Notícias do Campus

Aumentar a competitividade brasileira, por meio da Inovação e da Tecnologia, e abrir oportunidades de negócio para o País no Vale do Silício, foi o que moveu um grupo de alunos e ex-alunos da Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), a promover a 1ª edição do Brazil at Silicom Valley, realizado nos dias 8 e 9 de abril, nos Estados Unidos. O evento aconteceu no auditório do Museu da História do Computador, em Mountain View, não longe de Palo Alto, onde fica o campus da universidade. Ambas as localidades ficam bem próximas à cidade de São Francisco, principal centro econômico e cultural da região, apontada como a cidade mais ecológica da América do Norte. 

Education in Ireland LogoAn academic partnership between health research institutes in Brazil and Ireland was formalised at the Faubai International Education Conference in Belém, Brazil, this week. Athlone Institute of Technology (Ireland) signed an memorandum of understanding with the Federal University of Health Sciences of Porto Alegre (Brazil). The strategic partnership celebration at Faubai was witnessed by HE Seán Hoy, Irish Ambassador to Brazil, and will allow researchers from Brazil and Ireland to conduct joint research in areas of cell biology, microbiology, healthcare and physical activity.

feevale logoA Universidade Feevale assinou um acordo de cooperação com a Universidade de Florença, da Itália. O objetivo do convênio é implementar uma colaboração recíproca no setor de bioética e direitos humanos, além de favorecer o desenvolvimento de pesquisas em conjunto, seminários, congressos e disciplinas. A parceria também visa fomentar a publicação conjunta de artigos científicos e entre outros assuntos. De acordo com a professora Márcia Santana Fernandes, responsável pela gestão da cooperação na Feevale, as instituições de ensino pretendem iniciar uma pesquisa que envolva Direito, Bioética e Biodireito.

Vanderlei Salvador Bagnato, professor e atual diretor do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), é o novo vencedor do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, que em 2019 contempla a área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil, o prêmio é considerado o mais importante do país na área de Ciência e Tecnologia. A cerimônia de premiação será no dia 15 de maio, na Escola Naval, no Rio de Janeiro. 

uniso logoA Uniso obteve a aprovação para a implantação do Doutorado Profissional em Processos Tecnológicos e Ambientais, o único da Região e um dos primeiros do País autorizados na área interdisciplinar, o que coloca o Curso entre os melhores. O relatório referente à aprovação do Doutorado Profissional foi publicado na sexta-feira (5/4), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão responsável pela avaliação das propostas de implantação de cursos de Pós-Graduação. 

William Liu, do Centro Nacional de Ciência Espacial da China (NSSC, na sigla em inglês), esteve no Brasil entre os dias 18 e 24 de março para intensificar a cooperação científica espacial entre os dois países. No NSSC, Liu está à frente do Programa Círculo Meridiano Internacional (IMCP), que engloba extensa rede de instrumentos ao longo dos meridianos 60°W e 120°E e ferramentas computacionais para estudos sobre clima espacial. Por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil estabeleceu em 2014 um acordo com o NSSC para a instalação de equipamentos no Centro Regional Sul, em Santa Maria (RS),

Gilberto Menezes Amado Filho, pesquisador titular do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, morreu na sexta-feira (15/03), aos 59 anos, em decorrência de um acidente de trânsito na praia da Joatinga, na capital fluminense. Amado foi um dos coordenadores do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do qual era também membro do comitê assessor em Oceanografia e pesquisador nível 1. 

A educação é um agente de transformação social e, por meio dela, Agripino de Oliveira Lima Filho mudou a vida de inúmeras pessoas vindas de todo Brasil em busca da formação superior em Presidente Prudente (SP). A despedida do fundador da Unoeste, que faleceu no dia 7 de março de 2018, aos 86 anos, ficou registrada na história. “Um homem simples, nascido na roça”, como costumava dizer, mudou o cenário da educação na região de Prudente, a maior cidade do oeste paulista. Agripino de Oliveira Lima Filho nasceu em Lençóis Paulista, em 31 de agosto de 1931, numa família de 12 irmãos. Mas sabia que o conhecimento podia transformar a vida das pessoas! 

Paulo Nogueira Neto O ambientalista Paulo Nogueira-Neto foi responsável pela criação de 26 reservas, estações ecológicas e outras unidades dedicadas à proteção do meio ambiente. Entre 1974 e 1986, tornou-se o primeiro titular da Secretaria Especial do Meio Ambiente (Sema), cargo equivalente ao atual ministério da área. Um dos criadores e professor titular do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), o biólogo paulistano Nogueira-Neto morreu de falência múltipla dos órgãos na segunda-feira (25/02), em São Paulo, aos 96 anos.

ufopa logoA Ufopa inaugura na quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019, na Unidade Tapajós, Campus de Santarém, o Laboratório de Genética da Interação, destinado ao melhoramento genético da agricultura local. A inauguração ocorrerá, a partir das 16 horas, no mini-auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), situado na Rua Raimundo Fona, bairro do Salé, com a presença do reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, e do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar. Vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), o Laboratório visa servir à comunidade acadêmica e aos agricultores da região.

usjt logoA universidade São Judas está com inscrições abertas para seu Processo Seletivo Agendado para ingresso em seus cursos de graduação no 1º semestre de 2019. As inscrições seguem abertas até 1º de março e podem ser feitas pelo site usjt.br/vestibular, pela Central de Vendas ou nas Centrais de Atendimento ao Candidato. Para os processos seletivos agendados não é necessário pagar taxa de inscrição, e os candidatos aprovados recebem 50% de desconto na matrícula.

Lucas França chegou à University College London em 2016 para cursar doutorado em neurociência. Nos intervalos dos estudos, voltados a caracterizar e eventualmente detectar convulsões epilépticas a partir de sinais cerebrais, França atua em seu terceiro mandato como presidente da Associação de Brasileiros Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido (Abep-UK). Em 1991, Vania Braga cursou pós-doutorado no Imperial Cancer Research UK (atual Cancer Research UK). Hoje é professora do Imperial College, onde pesquisa sinalização celular em biologia do câncer.

studentsA escolha da carreira é um dos momentos mais difíceis na vida de um jovem. E pensando nestes futuros profissionais, a UNISUAM abre as portas para os jovens que estão ou já concluíram o ensino médio. No UNISUAM Experience, os estudantes poderão assistir a aulas gratuitas dos cursos superiores. Na oportunidade, além de ampliar conhecimentos sobre opções de cursos e mercado de trabalho, os alunos terão acesso aos laboratórios do curso de sua preferência.