Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
cern logo blueO Núcleo de Computação Científica (NCC), Câmpus de São Paulo, fará amanhã (13/12), às 11h, uma transmissão ao vivo do seminário que apresentará resultados recentes dos experimentos Atlas e CMS do Cern (Centro Europeu para Pesquisa Nuclear). Ambos os estudos investigam a existência do bosón de Higgs (partícula fundamental responsável pela massa das partículas elementares), apelidado informalmente de "partícula de Deus".
Embora tenha sido teorizado, o bóson de Higgs ainda não foi detectado experimentalmente. Dos quatro experimentos que são realizados no LHC (Large Hadron Collider ou Grande Colisor de Hádrons) do Cern apenas o Atlas (A Toroidal LHC ApparatuS ou Dispositivo Instrumental Toroidal para o LHC) e o CMS (Compact Muon Solenoid ou Solenóide Compacto de Múons) têm capacidade de investigar a existência do bóson de Higgs.

A Unesp participa do experimento CMS junto com outras 185 instituições de 40 países. O sistema de detecção é capaz de medir a energia e a quantidade de movimento de fótons, elétrons, múons e outras partículas resultantes das colisões produzidas no LHC.

O professor do IFT Sérgio Ferraz Novaes é membro da colaboração CMS e pesquisador principal do SPRACE (São Paulo Research and Analysis Center), um projeto financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para promover a participação de cientistas do estado em estudos que envolvam física experimental de altas energias.

Ele acompanhará a transmissão do seminário do Cern no IFT, bem como outros integrantes do CMS. Em Genebra, assistirá ao evento a pesquisadora Flavia de Almeida Dias, estudante de doutorado do IFT, orientada por Novaes.

Em comunicado à imprensa, o Cern afirma que a reunião de amanhã apresentará os últimos resultados das pesquisas sendo realizadas e que serão fornecidas “novas e consideráveis informações” sobre o bóson de Higgs. “Pela excitação reinante no Cern no momento acreditamos que o anúncio que será feito amanhã pelos dois experimentos representará um passo importante na busca do bóson de Higgs”, afirma Novaes.

No encontro em São Paulo, o público poderá tirar dúvidas sobre os estudos do LHC e como eles podem transformar o que se sabe sobre física de partículas. O Câmpus da Unesp de São Paulo fica na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, em frente à Estação Barra Funda do Metrô.

Assessoria de Comunicação e Imprensa