Cursos

A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) está com inscrições abertas para o processo de seleção para o Curso de Formação Psicanalítica, que terá início em agosto de 2017. Os interessados devem ter graduação em medicina ou psicologia. As inscrições se encerram em 15 de maio. O curso tem duração mínima de cinco anos e inclui cursos introdutórios, cursos teóricos de diferentes escolas psicanalíticas e experiência clínica supervisionada por membro da SBPRJ (2 casos), além da análise pessoal, considerada básica para o desenvolvimento de todo o processo.

researcherAs inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Proteômica Baseada em Espectrometria de Massas (SPSAS-MS) estão abertas até 9 de abril. O curso será realizado de 28 de agosto a 6 de setembro no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). A SPSAS-MS, que tem apoio da FAPESP por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), oferece 90 vagas para mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, sendo 35 brasileiros e 55 estrangeiros.

O mercado audiovisual evolui sem parar. As mídias tradicionais se transformam cada vez mais rapidamente e a dramaturgia, o entretenimento e o jornalismo, hoje, são assistidos de uma maneira inteiramente nova. De acordo com especialistas, o conceito de programação caiu por terra. Integrantes de uma mesma família se reúnem na sala, mas para assistir conteúdos diferentes simultaneamente. O espectador atual é capaz de navegar pelos sites e redes socais, em seus dispositivos móveis, e ao mesmo tempo zapear pelos canais de TV até encontrar algo que o interesse.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul está com Processo Seletivo aberto para Mestrado e Doutorado. As inscrições vão até o dia 28 de abril nos campi Grande Florianópolis e Tubarão. O processo seletivo 2017 possui 20 vagas para o curso de Mestrado e 14 vagas para o curso de doutorado. O candidato concorrerá às vagas, preferencialmente, conforme as opções pelo professor orientador, pela linha de pesquisa e pelo campus de sua inscrição, admitindo-se eventualmente ajustes, quando necessário.

Estão abertas até o dia 31 de março as inscrições para alunos de mestrado e doutorado do Programa de Auxílio-Pesquisa Thomas Lovejoy, no Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), uma cooperação bilateral entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) e o Smithsonian Institution dos Estados Unidos. O resultado da chamada será divulgado até o dia 7 de abril de 2017. O PDBFF estuda as consequências e efeitos da fragmentação florestal sobre a fauna, flora, processos ecológicos e biogeoquímicos. A pesquisa é desenvolvida em uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE PDBFF) situada 80 km ao norte da cidade de Manaus, na BR-174.

Instituto Butantan logo O Instituto Butantan está com inscrições abertas para os cursos de divulgação científica e extensão universitária do primeiro semestre. Dentre as novidades para 2017 estão os temas: "Introdução à fotografia e Fotografia de natureza e científica" e o acréscimo de um módulo para o curso "Gerenciamento de resíduos de serviço de saúde e resíduos sólidos industriais", passando de dois para três módulos. Ao todo, são 32 cursos, sendo 25 de extensão universitária e sete de divulgação científica. Os temas abordados variam entre saúde, biotecnologia, museologia, ecologia, biologia animal, história da ciência, fotografia, cultura e tecnologia.

A Escola São Paulo de Ciência Avançada em Metodologia em Ciências Humanas será realizada de 10 a 21 de julho de 2017 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, em Campinas (SP). Estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado, do Brasil e do exterior, podem se candidatar a participar da Escola, que tem apoio da FAPESP por meio do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), até o dia 31 de março.

Estão abertas as inscrições para a Sao Paulo School of Advanced Science on Mass Spectrometry-based Proteomics, evento a ser realizado entre os dias 28 de agosto e 6 de setembro de 2017 no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas – SP. A Escola, organizada pelo Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), contemplará os temas proteômica baseada em descoberta e em alvos, proteômica quantitativa, proteômica estrutural e métodos computacionais e estatísticos aplicados à análise de dados proteômicos.

FinançaO novo curso de especialização em Finanças da Escola de Negócios da PUCRS foi criado para atender uma demanda do mercado por profissionais com formação sólida na área. Segundo o coordenador, André Silva Bender, esses especialistas são escassos e bastante procurados, o que aumenta a remuneração. "O mercado financeiro brasileiro ainda é incipiente, tendo muito potencial para se desenvolver ao longo dos próximos anos, sobretudo em perspectiva internacional", explica.

ebs logoA primeira edição da Escola Brasileira de Síncrotron (EBS): Fundamentos e Aplicações será realizada de 10 a 21 de julho de 2017 no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. Promovida pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), a escola abordará conceitos básicos da produção e das propriedades da luz síncrotron e terá apresentação de técnicas e tecnologias específicas possíveis com o uso das fontes de luz. As duas semanas de evento serão compostas por aulas teóricas e práticas, ministradas por pesquisadores do LNLS.

Os abusos contra a integridade física ou psíquica das pessoas, as dificuldades ocasionadas por novas tecnologias em relação ao direito e os limites da ação médica e estatal para assegurar a vida e a integridade física estão entre os temas que podem ser abordados no Biodireito, área da nova especialização promovida pela Escola de Direito da PUCRS. Podem ser tratados ainda temas como a autodeterminação sobre o próprio corpo e o seu limite, o problema da mercantilização de elementos biológicos e as diferentes fundamentações para solucionar problemas complexos.