Cursos e Palestras

O TEDxButantã será realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em São Paulo, no dia 30 de março de 2017, das 16h30 às19h30. Os palestrantes serão: Paulo Saldiva (Faculdade de Medicina da USP), Raquel Rolnik (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), Jarid Arraes (escritor), Benny Goldenberg (chefe de cozinha), Rodrigo Lucena (catador de materiais recicláveis) e Daniela Biancardi (atriz e palhaça).

O seminário Novas Fronteiras da Geopolítica Econômica: Trump, Brasil e América Latina será realizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP no dia 28 de março de 2017, a partir das 14h30. Segundo o IEA, o evento inaugura uma série de atividades voltada para a formulação de uma nova agenda e cenários globais para políticas de desenvolvimento econômico centradas na digitalização da produção, do consumo e das finanças, sob a coordenação de Gilson Schwartz, professor livre-docente em programa sabático no instituto.

plantas medicinaisNesta sexta-feira (24), às 19h30, será realizada a palestra “Despertando a cura com a medicina da floresta”, cujo objetivo é mostrar a importância do resgate e fortalecimento do conhecimento a respeito das plantas medicinais da Floresta Amazônica, bem como a sua utilização nas comunidades carentes. A explanação será feita por Moacir Tadeu Biondo, pesquisador do tema há mais de 40 anos, no auditório Padres do Trabalho, campus Coronel Fabriciano. O evento é gratuito e aberto ao público.

Neuroscience O Workshop on Science Dissemination, Animal Biology and Neuroscience será realizado de 27 a 29 de março de 2017 no Instituto Butantan, em São Paulo. Pesquisadores do Butantan, da USP e de diversas instituições britânicas participam do evento, como o Natural History Museum, o Horniman Museum and Gardens e o Science Museum de Londres e as universidades Brunel, Oxford Brookes e Swansea.

Nos dias 30 e 31 de maio, o Departamento de Química, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), oferece o VII Workshop em Espectrometria Atômica (WEA), focado em pesquisas aplicadas à química ambiental. As palestras contarão com a participação de professores da PUC-Rio, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de uma professora visitante, da Universidad de Oviedo, na Espanha. Além das palestras, os participantes poderão conhecer os laboratórios do Departamento de Química da PUC-Rio onde são realizadas pesquisas com espectrometria atômica.

A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) está com inscrições abertas para o processo de seleção para o Curso de Formação Psicanalítica, que terá início em agosto de 2017. Os interessados devem ter graduação em medicina ou psicologia. As inscrições se encerram em 15 de maio. O curso tem duração mínima de cinco anos e inclui cursos introdutórios, cursos teóricos de diferentes escolas psicanalíticas e experiência clínica supervisionada por membro da SBPRJ (2 casos), além da análise pessoal, considerada básica para o desenvolvimento de todo o processo.

researcherAs inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Proteômica Baseada em Espectrometria de Massas (SPSAS-MS) estão abertas até 9 de abril. O curso será realizado de 28 de agosto a 6 de setembro no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). A SPSAS-MS, que tem apoio da FAPESP por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), oferece 90 vagas para mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, sendo 35 brasileiros e 55 estrangeiros.

O seminário Euclid and the Origin of the Accelerating Universe será realizado no dia 21 de março de 2017, a partir das 14h, no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. O palestrante será Yannick Mellier, líder do Euclid Consortium e pesquisador do Institut d'Astrophysique de Paris e do EA/IRFU/Service d'Astrophysique. O Euclid é uma missão espacial de prospecção óptica e no infravermelho próximo.

O mercado audiovisual evolui sem parar. As mídias tradicionais se transformam cada vez mais rapidamente e a dramaturgia, o entretenimento e o jornalismo, hoje, são assistidos de uma maneira inteiramente nova. De acordo com especialistas, o conceito de programação caiu por terra. Integrantes de uma mesma família se reúnem na sala, mas para assistir conteúdos diferentes simultaneamente. O espectador atual é capaz de navegar pelos sites e redes socais, em seus dispositivos móveis, e ao mesmo tempo zapear pelos canais de TV até encontrar algo que o interesse.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul está com Processo Seletivo aberto para Mestrado e Doutorado. As inscrições vão até o dia 28 de abril nos campi Grande Florianópolis e Tubarão. O processo seletivo 2017 possui 20 vagas para o curso de Mestrado e 14 vagas para o curso de doutorado. O candidato concorrerá às vagas, preferencialmente, conforme as opções pelo professor orientador, pela linha de pesquisa e pelo campus de sua inscrição, admitindo-se eventualmente ajustes, quando necessário.

Estão abertas até o dia 31 de março as inscrições para alunos de mestrado e doutorado do Programa de Auxílio-Pesquisa Thomas Lovejoy, no Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), uma cooperação bilateral entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) e o Smithsonian Institution dos Estados Unidos. O resultado da chamada será divulgado até o dia 7 de abril de 2017. O PDBFF estuda as consequências e efeitos da fragmentação florestal sobre a fauna, flora, processos ecológicos e biogeoquímicos. A pesquisa é desenvolvida em uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE PDBFF) situada 80 km ao norte da cidade de Manaus, na BR-174.