Outros Eventos

finanzaA TV Escola anuncia a estreia da série $100 Neuras, que vai ao ar no dia 10 de agosto, às 18h30. A atração tem o propósito de alcançar o público jovem e comunicar de maneira irreverente e atual sobre como administrar recursos financeiros. O programa é resultado de uma parceria entre a Associação Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) e a TV Escola – Roquette Pinto Comunicação Educativa.

Socrates LouvrePassados quase dois milênios e meio, a figura de Sócrates continua a inspirar os que não se conformam com a ideia de que o ser humano seja simplesmente um projeto que não deu certo, como afirmou certa vez, com amargura, o escritor Arthur Koestler (1905 – 1983).

Guia dos Arquivos HistóricosEm comemoração aos seus 40 anos de fundação, o Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp lançou o Guia dos Arquivos Históricos, que visa dar visibilidade aos fundos e coleções sob a guarda do CLE. Esses arquivos oferecem um vasto conjunto de informações aos pesquisadores, principalmente àqueles interessados na História da Ciência.

O acidente do voo 303 da Transbrasil em abril de 1980, registrou 55 mortos e 3 sobreviventes. O jornalista Laudelino José Sardá  foi um dos primeiros repórteres a chegar no local, na encosta do Morro da Virgínia, há 32 quilômetros do Aeroporto de Florianópolis. Sardá falou desta experiência com o acidente em um relato emocionante para o documentário produzido por alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Unisul.

musica noteInterpretações originais de Luiz Gonzaga, Manoel G. Barreto e Jackson do Pandeiro, gravações de histórias da época de Agamenon Magalhães e discursos de Miguel Arraes, ambos ex-governadores de Pernambuco. Essas são algumas das obras que compõem a maior coleção fonográfica do Nordeste – e uma das maiores do Brasil –, pertencente ao acervo sonoro da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Recife.

A Editora Unesp disponibilizou para download gratuito 18 novos livros da Coleção Propg-Digital, que podem ser baixados pelo site Cultura Acadêmica. Há obras das áreas de Artes, Ciência da Informação, Ciências da Motricidade, Ciências Sociais, Comunicação, Educação, Estudos Literários, Geografia, História, Letras, Linguística e Psicologia. Todas produzidas por docentes, pós-graduandos e pós-graduados da Unesp.

Após um recesso para a higienização do acervo, a casa-museu Ema Klabin retorna com suas visitas mediadas e a Quinzena  do Livro que acontece de  15 a 30 de julho. Durante a programação, os visitantes poderão conhecer livros raros que fazem parte da coleção de Ema Klabin, assistir a  palestras com especialistas em literatura e história do livro, e participar de oficinas diversas como: reciclagem de papel, técnicas de gravura e poesia com objetos. Além de visitar o acervo de mais de 1500 obras de grandes mestres da arte mundial.

Educação Musical em Coletividade é o tema da VII Jornada de Estudos em Educação Musical (JEEM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que acontece nos dias 20, 21 e 22 de julho no Campus São Carlos. Na noite do dia 20, o músico, arranjador e compositor Ivan Vilela se apresenta com a Orquestra Experimental da UFSCar no Teatro Universitário Florestan Fernandes. A Jornada da UFSCar é destaque nas discussões nacionais sobre o ensino de música.

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde - Reciis, do Icict/FIOCRUZ, foi lançada. Neste novo número, há artigos sobre as implicações, no sistema público de saúde, da cobertura jornalística sobre a febre amarela em diferentes contextos políticos; as percepções de pessoas com deficiência auditiva sobre o atendimento nos serviços de saúde; o desenvolvimento de aplicativos para smartphones voltados para

Você chega para um happy hour com os amigos num bar da cidade e se depara com vários cientistas falando sobre temas curiosos da atualidade e sobre como eles impactam sua vida. Cenário pouco provável? Não para quem participar do Pint of Science Brasil, um festival internacional de divulgação científica que este ano será realizado pela primeira vez em Curitiba, nos dias 15, 16 e 17 de maio. A organização local é do Departamento de Física da UFPR.

Na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no centro da cidade de Caçapava do Sul, dois sinos de missões jesuíticas do século 18 são badalados diariamente. Suas origens eram desconhecidas, mas uma pesquisa do professor da Escola de Humanidades Édison Hüttner, coordenador do projeto de Arte Sacra-Jesuítico-Guarani da PUCRS, identificou, em fevereiro deste ano, que eles foram fundidos nos anos de 1715 e 1732. A data, inclusive, é anterior à criação oficial do Rio Grande do Sul, em reduções jesuíticas que atualmente correspondem a cidades da Argentina e Paraguai. Também participaram da pesquisa o padre Rudinei Lasch, pároco da Igreja, e o pesquisador Éder Abreu Hüttner.