Notícias do Campus

A Academia Mundial de Ciências (TWAS) elegeu 46 novos membros, dentre os quais cinco brasileiros. A eleição ocorreu no fim de novembro, durante reunião da entidade realizada em Trieste, na Itália. O anúncio foi feito por Bai Chunli, presidente da TWAS. A cerimônia de posse, durante a qual os novos membros eleitos serão apresentados à academia, será realizada durante a próxima assembleia geral. 

Candidatos iniciaram, na manhã de hoje (2), as provas do Vestibular UNEB 2019 em clima de tranquilidade, na capital e no interior do estado. Neste domingo, foram aplicadas as provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação. 

pucrsNa tarde deste domingo, 2 de dezembro, a Universidade promoveu o último dia do Vestibular PUCRS 360°. Os candidatos realizaram as provas de Matemática e Física; Química e Biologia; e Língua Inglesa ou Língua Espanhola. No site vestibular.pucrs.br já está disponível o gabarito das questões. Os cursos mais concorridos são Medicina, Ciências Aeronáuticas e Arquitetura e Urbanismo. 

Universidade Federal de São CarlosA Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) assinou, junto ao Ministério da Educação (MEC), o Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), confirmando a oferta de 2.893 vagas em 64 opções de cursos de graduação presenciais, para ingresso no primeiro semestre de 2019. O Termo de Adesão ao SiSU (https://bit.ly/2KJ1zPY) contém informações sobre os pesos e as respectivas notas mínimas para cada uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),

O resultado com a lista dos aprovados no Vestibular PUC Minas para 2019 será divulgado até esta terça-feira, 4 de dezembro, pela internet, no pucminas.br. A lista inclui tanto os aprovados pela nota no Enem quanto por provas. A matrícula se inicia a partir de 6 de dezembro. Com relação ao preenchimento das vagas pelos candidatos aprovados será seguida ordem decrescente da nota final do processo classificatório, convocando-se para a matrícula, no curso/turno e local,

O gabarito das provas do Vestibular de Verão da Universidade de Passo Fundo (UPF) já está disponível para acesso. Confira aqui o Gabarito das provas LINK 
Listão dos aprovados
As listas dos candidatos aprovados serão divulgadas no site do Vestibular UPF no dia 19 de novembro, às 11h. O boletim de desempenho individual com as informações sobre os acertos do candidato, a média final e a classificação no curso e geral estará disponível a partir das 18h do dia 19 de novembro. 

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já está disponível no Site do Enem e no Aplicativo do Enem. Os Cadernos de Questões, em todas as suas versões, também estão disponíveis para download. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. O participante deve ficar atento para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação. 

pucminas logoOs candidatos inscritos pelo sistema de provas ao Vestibular PUC Minas 2019 farão os testes neste sábado, 17 de novembro, a partir das 13h. O horário e o local constam no Cartão de Informação, que deve ser impresso pelo candidato pela internet, no pucminas.br. A Comissão Técnica do Processo Seletivo orienta os candidatos a chegarem com, no mínimo, 30 minutos de antecedência ao local de provas indicado no Cartão de Informação. 

A PUCPR ficou com a primeira colocação entre as universidades do país com o maior número de disciplinas lecionadas em inglês, ficando à frente de instituições como UNESP e UFRGS no ano de 2017. O dado é do “Guide to English as a Medium of Instruction in Brazilian Higher Education Institutions 2018-2019” (Guia para Inglês como Meio de Instrução nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras 2018-2019), produzido pelo British Council, instituição ligada à embaixada do Reino Unido que promove ações internacionais, eventos e cursos, em parceria com a Faubai, Associação Brasileira de Educação Internacional. 

Levantamento do INPE divulgado recentemente apontou que “as matrículas em EaD cresceram 17,6% de 2016 para 2017. Os estudantes de educação a distância (EaD) chegaram a quase 1,8 milhão em 2017 – o equivalente a 21,2% do total de matrículas em todo o ensino superior. O número de cursos no país também aumentou, de 2016 para 2017, passou de 1.662 para 2.108, o que representa aumento de 26,8% – maior crescimento desde 2009, quando o país passou dos 647 cursos registrados até 2008 para 844 cursos.

A UFPR divulgou nesta segunda-feira (5) a lista de candidatos convocados para a segunda fase do vestibular 2018/2019. A relação está disponível no site do Núcleo de Concursos (NC) da universidade (https://goo.gl/BSEZ9A) e no aplicativo +UFPR (https://goo.gl/ruikAZ). Ainda nesta segunda-feira, a partir das 18 horas, o NC divulgará o desempenho individual de cada candidato convocado. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 25 e 26 de novembro. No dia 25, os candidatos farão a de compreensão e produção de textos e no dia 26, provas específicas e de habilidades específicas.

O Vestibular 2019 – 1º semestre da Uniso está recebendo inscrições em mais de 60 cursos, três deles novos (Fonoaudiologia, Gestão e Produção Cervejeira, e Produtividade Avançada), e quatro também na modalidade a distância (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Pedagogia). Os candidatos podem se inscrever para a prova tradicional, no valor de R$ 50,00, que será realizada no dia 31 de outubro, às 19h, na Cidade Universitária.

A Faculdade São Lucas promove nos dias 24 e de 25 de outubro, um “aulão” de revisão do Enem para alunos da rede pública de Caçapava. Ao todo, oito escolas participarão da atividade totalizando 400 alunos inscritos. os alunos terão aulas de revisão das áreas de humanas e exatas com professores e convidados voluntários. O objetivo da ação é proporcionar aos alunos um momento de aprendizagem de forma descontraída e com base na metodologia ativa da São Lucas, afim de promover o conhecimento e revisar os conteúdos estudados antes da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).