Notícias do Campus

Até 18 de outubro, a Universidade de Sorocaba (Uniso) está recebendo as inscrições para o Processo Seletivo 2018, que oferece vagas em 63 cursos. Nesta edição, a novidade é o curso de Serviço Social. Os candidatos podem se inscrever pelo site: uniso.br ou no Serviço de Atendimento ao Aluno (SAA) da Cidade Universitária (Rodovia Raposo Tavares, Km 92,5 - 1º andar do Prédio Administrativo, das 9h às 20h) ou câmpus Trujillo (Avenida General Osório, 35 - Prédio A, das 12h às 20h).

Ludger HonnefelderA PUCRS concederá o título de Doutor Honoris Causa ao filósofo e pesquisador alemão Ludger Honnefelder. A cerimônia será no dia 4 de outubro, às 10h30min, no auditório do prédio 9 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). A proposição é da Escola de Humanidades da PUCRS. Ludger é autor de diversos artigos sobre a filosofia medieval, metafísica e ética,

ufopa logoO curso de Bacharelado em Ciências Atmosféricas do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), em avaliação para reconhecimento do curso, recebeu conceito 4, numa escala de 1 a 5, considerado satisfatório. O reconhecimento do curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas.

Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Computação, Educação Física, Física, Geografia, História, Matemática e Química, na modalidade a distância, promovidos pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A PUCRS alcançou a melhor média nacional entre as instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas, com dez ou mais programas de pós-graduação (PPG), de acordo com a Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada nesta terça-feira, 19 de setembro. É o maior crescimento do País no período de 2013 a 2016.

Por meio de portaria recentemente publicada no Diário Oficial da União (DOU), o MEC anunciou os nomes dos vencedores da Medalha Paulo Freire – iniciativa que reconhece e estimula experiências relevantes para a alfabetização e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. As ações vencedoras da edição de 2017 do prêmio têm representantes de Goiás, Mato Grosso, Paraná e Ceará. Ao todo, 58 trabalhos participaram da seleção.

Dentre as melhores instituições de ensino superior do estado do Rio Grande do Sul está a Universidade de Passo Fundo (UPF), conforme dados apontados no Ranking Universitário da Folha (RUF 2017). A UPF figura entre as principais instituições privadas no estado, em 16ª posição entre as privadas do Brasil e em 73º lugar geral entre públicas e privadas em todo o país.

uniso logoA Universidade de Sorocaba (Uniso) subiu 47 posições e conquistou a 111ª posição no Ranking Universitário Folha – RUF 2017, divulgado nesta segunda-feira (18/9). No ano passado, a instituição ocupava a 158ª posição. A Uniso também é a 27ª universidade do País no indicador Internacionalização.

A Universidade Federal do Paraná é a melhor universidade do Estado e a 8ª melhor do País, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira (18). Assim como já havia ocorrido no ano passado, a UFPR aumentou sua nota, alcançando 92.82 pontos. A UFPR está entre as 10 melhores universidades do País nos critérios de Inovação (4° lugar), Ensino (8° lugar) e Pesquisa (10° lugar).

O Programa de Trainees 2018 do Grupo Fleury está com as inscrições abertas até o dia 29 de setembro de 2017. O Grupo busca profissionais inovadores e versáteis, capazes de realizar as mais diferentes atividades nas áreas corporativas. O programa tem como objetivo desenvolver profissionais recém-formados e com alto potencial para assumir posições de liderança.

Pesquisadores dos Estados Unidos se reunirão com colaboradores brasileiros de 18 a 22 de setembro de 2017 nas cidades de Lincoln e Lubbock, durante a FAPESP Week Nebraska-Texas. O evento nas duas cidades norte-americanas terá apresentações de resultados de pesquisas feitas na University of Nebraska-Lincoln (UNL) e na Texas Tech University (TTU) em colaboração com pesquisadores de universidades e centros de pesquisa no Estado de São Paulo.

Ricardo de CastroO professor e pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Ricardo Vieiralves de Castro assumiu, na segunda-feira, dia 11 de setembro, a presidência da FAPERJ. Ele substitui Gabriel Carvalho Neves Franco dos Santos, subsecretário executivo da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (Sectids), que ocupava interinamente a direção da Fundação desde o dia 7 de agosto.

USP logoA USP ficou no 61º lugar no QS Graduate Employability Rankings 2018, divulgado no dia 11 de setembro. Três universidades norte-americanas lideram o ranking. Em primeiro lugar ficou a Universidade de Stanford, seguida da Universidade da Califórnia (UCLA) e da Universidade de Harvard. “Trata-se de um resultado excelente, comprovando que a pós-graduação da USP não é apenas a maior do Brasil