Conferências e Simpósios

sole stellaTerra, Sistema Solar, Via Láctea, Universo. De onde viemos? Como tudo começou? Questões sobre a origem do Universo, que têm acompanhado o ser humano por toda a história, serão discutidas no próximo programa Ciência Aberta, que será transmitido ao vivo nesta terça-feira (04/09), a partir das 15 horas. O Big Bang é hoje o modelo cosmológico mais aceito para a origem do Universo.

Emoções humanas básicas como tristeza, raiva, alegria e mesmo outras mais complexas como compaixão e gratidão ganham cada vez mais espaço nas Neurociências. O novo campo da Neurociência Social e Afetiva é tema da São Paulo School on Advanced Science on Social and Affective Neuroscience, que ocorre até 31 de agosto em São Paulo. O evento tem apoio da FAPESP. “Essa Escola São Paulo de Ciência Avançada se propõe a discutir as bases neurobiológicas que subjazem as questões relacionadas à moral,

A próxima edição do projeto Física para Todos terá como tema “Uma Viagem ao Cern e a Partícula de Deus” e será realizada no dia 4 de agosto de 2018, em São Paulo. A palestrante será a professora Fabiana Botelho Kneubil, do Instituto Educacional Futuro da Ciência. Na apresentação, serão mostradas as instalações do maior acelerador de partículas do mundo e detalhes sobre sua construção. Também será discutida a evolução do conceito de massa, desde Newton até a atualidade, passando pela teoria da Relatividade e pelo mundo das partículas. 

De 06 a 09 de agosto, o campus da PUC-Rio receberá o 50º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2018), promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) com o objetivo de debater o estudo, desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos avançados que auxiliam na tomada de melhores decisões em diferentes áreas de atuação, com uma interação natural entre administração, engenharias, computação e matemática.

Uma colisão entre duas estrelas de nêutrons foi observada em agosto de 2017. Esta observação, considerada o resultado científico mais importante do ano, marcou o início de uma nova era na astronomia e será o assunto principal da palestra “Colisões cósmicas: o impacto científico da primeira detecção de ondas gravitacionais e luz”, que ocorrerá no dia 27 de julho de 2018, no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, em São Paulo. 

A Caminho de Marte” é o título da palestra que ocorrerá no próximo dia 3 de julho de 2018, a partir das 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, em São Carlos, integrada em mais uma edição do programa Ciência às 19 Horas, organizado pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP em parceria com a Embrapa Instrumentação. O palestrante será o físico Ivair Gontijo, pesquisador no Jet Propulsion Laboratory da Nasa, que fará um relato da sua trajetória do interior de Minas Gerais até o laboratório da agência espacial norte-americana. 

Em continuidade ao projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp, será realizado o colóquio “Ondas Gravitacionais - Prêmio Nobel de Física de 2017” no dia 6 de julho de 2018, em Campinas. O colóquio será ministrado pelo professor da Unicamp Alberto Saa. Na apresentação, será feita uma breve revisão dos principais e mais curiosos detalhes científicos, técnicos e históricos da descoberta das ondas gravitacionais e também de suas prováveis implicações científicas a curto e médio prazo. 

A Casa-Museu Ema Klabin está com inscrições abertas para a palestra “A mulher na sociedade egípcia antiga”, que será ministrada pela doutora em religião egípcia Cíntia Gama. O encontro acontece no dia 21 de julho, sábado, das 11h às 13h. São apenas 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas no site do museu: https://emaklabin.org.br/. De acordo com Cintia Gama, a palestra objetiva mostrar quais são as possibilidades de ação social feminina numa sociedade antiga, por meio da apresentação de documentos históricos, arqueológicos e literários.

laserO Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) receberá o colóquio Lasers Aleatórios e o Comportamento Vítreo da Luz no dia 21 de junho de 2018, das 16 às 17 horas, em São Paulo. O colóquio será apresentado pelo professor Cid Bartolomeu de Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco. Os lasers aleatórios (LA) são plataformas para a investigação de sistemas complexos não lineares.

Vahan AgopyanO reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, apresenta nesta terça, 19, às 17h, a palestra gratuita “Ensino da Engenharia", no auditório RDC da PUC-Rio. Iniciativa da Academia Nacional de Engenharia (ANE), a palestra fará parte dos "Seminários 2018 - Pós-graduação em Engenharia Civil" da universidade. No evento, direcionado a estudantes, professores, educadores e profissionais da engenharia, Agopyan passará por três eixos:

As comunidades científicas da América do Sul dedicadas ao estudo do comportamento dos fluidos em microescala estarão reunidas de 18 a 20 de julho na PUC-Rio para o primeiro Congresso Brasil-Argentina em Microfluídica. O evento, promovido pelo Laboratório de Microhidrodinâmica e Escoamento em Meios Porosos, do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio),