Cursos

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), oferecido no Campus Sorocaba, está com inscrições abertas no processo seletivo para a segunda turma do curso de mestrado acadêmico, cujas aulas devem se iniciar em agosto deste ano. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 17 de maio, e as instruções detalhadas estão no edital publicado na página do Programa, em www.ppggeo.ufscar.br. São 26 as vagas disponibilizadas, sendo 14 na linha de pesquisa "Produção do Espaço, Educação e Cultura" e 12 na linha de pesquisa "Estudos Ambientais e Análise Espacial", ambas vinculadas à área de concentração "Dinâmicas Ambientais e Socioespaciais". 

O Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC), do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP, está com inscrições abertas para o MBA em Inovação Tecnológica em Comunicação e Redes. O curso coordenado pelo professor Wilson Ruggiero é destinado a profissionais graduados que atuem ou desejem atuar na área de teleinformática. 

ufrj poliA Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) está com inscrições abertas para o MBA em Gestão Empresarial. O curso é dirigido para gerentes de organizações e profissionais com interesse na área. As aulas serão às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 22h, no Centro do Rio, de 7 de maio de 2018 a 20 de maio de 2019. A carga horária total é de 396 horas. 

A PUC-Rio em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) está com inscrições abertas até 26 de abril para o curso MBE Energia. As aulas são destinadas a profissionais de nível superior na área de energia, planejamento e regulação do setor. O curso tem o objetivo de capacitar profissionais com foco de atuação no mercado de petróleo, gás, geração elétrica e fontes de energia renováveis.

telemedicinaNos dias 5, 12 e 19 de maio, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) promoverá o Curso de Extensão em Telessaúde e Telemedicina: Desafios e Abrangência, na cidade serrana fluminense. O objetivo é capacitar estudantes e profissionais de saúde, apresentando os recursos tecnológicos para a gestão e resolução de problemas da assistência à saúde. 

Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Energia Solar e para o curso de extensão em Energia Solar Fotovoltaica. O objetivo é capacitar o profissional para atuar na área, apresentar novas tecnologias e discutir os conceitos da geração deste tipo de energia. O curso de Energia Solar da PUC-Rio é o primeiro curso no país de Especialização Lato Sensu em Energia Solar.

vetro lavorazioneO primeiro curso técnico de Produção de Vidro do Brasil foi inaugurado em fevereiro, na Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, em Mogi das Cruzes (SP). Idealizada pela equipe do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CerTEV), a iniciativa se tornou possível graças à parceria entre o Centro Paula Souza (CPS), a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) e a empresa Nadir Figueiredo, líder em utensílios domésticos em vidro no país. 

A Fundação Ema Klabin promove a Oficina de Escrita Criativa “Escrever a Cidade”, ministrada pela artista e pesquisadora Paloma Durante. Serão oito encontros, as sextas-feiras, entre 16 de março a 11 de maio, das 15h às 17h30. Tendo como ponto de partida a construção do livro As Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino, pretende-se explorar o processo da escrita pautado na vivência e exploração de recortes da cidade de São Paulo, buscando potências poéticas nos espaços e no cotidiano da cidade, trazendo para perto dois conceitos: a prática da deriva, e as narrativas de viajantes. 

Cursos a distânciaA Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio de sua Secretaria Geral de Educação a Distância, está com inscrições abertas para a primeira turma do curso a distância de especialização em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos. O objetivo é qualificar os interessados a aprimorar a gestão de organizações públicas.

Desenvolver o mindset de investidor, entender o perfil e objetivos de enriquecimento, organizar-se para ter transparência dos ativos e passivos, fazer um mapeamento e gerenciamento do fluxo financeiro e desenhar a estratégia adequada para o crescimento do patrimônio. Esses são os objetivos dos professores da IBE-FGV, Paulo Tavares e Matheus Gaboardi, na segunda edição do curso Gerenciando seu Patrimônio e Investimentos, no próximo dia 17 de março, sábado, das 9h às 18h, no Ibis Jundiaí. 

Estão abertas as inscrições para a formação de turmas do curso de especialização Master in Business Innovation (MBI) ofertado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em três cidades: Sorocaba, São Paulo e São Carlos. Neste ano, além de turma em Sorocaba, a Universidade ampliou a oferta e está formando uma turma em São Paulo, em parceria com as empresas Impact Hub, uma rede global de empreendedores, e Everis, multinacional de consultoria que desenvolve soluções de negócio, tecnologia da informação e outsourcing para os setores de bancos, seguros, telecomunicações, indústria e governo.