Bolsas e Concursos

O Projeto Temático "Avaliação da relevância dos níveis sanguíneos de drogas utilizadas em doenças autoimunes reumatológicas no acompanhamento da segurança, eficácia e aderência à terapêutica” dispõe de duas vagas de doutorado direto, com bolsa da FAPESP, na Faculdade de Medicina da USP. As inscrições podem ser feitas até 30 de julho de 2018. O tema proposto envolve o desenvolvimento de métodos de cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas para dosagem de fármacos utilizados em doenças autoimunes reumatológicas. 

Estão abertas até o dia 31 de julho 2018 as inscrições para o concurso destinado à obtenção do título de Livre-Docente no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O edital contempla os seguintes departamentos e áreas do conhecimento:

whatsapp logoO WhatsApp lançou um conjunto de prêmios para pesquisadores interessados em explorar questões relacionadas à desinformação no aplicativo. Serão recebidas propostas de qualquer ciência social ou disciplina relacionada que promovam um entendimento sobre o impacto da tecnologia na sociedade contemporânea. O programa oferecerá prêmios de até US$ 50 mil por proposta de pesquisa selecionada. As inscrições serão revistas por um grupo de pesquisadores do WhatsApp em consulta com especialistas externos.

pucminas logoA PUC Minas abre nesta terça-feira, 10 de julho, as inscrições para o Programa Especial de Bolsas, destinado a portador de diploma de curso de graduação expedido pela Universidade. O processo seletivo destina bolsas de 50% da semestralidade aos aprovados na lista de bolsas por curso/turno/unidade. As inscrições devem ser feitas até 29 de julho, pela internet, no pucminas.br

Uma posição de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível no Laboratório de Imunobiologia de Transplantes do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP para o Projeto Temático “Metabolismo celular, microbiota e sistema imune: novos paradigmas nas doenças renais”. O prazo de inscrição termina no dia 5 de julho de 2018. No projeto será estudado o eixo inflamação-metabolismo celular-microbiota em modelos de lesão renal aguda e crônica para elucidar novos mecanismos fisiopatológicos e estratégias de diagnóstico e tratamento.

Mestrado em neurociências Uma oportunidade de mestrado com bolsa da FAPESP está disponível junto ao projeto de pesquisa “Circuitaria e fenótipos neuronais hipotalâmicos envolvidos no acoplamento da atividade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal às alterações da homeostase energética”, conduzido na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). O prazo de inscrição termina em 1º de julho de 2018. 

O grupo de pesquisa do professor Luiz Carlos Dias (Unicamp) procura dois pesquisadores com experiência em síntese orgânica e em química medicinal, para duas vagas de pós-doutorado com bolsas da FAPESP. O prazo de inscrição termina no dia 30 de junho de 2018. As oportunidades fazem parte de um consórcio para descobrir novos medicamentos destinados ao tratamento de doenças parasitárias tropicais, com apoio da FAPESP, da Medicines for Malaria Venture (MMV), da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi na sigla em inglês), da Unicamp e da USP. 

nanoparticelleUma oportunidade de pós-doutorado e outra de doutorado direto, ambas com bolsa da FAPESP, estão disponíveis em projeto de pesquisa no Instituto de Química da USP. As inscrições poderão ser feitas até dia 30 de junho de 2018. As vagas estão vinculadas ao Projeto Temático “Otimização das propriedades físico-químicas de materiais nanoestruturados e suas aplicações em reconhecimento molecular, catálise e conversão/armazenamento de energia”, com coordenação do professor Roberto Manuel Torresi. 

O Projeto InterSCity está buscando candidatos para duas vagas de pós-doutorado para realizar pesquisa no Projeto Temático intitulado “Internet do futuro aplicada a cidades inteligentes”, com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina no dia 30 de junho de 2018. Os candidatos selecionados trabalharão nas universidades ligadas ao projeto InterSCity no Estado do Rio de Janeiro nas áreas de Redes de Computadores (na Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Computação Móvel e Sistemas Distribuídos (na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). 

Uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP está disponível no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP para o Projeto Temático “Técnicas algébricas, topológicas e analíticas em Geometria Diferencial e Análise Geométrica”. O prazo de inscrição se encerra no dia 29 de junho de 2018. O projeto trabalhará com Teoria das Folheações, abordando temas centrais da área de geometria diferencial e análise geométrica.

A FAPESP e a Sociedade Max Planck para o Avanço da Ciência (MPG), da Alemanha, anunciam a segunda chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação que mantêm entre si. Jovens pesquisadores de qualquer nacionalidade, altamente qualificados e com ao menos dois anos de experiência pós-doutoral (anterior ou em andamento) em grupos de pesquisa internacionalmente competitivos fora do Brasil são convidados a submeter propostas