Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Machado de AssisPesquisadores de cinco universidades brasileiras e de duas instituições norte-americanas, com expressiva produção intelectual sobre a obra de Machado de Assis, integram o grupo de pesquisa Ficção de Machado de Assis: Sistema Poético e Contexto, sediado na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. Cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o grupo conta com a participação de pesquisadores da Universidade Feevale, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Também colaboram pesquisadores da Purdue University e da Yale University, dos Estados Unidos.

O grupo de pesquisa é liderado pela professora Juracy Assmann Saraiva, doutora em Linguística e Letras e coordenadora do mestrado em Letras da Universidade Feevale, e pela professora Regina Zilberman, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Os estudos dos componentes do grupo aprofundam a compreensão das obras machadianas, esclarecem suas relações com o contexto sociocultural e delineiam o posicionamento estético do escritor. Além disso, a partir de novos enfoques, possibilitam uma renovação conceitual e metodológica sobre a obra de Machado de Assis e sobre o ensino da literatura”, afirma Juracy.

Os pesquisadores do grupo, reconhecidos por seu mérito científico, têm uma produção expressiva sobre a obra de Machado de Assis, com vários livros publicados e artigos divulgados em periódicos nacionais e estrangeiros. O grupo conta com duas linhas de pesquisa. Uma delas é Circulação literária de Machado de Assis, que trata de vínculos entre o escritor e o público leitor do Rio de Janeiro, no século XIX e na primeira década do século XX. Também visualiza a possível convergência entre os projetos editoriais de periódicos em que Machado de Assis publicou textos e a composição de suas obras e o projeto literário que se desenha nas relações entre o escritor e a editora Garnier, a partir da análise de fontes primárias.

Já os estudos da linha de pesquisa Processo criativo: relações com o contexto de produção e recepção visam relacionar o processo criativo de Machado de Assis com o sistema da literatura, com outras manifestações artísticas e com o contexto histórico da produção e da recepção de suas obras ficcionais. Nessa perspectiva, são investigados aspectos composicionais de narrativas e a instalação de significados metafóricos e alegóricos que, frequentemente, tematizam eventos históricos.

Sobre Machado de Assis:

Joaquim Maria Machado de Assis, mais conhecido como Machado de Assis, nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 21 de junho de 1839 e faleceu em 29 de setembro de 1908. Por mais de dez anos presidiu a Academia Brasileira de Letras, que também passou a ser chamada de Casa de Machado de Assis.

Machado de Assis publicou mais de 200 contos, 10 romances e outras publicações, como folhetins, peças teatrais, contos e crônicas, tornando-se uma das maiores referências na literatura brasileira. Sua obra abrange quase todos os gêneros literários, destacando-se, entre os romances, Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, obras que conferiram renome internacional ao escritor brasileiro.