Bolsas e Concursos

Fundação Bill & Melinda Gates A Fundação Bill & Melinda Gates abriu as inscrições para a 19ª rodada de desafios em saúde global e desenvolvimento, na chamada Grand Challenges Explorations. Os pesquisadores que tiverem projetos selecionados receberão US$ 100 mil para desenvolverem suas ideias, podendo ainda concorrer a um aporte adicional de US$ 1 milhão. As propostas podem ser submetidas até o dia 3 de maio.

A Fundação divulgou, nesta quinta-feira (23/03), a relação dos novos bolsistas contemplados no programa de Iniciação Científica (IC), referente à segunda janela de inscrições de 2016. Foram concedidas 378 bolsas de um total de 658 solicitações. Devido à restrição orçamentária da Faperj e à alta demanda qualificada de bolsas, a Diretoria Científica limitou a concessão à uma bolsa por orientador. Portanto, os proponentes que solicitaram 2 bolsas, somente uma foi recomendada, assim como os pesquisadores que têm alunos com bolsas vigentes e renováveis também não tiveram novas bolsas recomendadas.

ortopediaO Grupo de Pesquisa Estudos Aplicados à Ortopedia, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, oferece uma Oportunidade de Pós-Doutorado em Ortopedia a interessados em estudos de Osteoartrose. Prazo de inscrição encerra em 31 de março. A bolsa está vinculada aos projetos de pesquisa “Response of osteoarthritis biomarkers after a rehabilitation program” e “Capacidade regenerativa de células mesenquimais administradas de forma local e sistêmica em modelo animal de osteoartrose”. O bolsista auxiliará na coordenação da coleta e análise de dados e em redação científica.

A professora de história Manuela Arruda, de Pontes e Lacerda (MT), município na fronteira com a Bolívia e distante 480 quilômetros de Cuiabá, participa da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) desde a segunda edição da competição, em 2010. No ano passado, ganhou a primeira medalha: um bronze conquistado com muito orgulho, após ter chegado à final em outras edições. A olimpíada é promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A professora lembra que havia um sentimento comum entre os estudantes de Pontes e Lacerda de que chegar à faculdade era algo praticamente impossível, por morarem em uma cidade pequena – com 45 mil habitantes.

cardiovascolareO Departamento de Fisiologia e Patologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Fisiologia Cardiovascular com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 31 de março. A bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Fisiopatologia experimental: mecanismos centrais de controle cardiovascular e respiratório envolvidos em modelos experimentais de hipertensão e obesidade”.

Brasileiros podem se candidatar a uma oportunidade de doutoramento em Física na Espanha. A posição foi aberta pelo Centro de Física da Matéria Condensada da Universidade Autónoma de Madrid. O selecionado trabalhará em pesquisa com transporte quântico experimental e receberá bolsa por quatro anos. O projeto de pesquisa terá início em junho de 2017. Segundo os responsáveis pelo projeto, supercondutores topológicos tornaram-se recentemente um tópico de intensa atividade de pesquisa em física da matéria condensada, em grande parte devido aos estados exóticos conhecidos como modos-zero de Majorana que aparecem em seus limites.

O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural (Research Centre for Gas Innovation – RCGI), com sede na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), oferece uma oportunidade de pós-doutorado em Produção de Hidrogênio. O prazo de inscrição encerra em 31 de março. Apoiado pela FAPESP e pelo Grupo BG-Shell no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e coordenado pelo professor Júlio Meneghini, o RCGI tem como objetivo transformar pesquisa e desenvolvimento em novas aplicações de gás natural, bem como em sinergias entre gás e outras tecnologias emergentes.

O Berlin Science Communication Award é uma oportunidade da Universidade Humboldt de Berlim que selecionará jornalistas para um programa de dois meses na capital alemã. Podem se candidatar especialistas em jornalismo científico do Brasil, Singapura e Estados Unidos. Os selecionados terão contato com instituições de pesquisa, pesquisadores e divulgadores científicos da Alemanha. A programação de cada jornalista selecionado será individualizada, montada de acordo com o tema de especialização do profissional.

As inscrições para o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2017 continuam abertas até dia 31 de março. A iniciativa é realizada anualmente pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e premia a melhor tese de doutorado na área de matemática defendida no Brasil no ano anterior. A cerimônia de premiação será realizada no dia 28 de agosto, às 14 horas, no auditório o Fernão Stella Rodrigues Germano do ICMC.

A Fundação Bunge anunciou os temas da 62ª edição do Prêmio Fundação Bunge. São eles: Desafios globais da sustentabilidade do agronegócio brasileiro, em Ciências Agrárias, e As transformações do Direito brasileiro e seus impactos na teoria geral do Direito, em Ciências Humanas e Sociais. As indicações ao prêmio poderão ser realizadas até 30 de maio pelas principais universidades e entidades científicas brasileiras. A partir das indicações, Comissões Técnicas, compostas por especialistas nacionais e internacionais em cada área de premiação, escolhem os homenageados na categoria Juventude e selecionam aqueles cujos trabalhos devem ser observados na categoria Vida e Obra.

brasile franciaA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na segunda-feira, 13, o Edital nº 4/2017, que seleciona projetos conjuntos de pesquisa para fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses, com objetivo de estimular a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. A iniciativa é uma parceria entre a Capes e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) que resultou no programa Capes/Cofecub.