Cultura e Arte

Após um ano fechado, o Museu da Energia de São Paulo reabriu durante o aniversário da capital paulista, no dia 25 de janeiro de 2018. O espaço é mantido pela Fundação Energia e Saneamento. A reabertura do museu traz a inauguração de novas salas e de recursos audiovisuais que abordam temas como a história da iluminação pública na cidade e o uso sustentável da energia. 

bambini archeoTodo ano, nos meses de janeiro e julho, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP oferece ações voltadas ao público infantojuvenil para trabalhar de maneira lúdica e descontraída as áreas da arqueologia, etnologia e museologia. A USP informa que, este ano, as férias de janeiro oferecerão aos visitantes a escavação arqueológica simulada. São dois dias de atividades para cada faixa etária, realizadas das 14 às 17 horas:

A USP anunciou, no dia 18 de dezembro, os projetos vencedores do concurso nacional de arquitetura para o restauro e a modernização do edifício-monumento do Museu Paulista (MP), localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Segundo a USP, a empresa vencedora, que ganhou o direito de celebrar o contrato para o desenvolvimento do projeto executivo das obras e receberá o prêmio de R$ 25 mil, foi a Hereñu + Ferroni Arquiteto.

ema klabin logoNo próximo dia 9 de dezembro, sábado, às 14 horas, acontece o lançamento do livro “A Coleção Ema Klabin” em comemoração aos dez anos de abertura da Casa-Museu Ema Klabin. O livro, organizado pelo curador Paulo de Freitas Costa, traz um panorama do acervo de Ema Klabin (1907-1994), uma mulher à frente de seu tempo que dedicou-se com empenho e competência a colecionar obras de arte,

No próximo sábado, dia 18 de novembro, das 11h às 13h, o musicólogo e compositor de música erudita Jean Goldenbaum ministra a palestra “Chagall e a Música na Bíblia Judaica”. São apenas 30 vagas e o investimento é de R$35,00. As inscrições podem ser feitas pelo site do museu.

Entre os dias 18 e 23 de setembro, acontece na Praça Santos Andrade a 36ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro Editora UFPR. O evento já faz parte da agenda cultural da cidade de Curitiba e este ano traz diversas atrações. Vários nomes já foram confirmados para o evento. Entre os destaques estão Verônica Stigger, Zé Miguel Wisnik e Walter Silveira.

O compositor, violonista e cantor Guilherme Kafé se apresenta  no sábado, 16 de setembro , às 16h30 , pela série Nova Música da Fundação Ema Klabin,  com entrada franca. No repertório,  composições próprias como:  Cafuné ,  Eita! , Menino Bobo, Mana África e Amor ao pé da letra. Guilherme Kafé é um cantautor que faz do ato de compor um porto seguro, seja para experimentar temas, ritmos ou entregas.

univas logoA Revista científica do Mestrado em Educação (ME) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), acaba de publicar seu último número. Trata-se do volume 2, número 5, correspondente ao ano de 2017. A Argumentos Pró-Educação é produzida em formato on-line e recebe artigos científicos em fluxo contínuo. Para conhecer o periódico e submeter um artigo, acesse o site argumentos.univas.edu.br.

No dia 1º de setembro 2017, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza o evento Renovar Ressignificar, que contará com uma homenagem ao professor emérito Antonio Candido, apresentações sobre o patrimônio físico e intelectual e a inauguração de um espaço de memória e reflexão da Faculdade. Renovar Ressignificar é o nome dado ao evento para demonstrar que a Unidade está em processo de mudança para enfrentar os desafios atuais e atuar nas questões do mundo contemporâneo.

finanzaA TV Escola anuncia a estreia da série $100 Neuras, que vai ao ar no dia 10 de agosto, às 18h30. A atração tem o propósito de alcançar o público jovem e comunicar de maneira irreverente e atual sobre como administrar recursos financeiros. O programa é resultado de uma parceria entre a Associação Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) e a TV Escola – Roquette Pinto Comunicação Educativa.

Socrates LouvrePassados quase dois milênios e meio, a figura de Sócrates continua a inspirar os que não se conformam com a ideia de que o ser humano seja simplesmente um projeto que não deu certo, como afirmou certa vez, com amargura, o escritor Arthur Koestler (1905 – 1983).