Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O reitor da Universidade Feevale, Ramon Fernando da Cunha, assinou, nesta terça-feira, dia 20, convênios de cooperação com a Universidad del Pais Vasco (UPB), de Bilbao, Espanha, e com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), de Portugal, com o objetivo de ampliar e consolidar parcerias na Europa. O ato que foi formalizado é resultado da visita para reconhecimento de potencialidade de colaboração interinstitucional, realizada, em abril deste ano, pelo presidente da Aspeur, Argemi Machado de Oliveira, pelo reitor, Ramon Fernando da Cunha, e pela diretora de Relações Internacionais, Paula Casari Cundari. Os contratos vieram assinados pelas duas universidades por correio.
Entre as ações de cooperação previstas encontram-se: mobilidade de alunos e professores; projetos conjuntos de pesquisa; e cursos de pós-graduação com dupla titulação. Entre os projetos já realizados, merece destaque Jornalismo Cidadão, que conta com a participação da Prefeitura de Canoas, Universidad del Pais Vasco e Universidade Feevale. Em outubro desde ano, o projeto formou 57 jovens que atuaram na Agência da Boa Notícia de Guajuviras, como jornalistas cidadãos de Canoas.  Liderado pela professora Andréa de Freitas, com a participação da professora Neusa Ribeiro e acadêmicos da Feevale, recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, na categoria Mídia e Direitos Humanos, entregue pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos do Governo Federal.

Saiba mais sobre as duas universidades:

Universidad del Pais Vasco: Fundada em 1980, possui 50 mil alunos, distribuídos em três campi (Alava Camopus, Biscaia Campus, Gipuzkoa Campus). Composta por 31 faculdades e escolas, contribui decisivamente para a realidade do País Basco, sendo responsável por 70% da investigação científica local.

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro: Fundada em 1986, possui 8 mil alunos, sendo reconhecida como um importante ponto de referência no sistema universitário português. Possui convênio com Instituições na Espanha, França, Bélgica, Brasil, Itália, Espanha, China, Chile, Argentina, Estados Unidos, Reino Unido.