Cursos e Palestras

Uma colisão entre duas estrelas de nêutrons foi observada em agosto de 2017. Esta observação, considerada o resultado científico mais importante do ano, marcou o início de uma nova era na astronomia e será o assunto principal da palestra “Colisões cósmicas: o impacto científico da primeira detecção de ondas gravitacionais e luz”, que ocorrerá no dia 27 de julho de 2018, no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, em São Paulo. 

Os avanços na área da óptica têm sido tão rápidos e com resultados tão surpreendentes que mesmo excelentes alunos de mestrado ou de doutorado dificilmente têm ideia do que está ocorrendo na linha de frente de seu campo de estudo. Foi esse pensamento que motivou a realização da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Fronteiras de Lasers e suas Aplicações, que ocorre até 27 de julho no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), em São Paulo. 

A USP está com inscrições abertas até 23 de julho de 2018 para o MBA Gestão de Áreas Contaminadas, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Revitalização de Brownfields. As aulas começarão no dia 6 de agosto. O curso é a distância e oferece 360 horas de aula ao longo de 18 meses e monografia ao longo de seis meses. Serão 20 disciplinas disponíveis, que incluem videoaulas gravadas pelos docentes responsáveis, videoconferência, fóruns e chats. Tutores e docentes acompanharão diariamente todas as atividades propostas. 

O curso Informes Psicológicos, ofertado na Unisul Unidade Pedra Branca, leva a compreender os diferentes tipos de informes e documentos psicológicos e suas finalidades de acordo com os preceitos éticos, técnicos e científicos da profissão do psicólogo. Com o caráter teórico-prático do Curso, os estudantes além de participar das discussões teóricas e técnicas sobre a elaboração dos documentos, aprenderão também a redigí-los.

A Especialização em Fundamentos e Organização Curricular, na modalidade lato sensu, lança o desafio de converter a educação a partir dos conhecimentos voltados à proposta curricular e dos processos de elaboração dos currículos que fundamentam os projetos pedagógicos das escolas públicas, vinculadas às redes estadual e municipais, responsáveis pela formação integral da educação básica catarinense. O curso está com inscrições abertas até 20/7, pelo edital promovido pela Secretaria de Estado de Senta Catarina, por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU). 

A Caminho de Marte” é o título da palestra que ocorrerá no próximo dia 3 de julho de 2018, a partir das 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, em São Carlos, integrada em mais uma edição do programa Ciência às 19 Horas, organizado pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP em parceria com a Embrapa Instrumentação. O palestrante será o físico Ivair Gontijo, pesquisador no Jet Propulsion Laboratory da Nasa, que fará um relato da sua trajetória do interior de Minas Gerais até o laboratório da agência espacial norte-americana. 

Em continuidade ao projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp, será realizado o colóquio “Ondas Gravitacionais - Prêmio Nobel de Física de 2017” no dia 6 de julho de 2018, em Campinas. O colóquio será ministrado pelo professor da Unicamp Alberto Saa. Na apresentação, será feita uma breve revisão dos principais e mais curiosos detalhes científicos, técnicos e históricos da descoberta das ondas gravitacionais e também de suas prováveis implicações científicas a curto e médio prazo. 

Butantan logoO Instituto Butantan recebe, até 10 de julho, inscrições para a nova turma do MBA Gestão da Inovação em Saúde. O curso é voltado para pesquisadores interessados em pesquisa aplicada, bem como para empreendedores e investidores que buscam nichos de mercado na área da Saúde. A carga horária é de 646 horas (360 horas presenciais e 286 horas de trabalho a distância). Com duração de 18 meses, o curso é formado por três ciclos, que se complementam promovendo a formação do Gestor de Inovação:

A Casa-Museu Ema Klabin está com inscrições abertas para a palestra “A mulher na sociedade egípcia antiga”, que será ministrada pela doutora em religião egípcia Cíntia Gama. O encontro acontece no dia 21 de julho, sábado, das 11h às 13h. São apenas 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas no site do museu: https://emaklabin.org.br/. De acordo com Cintia Gama, a palestra objetiva mostrar quais são as possibilidades de ação social feminina numa sociedade antiga, por meio da apresentação de documentos históricos, arqueológicos e literários.

O curso superior de tecnologia em Radiologia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) passará a ser noturno, a partir do segundo semestre deste ano, em Petrópolis (RJ). Outra novidade é que os profissionais que já possuem o curso técnico na área poderão fazer o aproveitamento de disciplinas e, assim, diminuir a duração da graduação, que é de três anos. Com inscrições abertas para o Vestibular 2018.2, para ingresso neste segundo semestre, a prova será aplicada no dia 5 de julho, às 19h, no campus da faculdade.

laserO Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) receberá o colóquio Lasers Aleatórios e o Comportamento Vítreo da Luz no dia 21 de junho de 2018, das 16 às 17 horas, em São Paulo. O colóquio será apresentado pelo professor Cid Bartolomeu de Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco. Os lasers aleatórios (LA) são plataformas para a investigação de sistemas complexos não lineares.