Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O futuro brasileiro e seus aspectos sociais, econômicos e ambientais serão discutidos no seminário “O Brasil e a Geopolítica Mundial”, no dia 24 de outubro de 2019, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. Geógrafos e outros pesquisadores abordarão questões como a violência e criminalidade no país, os conflitos agrários, a degradação ambiental e as políticas governamentais na área, as perspectivas econômicas, a entrada de capital chinês no setor elétrico e as possibilidades de implementar rodovias na região amazônica. 
A realização do debate é motivada pela edição 56 da revista francesa Outre Terre - Révue Européenne de Géopolitique, que publicou análises de geógrafos, economistas, criminalistas, psicólogos e cientistas ambientais sobre temas envolvendo o Brasil.

No seminário, Michel Korinman, diretor da revista francesa Outre Terre e professor emérito da Universidade Sorbonne (França), e Hervé Théry, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França e professor visitante na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, apresentarão os assuntos analisados e os objetivos da publicação ao colocá-los em debate.

Em seguida, cinco pesquisadores tratarão dos temas abordados pela revista. A mediação do debate será da jornalista Roxane Ré, apresentadora do programa Jornal da USP no Ar, da Rádio USP.

O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia por formulário on-line. O seminário será realizado às 10 horas, na Sala Alfredo Bosi do IEA, cujo endereço é rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: www.iea.usp.br/noticias/futuro-brasileiro-geopolitica.

Agência FAPESP