Outros Eventos

LibriPasso Fundo, que é a Capital Nacional de Literatura, se prepara para mais uma edição das Jornadas Literárias, que são uma das maiores movimentações literárias da América Latina. A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura serão realizadas de 2 a 6 de outubro, na Universidade de Passo Fundo (UPF), com atividades em diversos espaços do município. Nesta edição, essa movimentação literária terá como principal característica realizar ações para envolver toda a comunidade, em especial a da cidade de Passo Fundo, num processo chamado de "jornalização".

Uma cartografia online das produções intelectuais sobre as diferentes interpretações do Brasil e sobre os dilemas e possibilidades da sociedade brasileira – assim como de outros países da América Latina – é o que propõe um grupo de pesquisadores envolvidos na criação da Biblioteca Virtual do Pensamento Social (BVPS). A iniciativa mobiliza pesquisadores de diversas instituições acadêmicas, com o objetivo de fortalecer e divulgar essa área de pesquisa.

“Posso tirar este ossinho?” A bióloga petropolitana Lisiane Müller aponta para um fragmento sustentado por palitos de dente sobre um esqueleto ainda enterrado. Curvada sobre a quadra de escavação, por horas a fio ela separa grãos de sedimento com um pincel e os empurra para uma garrafa de plástico cortada à guisa de pá. O arqueólogo André Strauss, professor visitante brasileiro na Universidade de Tübingen, na Alemanha, verifica que é impossível avançar na exumação sem retirar o osso. Strauss é um dos coordenadores da equipe composta por uma média de 25 voluntários, com variedade de especialidade (e sotaques), e nada acontece no sítio arqueológico sem a sua autorização ou de seu colega Rodrigo Elias de Oliveira, dentista e bioantropólogo ligado ao Laboratório de Estudos Evolutivos e Ecológicos Humanos (LEEEH), da Universidade de São Paulo (USP).

germania bandieraA surpreendente reviravolta no cenário internacional causada pela vitória do candidato republicano Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas deverá levar a uma maior independência da União Europeia em relação aos Estados Unidos. Embora com a discrição que tem caracterizado seus movimentos no palco global, é de se esperar um maior protagonismo do governo alemão. A opinião foi expressa por Sebastião Carlos Velasco e Cruz, professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Capa do livroEm 7 de novembro de 1831, no primeiro ano do período regencial, a Assembleia Geral decretou e a Regência sancionou uma lei proibindo o tráfico de escravos africanos para o Brasil. A lei, bastante explícita em seu texto, declarava livres todos os escravos vindos de fora do Império e impunha penas bastante duras àqueles que os haviam importado. A interpretação corrente na historiografia é a de que essa lei, precedida por um tratado com a Inglaterra que impunha prazo final para o tráfico, foi feita “para inglês ver”, isto é, para acalmar a pressão externa e deixar internamente tudo na mesma.

O Projeto Ifnopap - O Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense - realiza o seu evento anual, sob o título: "Belém Insular: Biodiversidade, Cultura e Sustentabilidade", privilegiando, em primeiro lugar, a Metrópole Paraense. As atividades ocorrem na Fundação Tancredo Neves – Centur, em Belém, na próxima segunda-feira, dia 05, e em Mosqueiro, nos dias 06 e 07, nas dependências da Escola Professor Manoel Leite, situada na 5ª. Rua da Vila ( Rua Padre Manoel Raiol, 790).

Antonio HouaissSão 241 artigos em jornal, 53 cartas de sua correspondência pessoal, 64 prefácios, posfácios, orelhas e capas de livros, 36 artigos científicos, dois verbetes em dicionário, além de 30 arquivos do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) e um processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Some-se a isso o fato de que, não por acaso, seu nome, tal como o de Aurélio Buarque de Holanda, também se tornou sinônimo de dicionário.

cinema festivalO Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul, em parceria com o curso de Cinema e Audiovisual e o Centro Integrado de Cultura (CIC), promoverá o evento ‘Escutando Imagens: Psicanálise e Cinema com o filme Amour’, de Michael Haneke, no dia 3 de novembro, às 20h, no Cinema do CIC, Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. Os debatedores serão a psicanalista Cléia Regina Canatto e o professor do mestrado em Ciências da Linguagem, Antônio Carlos Gonçalves dos Santos.

Unisul promove a Semana do Livro e da Biblioteca, de 24 a 29 de outubro 2016, das 8h às 22h, nos campus de Tubarão, Grande Florianópolis e Unisul Virtual. A entrada é gratuita e aberta ao público. O evento, que já faz parte do calendário da universidade, visa promover a leitura não só dos textos, mas também de tudo o que está presente no cotidiano, como imagens, músicas, roupas e objetos. A semana contará com exposição de desenhos, distribuição de livros, sorteios, café literário, lançamentos de livros e muito mais.

“O verdadeiro aparece repentinamente sobre um fundo de erros; o singular, sobre um fundo de monotonia; a tentação, sobre um fundo de indiferença; o afirmativo, sobre um fundo de negações”: esta densa frase do filósofo francês Gaston Bachelard (1884 – 1962) forneceu o norte poético para a composição “Fond d’erreurs”, de Flo Menezes apresentada em pré-estreia, no dia 15 de setembro, no Studio PANaroma da Universidade Estadual Paulista (IA-Unesp).

O Museu Ferroviário de Tubarão foi fundado em 1997 pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor para resgatar e preservar a história das ferrovias em Santa Catarina.  Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAM como o maior conjunto de acervo ferroviário do Sul, o Museu apresenta máquinas a vapor, vagões, móveis, documentos e outros objetos que contam a história de mais de 100 anos de ferrovia.