Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Universidade PositivoAs inscrições para o programa de certificação em Jornalismo Investigativo 2012 estão abertas. A iniciativa é uma parceria entre o curso de Jornalismo da UP e o New England Center for Investigative Reporting (Necir) da Boston University (BU) e irá levar 10 alunos de Jornalismo para Boston, Massachusetts, em junho de 2012. O grupo irá participar de um curso de duas semanas de qualificação em jornalismo investigativo.
Os alunos serão acompanhados por um professor da UP e as atividades serão contabilizadas como horas de atividade complementar. As aulas do programa serão ministradas pelos jornalistas Joe Bergantino e Maggie Mulvihill.

Durante as duas semanas os alunos da UP irão morar no campus da BU e participar de aulas sobre jornalismo guiado por dados, técnicas investigativas, reportagem investigativa para TV e produção de conteúdo para internet. O New England Center é uma instituição sem fins lucrativos que produz material investigativo para a mídia local.

O programa, que inclui a passagem, o curso, hospedagem e alimentação na BU, custará US$ 5.160 para os estudantes. As inscrições podem ser feitas na Agatur. Para reservar uma vaga é necessário pagar um sinal de R$ 100,00. Mais informações sobre o programa.

Bergantino é repórter investigativo nacional e local há quase 30 anos. Foi correspondente da ABC News, onde realizou trabalhos para a World News Tonight, Nightline e Good Morning America. Ganhou vários prêmios Emmy, incluindo o de Melhor Repórter Investigativo na Nova Inglaterra e foi duas vezes indicado ao Emmy por seu trabalho nacional em 2002 e 2004. Um dos principais trabalhos investigativos de Bergantino foi na cobertura de casos de pedofilia envolvendo padres, na região de Boston.

Já Maggie é repórter investigativa em Boston há mais de 20 anos. Foi bolsista da Nieman Foundation, na Universidade Harvard, uma das mais prestigiosas bolsas acadêmicas para jornalistas no mundo. É parte do Comitê de Reporteres para a Liberdade de Imprensa, em Washington, DC. E professora de jornalismo na Harvard Summer School.