Conferências e Simpósios

O TEDxButantã será realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em São Paulo, no dia 30 de março de 2017, das 16h30 às19h30. Os palestrantes serão: Paulo Saldiva (Faculdade de Medicina da USP), Raquel Rolnik (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), Jarid Arraes (escritor), Benny Goldenberg (chefe de cozinha), Rodrigo Lucena (catador de materiais recicláveis) e Daniela Biancardi (atriz e palhaça).

O seminário Novas Fronteiras da Geopolítica Econômica: Trump, Brasil e América Latina será realizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP no dia 28 de março de 2017, a partir das 14h30. Segundo o IEA, o evento inaugura uma série de atividades voltada para a formulação de uma nova agenda e cenários globais para políticas de desenvolvimento econômico centradas na digitalização da produção, do consumo e das finanças, sob a coordenação de Gilson Schwartz, professor livre-docente em programa sabático no instituto.

plantas medicinaisNesta sexta-feira (24), às 19h30, será realizada a palestra “Despertando a cura com a medicina da floresta”, cujo objetivo é mostrar a importância do resgate e fortalecimento do conhecimento a respeito das plantas medicinais da Floresta Amazônica, bem como a sua utilização nas comunidades carentes. A explanação será feita por Moacir Tadeu Biondo, pesquisador do tema há mais de 40 anos, no auditório Padres do Trabalho, campus Coronel Fabriciano. O evento é gratuito e aberto ao público.

Neuroscience O Workshop on Science Dissemination, Animal Biology and Neuroscience será realizado de 27 a 29 de março de 2017 no Instituto Butantan, em São Paulo. Pesquisadores do Butantan, da USP e de diversas instituições britânicas participam do evento, como o Natural History Museum, o Horniman Museum and Gardens e o Science Museum de Londres e as universidades Brunel, Oxford Brookes e Swansea.

Nos dias 30 e 31 de maio, o Departamento de Química, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), oferece o VII Workshop em Espectrometria Atômica (WEA), focado em pesquisas aplicadas à química ambiental. As palestras contarão com a participação de professores da PUC-Rio, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de uma professora visitante, da Universidad de Oviedo, na Espanha. Além das palestras, os participantes poderão conhecer os laboratórios do Departamento de Química da PUC-Rio onde são realizadas pesquisas com espectrometria atômica.

O seminário Euclid and the Origin of the Accelerating Universe será realizado no dia 21 de março de 2017, a partir das 14h, no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. O palestrante será Yannick Mellier, líder do Euclid Consortium e pesquisador do Institut d'Astrophysique de Paris e do EA/IRFU/Service d'Astrophysique. O Euclid é uma missão espacial de prospecção óptica e no infravermelho próximo.

Os interessados em saber mais sobre os principais pontos do processo de construção, análise e humanização de marcas têm um encontro confirmado, no dia 16, às 16h, no “Workshop de Estratégia e Humanização no Marketing Digital”, realizado pelo Pólen – Pólo de Inovação da UNISUAM. Entre os objetivos do evento estão a otimização do desempenho no mundo digital. Os participantes poderão aprender como identificar estratégias para cada tipo de canal e como se relacionar e se conectar com o consumidor por meio de conteúdo relevante.

“How Nature Journals Work” será o tema da conferência on-line da Springer Nature no dia 21 de março de 2017, a partir das 13h. O evento abre o programa de webinars sobre publicações científicas da editora. O palestrante será Philip Campbell, editor-chefe da Nature, que explicará como são feitos alguns dos principais periódicos científicos do grupo. Campbell também falará sobre desafios e oportunidades para revistas científicas tradicionais diante do surgimento de diversas inovações em publicação nos últimos anos.

A primeira edição da São Paulo School on Light Neutrons and X-ray (1st SPSLNX) será realizada de 17 a 21 de julho de 2017 no Instituto de Física da USP, em São Paulo. O objetivo principal do evento é apresentar aplicações de dispersão de luz, nêutrons e raios X a jovens estudantes de doutorado, pós-doutoramento e pesquisadores, de diferentes áreas e conhecimentos. Especialistas de diversos países ensinarão aspectos teóricos e discutirão aplicações avançadas usando técnicas de espalhamento para caracterização estrutural.

“O que é a ciência?” será o tema do próximo Convite à Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), no dia 15 de março de 2017, a partir das 18h. O palestrante será o professor Antonio Fernando Ribeiro de Toledo Piza, do IFUSP. Segundo Piza, a pergunta que dá nome à palestra “não se trata de uma pergunta no sentido mais radical, digamos, ‘ontológico’. Antes algo como: de que forma reconhecer e caracterizar a ciência?”, disse. No dia 16 de março, às 16h, será a vez do Colóquio do IFUSP. O professor Paulo Nussenzveig falará sobre “Ótica quântica em chips de silício”.

A realidade do agronegócio no Brasil foi apresentada para os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF). Para marcar o início do ano letivo, eles participaram de uma aula inaugural na manhã desta terça-feira (07/03). O palestrante convidado foi o ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra. O evento contou com a presença da Vice-Reitora de Graduação, Rosani Sgari, do diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), Hélio Rocha, do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, Luiz Carlos Kreutz, e de professores do curso.