Notícias do Campus

Jonathan Santos Leonel, Gabriela Kauiza Aguiar Boni e Leandro Almeida Sassi se formaram na Unoeste e em menos de três meses de formados já conseguiram o 1º emprego. O que mais eles têm em comum? São profissionais da saúde e estão na linha de frente da Covid-19. Além disso, o aprendizado prático presencial da graduação foi importante para o papel que desempenham atualmente. “Me formei no curso de Enfermagem em dezembro de 2020 e comecei a trabalhar no pronto-socorro do Hospital e Maternidade Nossa das Graças de Presidente Prudente (SP) em janeiro”, comenta Jonathan. Aos 25 anos, ele relata que os dias não têm sido muito fáceis. “Estamos passando por um momento delicado com o pico de casos da Covid-19”. 

elearningDigital, neurociência, inteligência artificial, análise de dados, mudanças nas necessidades das empresas, mas também nova sociologia estudantil e temas sociais e econômicos relevantes levam a um novo debate sobre pedagogia. E isso é uma excelente notícia! O confinamento reforçou ainda mais esse interesse com um duplo efeito de congelamento de imagem e de projeção. Congelamento de imagem porque a mudança para o ensino à distância aconteceu quase que instantaneamente. Projeção porque o confinamento amplia as questões sobre as evoluções e acelera a transição para uma pedagogia que será aumentada. 

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está trabalhando com autoridades regionais e do município de Lajeado em iniciativas relacionadas ao coronavírus, como a compra de testes para verificar a contaminação pelo vírus, a disponibilidade de teleatendimento psicossocial à população e a produção de máscaras e aventais para serem doados a profissionais da área da saúde. Ao integrar o Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus - Lajeado, representantes da Univates também trabalham no planejamento das medidas a serem adotadas, o que inclui a destinação de parte da estrutura da Universidade para receber atendimentos de saúde. 

ufpel logoHospital de referência municipal para tratar os pacientes infectados com o novo coronavírus (Covid-19), o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel/EBSERH) reorganizou sua estrutura assistencial, administrativa e de ensino para atender à situação emergencial da pandemia que nesse momento chega a Pelotas. A principal medida foi a criação de uma unidade específica e isolada para os pacientes infectados, com 23 leitos, e a formação de uma equipe treinada e exclusiva para o atendimento desta ala. 

uneb logoApós a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), inúmeras notícias falsas começaram a circular na internet provocando um cenário de desinformação sistemática e pânico. Com o intuito de disseminar o conhecimento científico e combater as fake news sobre a pandemia, Arlindo Matheus, egresso do curso de Ciências Biológicas, do Campus IX da UNEB, em Barreiras, desenvolveu o aplicativo “Quarentena Informada”. 

De acordo com a décima edição do QS World University Rankings by Subject, a Universidade de São Paulo (USP) possui mais departamentos ranqueados do que qualquer outra universidade da América Latina. A edição de 2020 da análise global de desempenho universitário da QS mostra que a USP está presente em 40 dos 48 rankings por disciplina - mais do que qualquer outra instituição latino-americana. A performance da USP se manteve estável de forma geral. Dentre os 40 rankings em que se classificou, subiu de posição em 5 disciplinas e caiu em outras 5. Seu melhor desempenho foi observado no ranking da área de Odontologia, em que passou da 20ª para a 18ª posição. 

ufpr logoApós a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) mantém o calendário de registro para os candidatos aprovados no processo seletivo. Os resultados foram liberados nesta terça-feira (28) e estão disponíveis no site do SiSU. Os estudantes podem consultar o desempenho por meio do boletim do candidato ou diretamente nas listas de selecionados para cada curso. 

Um dos centros mais relevantes em pesquisas médicas no mundo, o Karolinska Institutet, da Suécia, quer firmar novas parcerias com o Brasil, inclusive com instituições do Estado de São Paulo, com vistas a gerar inovações na área da saúde. O instituto sueco, responsável pela escolha dos ganhadores do prêmio Nobel de Medicina/Fisiologia, firmou, no fim de 2018, um acordo de cooperação com a FAPESP, no qual as instituições se comprometem a financiar pesquisas colaborativas entre pesquisadores do Estado de São Paulo e do Karolinska Institutet. 

Linamara BattistellaA médica fisiatra Linamara Rizzo Battistella, professora titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e idealizadora da Rede Lucy Montoro, tomou posse como membro efetivo da National Academy of Medicine, dos Estados Unidos. A indicação se deu em setembro de 2018, e a nomeação ocorreu em outubro de 2019, em uma cerimônia em Washington. Pela primeira vez uma brasileira ocupa a posição. Victor Dzaun, presidente da academia, salientou a contribuição que a atuação de Battistella terá para as áreas da Saúde, Medicina e a Ciência no mundo. 

O prazo para a submissão de trabalhos para o dossiê Fake news e saúde foi prorrogado para o dia (15/12). A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e a publicação está prevista para março de 2020. Conforme os editores convidados desta edição, Marco Roxo e Seane Melo, o dossiê pretende discutir diversas abordagens relacionadas com a temática Fake News e os sistemas de mídia, privilegiando a interface com o campo da saúde, “como, por exemplo, as políticas públicas relacionadas as campanhas de vacinação e de combate às arboviroses e as políticas de responsabilização do indivíduo nas ações de promoção à saúde”, completa Marco Roxo.

O gabarito do Vestibular de Verão 2020 da Universidade de Passo Fundo (UPF) já está disponível. Para acessá-lo, clique no http://bit.ly/gabarito-upf-2020
Divulgação dos aprovados
A divulgação dos aprovados será feita a partir das 11 horas de domingo, dia 17 de novembro, no site vestibular.upf.br, na Área do Candidato. Nesse local, o vestibulando poderá visualizar o seu boletim de desempenho, que contém a sua classificação geral no curso, média e acertos por matéria.

Termina nesta terça-feira, 5 de novembro, o prazo para inscrições ao Vestibular PUC Minas 2020, pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições devem feitas pela internet, no pucminas.br, e o pagamento do boleto até o dia 6. Para os candidatos que concorrem às bolsas integrais para o Curso de Medicina nos campi Contagem e Poços de Caldas, o resultado será divulgado até esta sexta-feira, 1º de novembro. Para todos os demais, a divulgação do resultado será até o dia 18 de novembro. 

Um portal que reúne livros em formato digital, oferecendo aos internautas acesso livre a centenas de títulos com temáticas que interligam comunicação, informação, saúde pública e ciências sociais. Um acervo online que seleciona, organiza e disponibiliza obras que colaborem para o fortalecimento da ciência e do pensamento social no Brasil — e que possam ser compartilhadas, debatidas e lidas livremente, de forma gratuita. Assim é a Porto Livre, plataforma de livros em acesso aberto que será lançada pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz, na próxima quarta-feira (23/10), às 9h30.