Conferências e Simpósios

Uma colisão entre duas estrelas de nêutrons foi observada em agosto de 2017. Esta observação, considerada o resultado científico mais importante do ano, marcou o início de uma nova era na astronomia e será o assunto principal da palestra “Colisões cósmicas: o impacto científico da primeira detecção de ondas gravitacionais e luz”, que ocorrerá no dia 27 de julho de 2018, no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, em São Paulo. 

A Caminho de Marte” é o título da palestra que ocorrerá no próximo dia 3 de julho de 2018, a partir das 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, em São Carlos, integrada em mais uma edição do programa Ciência às 19 Horas, organizado pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP em parceria com a Embrapa Instrumentação. O palestrante será o físico Ivair Gontijo, pesquisador no Jet Propulsion Laboratory da Nasa, que fará um relato da sua trajetória do interior de Minas Gerais até o laboratório da agência espacial norte-americana. 

Em continuidade ao projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp, será realizado o colóquio “Ondas Gravitacionais - Prêmio Nobel de Física de 2017” no dia 6 de julho de 2018, em Campinas. O colóquio será ministrado pelo professor da Unicamp Alberto Saa. Na apresentação, será feita uma breve revisão dos principais e mais curiosos detalhes científicos, técnicos e históricos da descoberta das ondas gravitacionais e também de suas prováveis implicações científicas a curto e médio prazo. 

A Casa-Museu Ema Klabin está com inscrições abertas para a palestra “A mulher na sociedade egípcia antiga”, que será ministrada pela doutora em religião egípcia Cíntia Gama. O encontro acontece no dia 21 de julho, sábado, das 11h às 13h. São apenas 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas no site do museu: https://emaklabin.org.br/. De acordo com Cintia Gama, a palestra objetiva mostrar quais são as possibilidades de ação social feminina numa sociedade antiga, por meio da apresentação de documentos históricos, arqueológicos e literários.

laserO Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) receberá o colóquio Lasers Aleatórios e o Comportamento Vítreo da Luz no dia 21 de junho de 2018, das 16 às 17 horas, em São Paulo. O colóquio será apresentado pelo professor Cid Bartolomeu de Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco. Os lasers aleatórios (LA) são plataformas para a investigação de sistemas complexos não lineares.

Vahan AgopyanO reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, apresenta nesta terça, 19, às 17h, a palestra gratuita “Ensino da Engenharia", no auditório RDC da PUC-Rio. Iniciativa da Academia Nacional de Engenharia (ANE), a palestra fará parte dos "Seminários 2018 - Pós-graduação em Engenharia Civil" da universidade. No evento, direcionado a estudantes, professores, educadores e profissionais da engenharia, Agopyan passará por três eixos:

As comunidades científicas da América do Sul dedicadas ao estudo do comportamento dos fluidos em microescala estarão reunidas de 18 a 20 de julho na PUC-Rio para o primeiro Congresso Brasil-Argentina em Microfluídica. O evento, promovido pelo Laboratório de Microhidrodinâmica e Escoamento em Meios Porosos, do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio),

A quarta revolução industrial é conhecida por alinhar tecnologia à velocidade, exercendo cada vez mais influência em diversos âmbitos da sociedade. Levando em consideração os desafios de aprender e ensinar em uma sociedade com constantes mudanças tecnológicas, como a Educação Disruptiva, pode, então, ser um dos possíveis modelos que irá propor uma inovação curricular interessante às necessidades do século XXI? 

Entre os dias 11 e 15 de junho, das 8h30 às 18h, a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) promove o 4º Workshop sobre Engenharia Ambiental, no auditório André Rebouças, na Cidade Universitária - Ilha do Fundão. Estão programadas 12 palestras e quatro minicursos com especialistas brasileiros e estrangeiros sobre questões relacionadas à inovação tecnológica em gerenciamento de resíduos, avaliação de ciclo de vida e meio ambiente. O evento é gratuito e voltado a estudantes de engenharia de qualquer instituição.

A segunda edição do Congresso Internacional Revitalizando Culturas terá como tema central os Direitos Indígenas. Na ocasião também ocorrerá a 15ª Semana Cultural Indígena. Ambos eventos pretendem dar continuidade à comemoração ao 10º aniversário da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. O encontro pretende avaliar a atual situação dos povos originários no Brasil e diversos países do mundo quanto às conquistas e desafios no exercício do reconhecimento dos seus direitos na última década. Inscreva-se AQUI

Terra poli magneticiO Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP realizará o seminário “Diminuição contínua do dipolo magnético da Terra: uma iminente inversão de polaridades ou de expectativas?”, no dia 17 de maio de 2018, em São Paulo. O objetivo é discutir se o campo magnético da Terra está prestes a reverter suas polaridades ou se essa hipótese é apenas um desejo regado pela curiosidade.