Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
No dia 3 de novembro, a Faculdade de Tecnologia (FT) inaugurou um novo supercomputador de alto desempenho. O equipamento fornecido pela empresa IBM foi adquirido com recursos da FAPESP dentro do convênio com a FINEP para centros emergentes. O novo cluster é composto de 160 núcleos Power7 de 3,3 GHz, 24 núcleos Intel Xeon e 2 placas GPU Tesla M2070.
Além disso, o computador conta com 768 GB de memória e 32 Terabytes para armazenamento em disco. Essa configuração possui um desempenho teórico de 4,5 TeraFlops ou o equivalente a 4,5 trilhões de operações aritméticas por segundo. “Esse novo equipamento fornecerá uma excelente infraestrutura computacional para pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação aqui da FT”, comenta o Prof. Vitor Coluci, coordenador do projeto FAPESP.

Devido à variedade das pesquisas realizadas na FT, diversos projetos se beneficiarão do novo equipamento. Entre os projetos em andamento que utilizarão o novo supercomputador estão a investigação de problemas ambientais (poluição e monitoramento ambiental), o desenvolvimento de sistemas de alerta de enchentes ou secas, investigação de nanomateriais e simulação de tráfego de informações em redes multimídia.

Apesar de instalado na FT, o cluster será também disponibilizado para pesquisadores da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), também na cidade de Limeira. “Esperamos que o novo equipamento possa alavancar as pesquisas realizadas pelos docentes dos campi da  UNICAMP aqui em Limeira.” explica o Prof. José Geraldo de Penna Andrade, Diretor da FT.

A Faculdade de Tecnologia (FT) é uma unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNICAMP situada na cidade de Limeira-SP. Na graduação, a FT visa a formação superior tecnológica, oferecendo 340 vagas anuais divididas entre quatro cursos superiores em tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Construção Civil, Saneamento Ambiental e Telecomunicações. Na pós-graduação, a FT oferece mestrado Stricto sensu com área de concentração em Tecnologia e Inovação. O mestrado visa projetos interdisciplinares em linhas de pesquisa voltadas para tecnologias aplicadas ao Ambiente e Engenharia da Informação.

Unicamp online