Conferências e Simpósios

O Congresso Acadêmico de Cirurgia Cardiovascular de Presidente Prudente, organizado pela Liga Acadêmica de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina (Famepp) da Unoeste, teve início no dia 8 e terminou no sábado (10), com a participação de profissionais de renome nacional, que atuam em hospitais que são referências na área. Avanços tecnológicos, como a incorporação da robótica, e novas técnicas cirúrgicas e de tratamento estiveram entre os temas destacados no evento,

Uma pessoa que esteja totalmente satisfeita com o corpo é raridade, não é mesmo? E para melhorar aquilo que incomoda, muitos recorrem à cirurgia plástica. Antes de tomar essa decisão, é preciso saber de algumas medidas que previnem complicações pós-operatórias e contribuem para uma melhor cicatrização. Nesse processo, uma avaliação com o profissional da estética pode fazer toda a diferença! Esse foi um dos assuntos abordados na abertura da 4ª Jornada de Estética e Cosmética da Unoeste, nessa segunda-feira (5), no Teatro César Cava.

energie alternativeNo próximo dia 8 de novembro (quinta-feira), entre 10h e 17h, a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) promove o workshop “A energia que moverá o Brasil”, no Centro de Tecnologia, na Ilha do Fundão. O objetivo do evento é debater como ficará no futuro a matriz energética no país, principalmente, com a crescente popularização de fontes de energias alternativas, como solar e eólica. O evento é aberto e as inscrições são gratuitas. 

O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio realiza no dia 30 de outubro (terça-feira), das 14h às 21h, o HR Experience. O evento, gratuito e aberto ao público, é coordenado pela professora Eliane Leite,
responsável pelo curso de Formação e pelo MBA em Recursos Humanos do IAG, e acontece no auditório da instituição, na Gávea (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gavea, no Rio de Janeiro). Informações e inscrições pelo site https://iag.puc-rio.br/pt/hr-experience [1].

A teoria do “aprender fazendo” vem do século passado, mas permanece válida. Atualmente, e no mesmo sentido, ganha destaque a “Cultura Maker”, do movimento “faça você mesmo”, tema central do 23º Encontro Nacional de Ensino Pesquisa e Extensão 2018 (Enepe) da Unoeste. Agora, qual a relação desse movimento com a educação? A educadora Cláudia Costin, que possui grande bagagem na área, compartilhando seus conhecimentos no Brasil todo, afirma que a experimentação torna o aprendizado muito mais significativo.

unoeste logoApós duas décadas de ditadura, o povo brasileiro suplicava por um novo rumo, principalmente pelo retorno da democracia. Atendendo a pressão popular, em 1987 o então presidente José Sarney convocou uma Assembleia Nacional Constituinte, formada por parlamentares e por representantes da sociedade e de entidades representativas. Após meses de elaboração, em 5 de outubro de 1988 foi promulgada a 7ª Constituição Federal Brasileira. O que a diferenciou das anteriores foi a restauração da democracia e a efetivação de garantias de direitos sociais, econômicos, políticos e culturais.

sole stellaTerra, Sistema Solar, Via Láctea, Universo. De onde viemos? Como tudo começou? Questões sobre a origem do Universo, que têm acompanhado o ser humano por toda a história, serão discutidas no próximo programa Ciência Aberta, que será transmitido ao vivo nesta terça-feira (04/09), a partir das 15 horas. O Big Bang é hoje o modelo cosmológico mais aceito para a origem do Universo.

Emoções humanas básicas como tristeza, raiva, alegria e mesmo outras mais complexas como compaixão e gratidão ganham cada vez mais espaço nas Neurociências. O novo campo da Neurociência Social e Afetiva é tema da São Paulo School on Advanced Science on Social and Affective Neuroscience, que ocorre até 31 de agosto em São Paulo. O evento tem apoio da FAPESP. “Essa Escola São Paulo de Ciência Avançada se propõe a discutir as bases neurobiológicas que subjazem as questões relacionadas à moral,

A próxima edição do projeto Física para Todos terá como tema “Uma Viagem ao Cern e a Partícula de Deus” e será realizada no dia 4 de agosto de 2018, em São Paulo. A palestrante será a professora Fabiana Botelho Kneubil, do Instituto Educacional Futuro da Ciência. Na apresentação, serão mostradas as instalações do maior acelerador de partículas do mundo e detalhes sobre sua construção. Também será discutida a evolução do conceito de massa, desde Newton até a atualidade, passando pela teoria da Relatividade e pelo mundo das partículas. 

De 06 a 09 de agosto, o campus da PUC-Rio receberá o 50º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2018), promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) com o objetivo de debater o estudo, desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos avançados que auxiliam na tomada de melhores decisões em diferentes áreas de atuação, com uma interação natural entre administração, engenharias, computação e matemática.

Uma colisão entre duas estrelas de nêutrons foi observada em agosto de 2017. Esta observação, considerada o resultado científico mais importante do ano, marcou o início de uma nova era na astronomia e será o assunto principal da palestra “Colisões cósmicas: o impacto científico da primeira detecção de ondas gravitacionais e luz”, que ocorrerá no dia 27 de julho de 2018, no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, em São Paulo.