos olhos de quem falou e de quem ouviu. Estes foram alguns dos ingredientes presentes na cerimônia que marcou a abertura das comemorações dos 50 anos da UFSCar. Logo no início da cerimônia, os presentes cantaram o Hino Nacional, viram manchetes de jornais e fotos dos primeiros anos da UFSCar. Em seguida foram apresentados o selo comemorativo, vinheta, e site das comemorações dos 50 anos. Foi também apresentado o slogan das comemorações:

feevale logA pesquisa Educação Integral entre práticas de educação escolar e não escolar. Perspectivas de formação humana e desenvolvimento social, liderada pela professora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, Dinora Tereza Zucchetti, é uma investigação interinstitucional entre a Instituição e a Universidade de Coimbra, de Portugal, por meio de sua Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

Aluno do curso de Psicologia da Unoeste, Gustavo Carrara Silva, ao falar de intercâmbio feito na Universidade de Santiago de Compostela (USC), faz uma leitura interessante sobre relações e comportamento das pessoas diante de choques de culturas. Para ele, o ser humano se define e define o outro, parcialmente, por meio do contraste. Sendo assim, “durante o intercâmbio é fundamental suspender, ainda que não imediatamente abandonar, os nossos próprios pressupostos culturais, porque o choque do contraste deixa de ser traumatizante e passa a ser pedagógico”. 

Conhecer pessoas e ter a oportunidade de viver uma experiência diferente de empreendedorismo e inovação era o objetivo, mas o resultado foi muito além: a Be.Benefits, startup criada por estudantes e egressos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do campus da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, foi uma das vencedoras da competição The Global Startup Weekend - Sustainable Revolution (https://global-sustainable-revolution.com), ficando entre os cinco melhores projetos dos mais de 500 apresentados em edições que aconteceram em 52 cidades de 28 países, incluindo São Carlos, onde a trajetória de sucesso da empresa começou. 

Interessada em intercâmbio num país de língua portuguesa, a estudante italiana Giorgia Caddeo veio para o Brasil por ter escolhido a Unoeste dentre as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Medicina Veterinária, após consultas feitas pela internet. A motivação da escolha recaiu na qualidade de ensino com a oferta de práticas clínica e hospitalar, já que tem a pretensão de vir a atuar profissionalmente com cirurgia ou clínica de pequenos animais.