Outros Eventos

unisul logoO livro ‘Janelas da Vida – Poemas’ (Editora Unisul), de Ernani Lange de S. Thiago, será lançado nesta quinta-feira (08), às 20h, no Restaurante Pier 24, em Florianópolis. O autor é médico oncologista e já integrou o corpo docente do curso de Medicina da Unisul, onde também orientou a Liga Acadêmica de Oncologia. 

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP recebe até 30 de setembro de 2018 inscrições para seu programa de residência. O objetivo é que pesquisadores nacionais e estrangeiros desenvolvam projetos relacionados ao acervo da BBM. O público-alvo são doutorandos, pesquisadores seniores ou com disponibilidade parcial para pesquisa, além de professores licenciados e pesquisadores independentes. Na quarta edição, o edital oferece três vagas para o projeto “3 vezes 22”.

Em tempos de redes sociais, em que informações sobre qualquer assunto são encontradas facilmente, cresce também o acúmulo de notícias falsas que são divulgadas como verdade. As famosas “fake news” são abordadas, sob diferentes perspectivas, no volume 12, número 1, da Reciis. Nele, Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques (Fiocruz/Brasília) traz uma nota de conjuntura sobre a propagação de informações e notícias falsas a respeito da epidemia de febre amarela que o país tem vivido nos últimos meses e suas consequências danosas para a saúde. 

O livro Cellulose Derivatives Synthesis, Structure, and Properties, que acaba de ser lançado pela editora alemã Springer, tem como um de seus três autores o professor Omar Abou El Seoud, do Instituto de Química da USP e coordenador de Projeto Temático apoiado pela FAPESP. No livro, que integra a coleção Springer Series on Polymer and Composite Materials, El Seoud e os pesquisadores alemães Thomas Heinze e Andreas Koschella reúnem em 523 páginas o tema da celulose e seus derivados, com textos dirigidos não somente para especialistas e pesquisadores iniciantes no tema, mas também para alunos de graduação e de pós-graduação. 

Após um ano fechado, o Museu da Energia de São Paulo reabriu durante o aniversário da capital paulista, no dia 25 de janeiro de 2018. O espaço é mantido pela Fundação Energia e Saneamento. A reabertura do museu traz a inauguração de novas salas e de recursos audiovisuais que abordam temas como a história da iluminação pública na cidade e o uso sustentável da energia. 

bambini archeoTodo ano, nos meses de janeiro e julho, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP oferece ações voltadas ao público infantojuvenil para trabalhar de maneira lúdica e descontraída as áreas da arqueologia, etnologia e museologia. A USP informa que, este ano, as férias de janeiro oferecerão aos visitantes a escavação arqueológica simulada. São dois dias de atividades para cada faixa etária, realizadas das 14 às 17 horas:

A USP anunciou, no dia 18 de dezembro, os projetos vencedores do concurso nacional de arquitetura para o restauro e a modernização do edifício-monumento do Museu Paulista (MP), localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Segundo a USP, a empresa vencedora, que ganhou o direito de celebrar o contrato para o desenvolvimento do projeto executivo das obras e receberá o prêmio de R$ 25 mil, foi a Hereñu + Ferroni Arquiteto.

ema klabin logoNo próximo dia 9 de dezembro, sábado, às 14 horas, acontece o lançamento do livro “A Coleção Ema Klabin” em comemoração aos dez anos de abertura da Casa-Museu Ema Klabin. O livro, organizado pelo curador Paulo de Freitas Costa, traz um panorama do acervo de Ema Klabin (1907-1994), uma mulher à frente de seu tempo que dedicou-se com empenho e competência a colecionar obras de arte,

No próximo sábado, dia 18 de novembro, das 11h às 13h, o musicólogo e compositor de música erudita Jean Goldenbaum ministra a palestra “Chagall e a Música na Bíblia Judaica”. São apenas 30 vagas e o investimento é de R$35,00. As inscrições podem ser feitas pelo site do museu.

Entre os dias 18 e 23 de setembro, acontece na Praça Santos Andrade a 36ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro Editora UFPR. O evento já faz parte da agenda cultural da cidade de Curitiba e este ano traz diversas atrações. Vários nomes já foram confirmados para o evento. Entre os destaques estão Verônica Stigger, Zé Miguel Wisnik e Walter Silveira.

O compositor, violonista e cantor Guilherme Kafé se apresenta  no sábado, 16 de setembro , às 16h30 , pela série Nova Música da Fundação Ema Klabin,  com entrada franca. No repertório,  composições próprias como:  Cafuné ,  Eita! , Menino Bobo, Mana África e Amor ao pé da letra. Guilherme Kafé é um cantautor que faz do ato de compor um porto seguro, seja para experimentar temas, ritmos ou entregas.