Notícias do Campus

A UNEB, por meio do Centro de Processos Seletivos (CPS), divulga os gabaritos das provas do Vestibular 2017.2. Os candidatos podem conferir o seu desempenho no site aietec.com.br. De acordo com o edital da seleção, o resultado final deve ser divulgado a partir do próximo dia 29 de maio. As provas do Vestibular UNEB 2017.2 foram realizadas nos dias 23 e 24 de abril, em 95 estabelecimentos de ensino baianos, sendo 28 em Salvador e 67 no interior do estado.

As provas do Vestibular UNEB 2017.2 tiveram início na manhã deste domingo (23). Hoje foram aplicados os exames de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação. Os candidatos tiveram 4h30 para concluir as provas e só puderam deixar os locais de prova após às 0h. Aproximadamente 2.600 profissionais estão trabalhando para garantir a realização do certame em 28 estabelecimentos da capital e 67 do interior do estado, contemplando 24 cidades onde a universidade possui campus.

Instituto Mauá de TecnologiaO curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia está completando 10 anos de existência. Nesse período, formou mais de 265 profissionais com alta capacitação para empreender e inovar em diferentes frentes do mercado profissional. Desde a primeira série, alunos do curso possuem a oportunidade de participar de projetos "reais", desenvolvidos em parcerias com empresas – como Goodyear, GM, Brascabos e Copag.

As provas do Vestibular UNEB 2017.2 serão aplicadas domingo (23) e segunda-feira (24). Os 40.634 candidatos inscritos devem acessar seus locais de prova nos endereços eletrônicos oficiais do processo seletivo. Aproximadamente 2.600 profissionais irão trabalhar para garantir a realização do certame em 28 estabelecimentos da capital e 67 do interior do estado, contemplando 24 cidades onde a universidade possui campus. De acordo com o edital de convocação, os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50, seguindo o horário local. Os exames terão início às 8h.

O Centro Regional da Amazônia (CRA) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Belém (PA), recebeu nesta terça-feira (18/4) a visita do embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel. O embaixador pretende iniciar cooperações nas áreas de ciência e tecnologia, para fomentar a atração de investimentos, estimular as exportações e importações, fortalecer parcerias comerciais com o Estado e incentivar a integração política, econômica e cultural.

Marcelo KnobelO físico Marcelo Knobel tomou posse no dia 19 de abril como o 12º reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor titular do Departamento de Física da Matéria Condensada do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, Knobel graduou-se em Física e pós-doutorou-se no Istituto Elettrotecnico Nazionale Galileo Ferraris, em Turim, na Itália, e no Instituto de Magnetismo Aplicado, em Madri, na Espanha.

A new policy paper from the Global Education Monitoring (GEM) Report and the International Institute for Educational Planning (IIEP) at UNESCO shows that the number of university level students doubled to 207 million between 2000 and 2014. Governments are struggling to keep pace with rapidly rising demand and large disparities in access, with a large cost of higher education often falling to families, many of whom cannot afford it.

O curso de Gastronomia, da Universidade de Sorocaba (Uniso), deu início ao projeto de extensão "Chefes Especiais" a um grupo de crianças e jovens com síndrome de Down, em uma aula inaugural realizada no dia 11 de abril.
Neste primeiro encontro, os participantes aprenderam a fazer abobrinha recheada, mousse de chocolate utilizando abacate e suco de laranja com beterraba. Ao final, serviram os pratos para seus pais e responsáveis. O projeto contempla oito aulas práticas no Laboratório da Uniso sobre Culinária Saudável, Panificação, Confeitaria, Técnicas de Serviço e encerramento com um coquetel de caldos e sopas.

uneb logoOs candidatos inscritos para o Vestibular UNEB 2017.2 já podem conhecer seus locais de provas no endereço eletrônico www.vestibular2017.uneb.br. As avaliações serão realizadas nos dias 23 e 24 de abril, em estabelecimentos da capital e do interior do estado. De acordo com o edital de convocação, os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50, seguindo o horário local. Os exames terão início às 8h. No primeiro dia, os candidatos farão provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além de redação.

Larissa MaranhaoA poucos meses de se formar em economia pela Universidade de Harvard (Cambridge, EUA), a alagoana Larissa Maranhão, 22 anos, ganhou destaque ao presidir a Brazil Conference, entre os dias 7 e 8 deste mês. Realizado desde 2015 por brasileiros que estudam em Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o evento promove debates sobre os principais desafios para o Brasil, e reuniu, neste ano, personalidades do mundo jurídico, político e empresarial.

O seminário “How to follow your research career at German top universities” será realizado no dia 9 de maio de 2017 em São Paulo, no Goethe-Institut, e no dia 11 de maio no Rio de Janeiro, no Hotel Windsor Florida. O evento é organizado pelos escritórios de representação da Freie Universität Berlin, da Technische Universität München, da Universidade de Münster e da Aliança Universitária do Ruhr no Brasil, em parceria com o DWIH-SP.

A aluna do curso de Relações Internacionais, Alicia Amancio, foi convidada para evento da Organização das Nações Unidas, realizado pela United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC). Ela fará o discurso de abertura da Conferência em nome da Sociedade Civil Mundial. O encontro ocorrerá entre os dias 8 e 18 de maio, em Bonn, na Alemanha e reunirá negociadores, ministros e outros governantes para definir como serão dados os próximos passos para o cumprimento das metas do Acordo de Paris.

IFMGO reitor eleito do Instituto Federal de Mato Grosso, professor Willian Silva de Paula, será empossado nessa quarta-feira, dia 19 de abril, às 15h30, no edifício sede do Ministério da Educação (MEC), na sala de atos, 9º andar, em Brasília (DF). Willian de Paula foi nomeado ao cargo de reitor do IFMT, com mandato de quatro anos, no dia 11 de abril, pelo presidente da República, Michel Temer. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 12 de abril de 2017.