Outros Eventos

Il XVI secolo rappresenta per l’intera società europea un’ epoca di grandi cambiamenti, alcuni dei quali molto traumatici. La penisola italica in particolare, assiste impotente alla sua conquista da parte degli emergenti Stati nazionali.  L’ideale sistema  delle città Stato italiane e le certezze che avevano animato per tutto il Quattrocento l’Umanesimo, vengono demoliti prima dalla discesa di Carlo V (1498) e dopo dal Sacco di Roma del 1527. La concomitante nascita e diffusione di correnti eretiche e lo sviluppo della stampa, contribuiscono a nuove traduzione dei testi in lingua volgare e di conseguenza a una complessiva e generalizzata laicizzazione della società.

Na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no centro da cidade de Caçapava do Sul, dois sinos de missões jesuíticas do século 18 são badalados diariamente. Suas origens eram desconhecidas, mas uma pesquisa do professor da Escola de Humanidades Édison Hüttner, coordenador do projeto de Arte Sacra-Jesuítico-Guarani da PUCRS, identificou, em fevereiro deste ano, que eles foram fundidos nos anos de 1715 e 1732. A data, inclusive, é anterior à criação oficial do Rio Grande do Sul, em reduções jesuíticas que atualmente correspondem a cidades da Argentina e Paraguai. Também participaram da pesquisa o padre Rudinei Lasch, pároco da Igreja, e o pesquisador Éder Abreu Hüttner.

O novo volume da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde – Reciis, do Icict/Fiocruz, já está disponível. Nesta edição, o periódico comemora dez anos de existência e aborda a ética e integridade nas pesquisas de saúde. O editorial da revista são assinados por Lidiane Carvalho, atualizando o debate teórico-normativo sobre ética da pesquisa científica em contextos clínicos e biomédicos a partir de uma perspectiva infocomunicacional.

A vida cultural do Rio de Janeiro, principalmente do bairro da Lapa e arredores, não deixa dúvidas: o período da escravidão marcou a cidade com seu legado cultural. Rodas de samba, jongo, caxambu e o partido-alto são parte intrínseca da identidade carioca. Entretanto, para que esses ritmos contagiem os dias e noites da cidade hoje, houve muita luta e ação dos músicos negros no passado. Um grande exemplo foi Eduardo Sebastião das Neves (1874-1919), que, descendente de escravizados, se tornou artista no período pós-abolição, enfrentando o preconceito e as dificuldades da época para defender sua arte.

LibriPasso Fundo, que é a Capital Nacional de Literatura, se prepara para mais uma edição das Jornadas Literárias, que são uma das maiores movimentações literárias da América Latina. A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura serão realizadas de 2 a 6 de outubro, na Universidade de Passo Fundo (UPF), com atividades em diversos espaços do município. Nesta edição, essa movimentação literária terá como principal característica realizar ações para envolver toda a comunidade, em especial a da cidade de Passo Fundo, num processo chamado de "jornalização".

Uma cartografia online das produções intelectuais sobre as diferentes interpretações do Brasil e sobre os dilemas e possibilidades da sociedade brasileira – assim como de outros países da América Latina – é o que propõe um grupo de pesquisadores envolvidos na criação da Biblioteca Virtual do Pensamento Social (BVPS). A iniciativa mobiliza pesquisadores de diversas instituições acadêmicas, com o objetivo de fortalecer e divulgar essa área de pesquisa.

“Posso tirar este ossinho?” A bióloga petropolitana Lisiane Müller aponta para um fragmento sustentado por palitos de dente sobre um esqueleto ainda enterrado. Curvada sobre a quadra de escavação, por horas a fio ela separa grãos de sedimento com um pincel e os empurra para uma garrafa de plástico cortada à guisa de pá. O arqueólogo André Strauss, professor visitante brasileiro na Universidade de Tübingen, na Alemanha, verifica que é impossível avançar na exumação sem retirar o osso. Strauss é um dos coordenadores da equipe composta por uma média de 25 voluntários, com variedade de especialidade (e sotaques), e nada acontece no sítio arqueológico sem a sua autorização ou de seu colega Rodrigo Elias de Oliveira, dentista e bioantropólogo ligado ao Laboratório de Estudos Evolutivos e Ecológicos Humanos (LEEEH), da Universidade de São Paulo (USP).

germania bandieraA surpreendente reviravolta no cenário internacional causada pela vitória do candidato republicano Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas deverá levar a uma maior independência da União Europeia em relação aos Estados Unidos. Embora com a discrição que tem caracterizado seus movimentos no palco global, é de se esperar um maior protagonismo do governo alemão. A opinião foi expressa por Sebastião Carlos Velasco e Cruz, professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Capa do livroEm 7 de novembro de 1831, no primeiro ano do período regencial, a Assembleia Geral decretou e a Regência sancionou uma lei proibindo o tráfico de escravos africanos para o Brasil. A lei, bastante explícita em seu texto, declarava livres todos os escravos vindos de fora do Império e impunha penas bastante duras àqueles que os haviam importado. A interpretação corrente na historiografia é a de que essa lei, precedida por um tratado com a Inglaterra que impunha prazo final para o tráfico, foi feita “para inglês ver”, isto é, para acalmar a pressão externa e deixar internamente tudo na mesma.

O Projeto Ifnopap - O Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense - realiza o seu evento anual, sob o título: "Belém Insular: Biodiversidade, Cultura e Sustentabilidade", privilegiando, em primeiro lugar, a Metrópole Paraense. As atividades ocorrem na Fundação Tancredo Neves – Centur, em Belém, na próxima segunda-feira, dia 05, e em Mosqueiro, nos dias 06 e 07, nas dependências da Escola Professor Manoel Leite, situada na 5ª. Rua da Vila ( Rua Padre Manoel Raiol, 790).

Antonio HouaissSão 241 artigos em jornal, 53 cartas de sua correspondência pessoal, 64 prefácios, posfácios, orelhas e capas de livros, 36 artigos científicos, dois verbetes em dicionário, além de 30 arquivos do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) e um processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Some-se a isso o fato de que, não por acaso, seu nome, tal como o de Aurélio Buarque de Holanda, também se tornou sinônimo de dicionário.