Bolsas e Concursos

O Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Internacional (IDCR na sigla em inglês), do Canadá, abriu uma chamada de proposta para apoiar o desenvolvimento de soluções veterinárias inovadoras para combater a resistência microbiana. A chamada é aberta a países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Os projetos selecionados poderão receber de 1 a 3 milhões de dólares canadenses por 33 meses. 

A Fundação divulga, nesta quinta-feira, 9 de agosto, a relação dos novos bolsistas contemplados no programa de Iniciação Científica (IC), referente à primeira janela de inscrições de 2018. Foram concedidas 415 bolsas de um total de 849 solicitações. As instituições contempladas com o maior número de bolsas, em ordem decrescente são: Universidade Federal Fluminense - UFF (127); Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (99); Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj (67);

Oportunidades de estágio, aprendiz, trainee e emprego em grandes empresas são o objetivo da UniCarreira, feira virtual inédita, gratuita e voltada para empregabilidade de estudantes universitários e de ensino médio, jovens aprendizes e pessoas com deficiência. O evento será promovido pela UniCarioca – conceituada segundo o MEC como o melhor centro universitário do Rio de Janeiro pelo quinto ano consecutivo – e acontecerá entre meia noite do dia 13 de agosto até 23h59 do dia 17.

A Secretaria do Tesouro Nacional, com patrocínio da Fundação Getúlio Vargas, realiza o 23º Prêmio Tesouro Nacional 2018, que tem a finalidade de estimular a pesquisa na área de finanças públicas, reconhecendo os trabalhos de qualidade técnica e de aplicabilidade na administração pública. As inscrições estão abertas até 3 de setembro de 2018. O concurso é destinado a servidores públicos, professores, estudantes, profissionais liberais e pesquisadores.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo recebe inscrições até 15 de agosto para o Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição 2018. O concurso tem por objetivos identificar, certificar, premiar e difundir iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional. 

O Projeto Temático "Avaliação da relevância dos níveis sanguíneos de drogas utilizadas em doenças autoimunes reumatológicas no acompanhamento da segurança, eficácia e aderência à terapêutica” dispõe de duas vagas de doutorado direto, com bolsa da FAPESP, na Faculdade de Medicina da USP. As inscrições podem ser feitas até 30 de julho de 2018. O tema proposto envolve o desenvolvimento de métodos de cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas para dosagem de fármacos utilizados em doenças autoimunes reumatológicas. 

Estão abertas até o dia 31 de julho 2018 as inscrições para o concurso destinado à obtenção do título de Livre-Docente no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O edital contempla os seguintes departamentos e áreas do conhecimento:

whatsapp logoO WhatsApp lançou um conjunto de prêmios para pesquisadores interessados em explorar questões relacionadas à desinformação no aplicativo. Serão recebidas propostas de qualquer ciência social ou disciplina relacionada que promovam um entendimento sobre o impacto da tecnologia na sociedade contemporânea. O programa oferecerá prêmios de até US$ 50 mil por proposta de pesquisa selecionada. As inscrições serão revistas por um grupo de pesquisadores do WhatsApp em consulta com especialistas externos.

pucminas logoA PUC Minas abre nesta terça-feira, 10 de julho, as inscrições para o Programa Especial de Bolsas, destinado a portador de diploma de curso de graduação expedido pela Universidade. O processo seletivo destina bolsas de 50% da semestralidade aos aprovados na lista de bolsas por curso/turno/unidade. As inscrições devem ser feitas até 29 de julho, pela internet, no pucminas.br

Uma posição de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível no Laboratório de Imunobiologia de Transplantes do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP para o Projeto Temático “Metabolismo celular, microbiota e sistema imune: novos paradigmas nas doenças renais”. O prazo de inscrição termina no dia 5 de julho de 2018. No projeto será estudado o eixo inflamação-metabolismo celular-microbiota em modelos de lesão renal aguda e crônica para elucidar novos mecanismos fisiopatológicos e estratégias de diagnóstico e tratamento.

Mestrado em neurociências Uma oportunidade de mestrado com bolsa da FAPESP está disponível junto ao projeto de pesquisa “Circuitaria e fenótipos neuronais hipotalâmicos envolvidos no acoplamento da atividade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal às alterações da homeostase energética”, conduzido na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). O prazo de inscrição termina em 1º de julho de 2018.