Cursos e Palestras

sole stellaTerra, Sistema Solar, Via Láctea, Universo. De onde viemos? Como tudo começou? Questões sobre a origem do Universo, que têm acompanhado o ser humano por toda a história, serão discutidas no próximo programa Ciência Aberta, que será transmitido ao vivo nesta terça-feira (04/09), a partir das 15 horas. O Big Bang é hoje o modelo cosmológico mais aceito para a origem do Universo.

Emoções humanas básicas como tristeza, raiva, alegria e mesmo outras mais complexas como compaixão e gratidão ganham cada vez mais espaço nas Neurociências. O novo campo da Neurociência Social e Afetiva é tema da São Paulo School on Advanced Science on Social and Affective Neuroscience, que ocorre até 31 de agosto em São Paulo. O evento tem apoio da FAPESP. “Essa Escola São Paulo de Ciência Avançada se propõe a discutir as bases neurobiológicas que subjazem as questões relacionadas à moral,

A próxima edição do projeto Física para Todos terá como tema “Uma Viagem ao Cern e a Partícula de Deus” e será realizada no dia 4 de agosto de 2018, em São Paulo. A palestrante será a professora Fabiana Botelho Kneubil, do Instituto Educacional Futuro da Ciência. Na apresentação, serão mostradas as instalações do maior acelerador de partículas do mundo e detalhes sobre sua construção. Também será discutida a evolução do conceito de massa, desde Newton até a atualidade, passando pela teoria da Relatividade e pelo mundo das partículas. 

De 06 a 09 de agosto, o campus da PUC-Rio receberá o 50º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2018), promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) com o objetivo de debater o estudo, desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos avançados que auxiliam na tomada de melhores decisões em diferentes áreas de atuação, com uma interação natural entre administração, engenharias, computação e matemática.

Uma colisão entre duas estrelas de nêutrons foi observada em agosto de 2017. Esta observação, considerada o resultado científico mais importante do ano, marcou o início de uma nova era na astronomia e será o assunto principal da palestra “Colisões cósmicas: o impacto científico da primeira detecção de ondas gravitacionais e luz”, que ocorrerá no dia 27 de julho de 2018, no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, em São Paulo. 

Os avanços na área da óptica têm sido tão rápidos e com resultados tão surpreendentes que mesmo excelentes alunos de mestrado ou de doutorado dificilmente têm ideia do que está ocorrendo na linha de frente de seu campo de estudo. Foi esse pensamento que motivou a realização da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Fronteiras de Lasers e suas Aplicações, que ocorre até 27 de julho no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), em São Paulo. 

A USP está com inscrições abertas até 23 de julho de 2018 para o MBA Gestão de Áreas Contaminadas, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Revitalização de Brownfields. As aulas começarão no dia 6 de agosto. O curso é a distância e oferece 360 horas de aula ao longo de 18 meses e monografia ao longo de seis meses. Serão 20 disciplinas disponíveis, que incluem videoaulas gravadas pelos docentes responsáveis, videoconferência, fóruns e chats. Tutores e docentes acompanharão diariamente todas as atividades propostas. 

O curso Informes Psicológicos, ofertado na Unisul Unidade Pedra Branca, leva a compreender os diferentes tipos de informes e documentos psicológicos e suas finalidades de acordo com os preceitos éticos, técnicos e científicos da profissão do psicólogo. Com o caráter teórico-prático do Curso, os estudantes além de participar das discussões teóricas e técnicas sobre a elaboração dos documentos, aprenderão também a redigí-los.

A Especialização em Fundamentos e Organização Curricular, na modalidade lato sensu, lança o desafio de converter a educação a partir dos conhecimentos voltados à proposta curricular e dos processos de elaboração dos currículos que fundamentam os projetos pedagógicos das escolas públicas, vinculadas às redes estadual e municipais, responsáveis pela formação integral da educação básica catarinense. O curso está com inscrições abertas até 20/7, pelo edital promovido pela Secretaria de Estado de Senta Catarina, por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU). 

A Caminho de Marte” é o título da palestra que ocorrerá no próximo dia 3 de julho de 2018, a partir das 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, em São Carlos, integrada em mais uma edição do programa Ciência às 19 Horas, organizado pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP em parceria com a Embrapa Instrumentação. O palestrante será o físico Ivair Gontijo, pesquisador no Jet Propulsion Laboratory da Nasa, que fará um relato da sua trajetória do interior de Minas Gerais até o laboratório da agência espacial norte-americana. 

Em continuidade ao projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp, será realizado o colóquio “Ondas Gravitacionais - Prêmio Nobel de Física de 2017” no dia 6 de julho de 2018, em Campinas. O colóquio será ministrado pelo professor da Unicamp Alberto Saa. Na apresentação, será feita uma breve revisão dos principais e mais curiosos detalhes científicos, técnicos e históricos da descoberta das ondas gravitacionais e também de suas prováveis implicações científicas a curto e médio prazo.