Conferências e Simpósios

Com o tema "Catástrofes e crises do tempo", será realizado nos dias 13, 14 e 15 de maio, o IX Historicidades dos Processos Comunicacionais. O evento reúne pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa de diferentes instituições, como UFRJ, Fiocruz, UFMG, UFBA, UFRB, UFOP e UFPI, que se dedicam ao estudo do tempo como categoria para compreensão dos fenômenos e produtos da Comunicação. A cobertura televisiva do desastre de Mariana, as reportagens sobre o “Massacre de Suzano”, a Aids nas narrativas de comunicação, as formas como o jornalismo vem representando as crises de nossos tempos:

Para celebrar os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, no dia 15 de abril — quando também se comemora, mundialmente, o Dia da Pesquisa Científica e Tecnológica Italiana — o Istituto Italiano di Cultura e o Centro Técnico Científico da PUC-Rio realizarão uma conferência em sua homenagem: “Leonardo da Vinci: visionário, inventor ou cientista moderno?”. O evento abordará questões sobre ciência e tecnologia e a influência desse grande gênio no pensamento científico atual.

Com 14% da população com mais de 60 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil continua sendo um país de jovens. No entanto, a tendência é que siga envelhecendo cada vez mais rápido. Na avaliação de pesquisadores e especialistas que participam do segundo episódio do programa Ciência Aberta em 2019, com lançamento nesta terça-feira (09/04), o país não se preparou para o aumento na proporção de idosos, que era de 10,8% em 2010 e de apenas 4,1% em 1940. O programa é uma parceria da FAPESP com o jornal Folha de S. Paulo. 

biotech 1A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FZEA-USP) promovem um evento sobre o projeto “Como a biotecnologia pode acabar com a fome no mundo”, nos dias 11 e 12 de abril de 2019, em Pirassununga (SP). Foram convidados especialistas na área de biotecnologia aplicada à produção de alimentos do Chile, Estados Unidos, Escócia, além de sete brasileiros: Flávio Vieira Meirelles (Coordenação de Área de Agronomia e Veterinária da FAPESP),

A próxima edição do projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentará o colóquio com o título “O que mais vem do céu além da luz das estrelas?”, no dia 5 de abril de 2019, em Campinas (SP). A palestrante, a professora do IFGW-Unicamp Carola Dobrigkeit Chinellato, falará sobre os raios cósmicos que chegam à Terra. A professora abordará como eles são estudados, o que já se sabe sobre eles e também o que motiva os cientistas a explorar cada vez mais a fundo essas partículas subatômicas com altíssimas energias. 

giappone bandieraO Consulado Geral do Japão em São Paulo e a FAPESP realizarão o encontro Ciência, Tecnologia e Inovação no Japão e no Estado de São Paulo no dia 31 de março de 2019, na Japan House, em São Paulo. O objetivo é apresentar a política científica e tecnológica do Japão e do Estado de São Paulo, de modo a estreitar relações e promover novas parcerias entre os cientistas japoneses e brasileiros. 

Com objetivo de debater a respeito de como remover nutrientes presentes na água e efluentes, e adequá-los para o padrão de qualidade vigente, a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ), através do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA), em parceria com a Universidade de Stuttgart (USTUTT) e o Instituto de Química Verde do SENAI/FIRJAN, promove entre os dias 20 a 26 de março, das 9h às 18h, o workshop “Remoção de nutrientes de esgotos sanitários e efluentes industriais”, no auditório André Rebouças, do Centro de Tecnologia. 

O Congresso Acadêmico de Cirurgia Cardiovascular de Presidente Prudente, organizado pela Liga Acadêmica de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina (Famepp) da Unoeste, teve início no dia 8 e terminou no sábado (10), com a participação de profissionais de renome nacional, que atuam em hospitais que são referências na área. Avanços tecnológicos, como a incorporação da robótica, e novas técnicas cirúrgicas e de tratamento estiveram entre os temas destacados no evento,

Uma pessoa que esteja totalmente satisfeita com o corpo é raridade, não é mesmo? E para melhorar aquilo que incomoda, muitos recorrem à cirurgia plástica. Antes de tomar essa decisão, é preciso saber de algumas medidas que previnem complicações pós-operatórias e contribuem para uma melhor cicatrização. Nesse processo, uma avaliação com o profissional da estética pode fazer toda a diferença! Esse foi um dos assuntos abordados na abertura da 4ª Jornada de Estética e Cosmética da Unoeste, nessa segunda-feira (5), no Teatro César Cava.

energie alternativeNo próximo dia 8 de novembro (quinta-feira), entre 10h e 17h, a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) promove o workshop “A energia que moverá o Brasil”, no Centro de Tecnologia, na Ilha do Fundão. O objetivo do evento é debater como ficará no futuro a matriz energética no país, principalmente, com a crescente popularização de fontes de energias alternativas, como solar e eólica. O evento é aberto e as inscrições são gratuitas. 

O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio realiza no dia 30 de outubro (terça-feira), das 14h às 21h, o HR Experience. O evento, gratuito e aberto ao público, é coordenado pela professora Eliane Leite,
responsável pelo curso de Formação e pelo MBA em Recursos Humanos do IAG, e acontece no auditório da instituição, na Gávea (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gavea, no Rio de Janeiro). Informações e inscrições pelo site https://iag.puc-rio.br/pt/hr-experience [1].