Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) através dos acadêmicos bolsistas Cassio Geremia Freire, Maria Fabíola Ribeiro dos Santos e Marizete Müller, do curso de Ciências Biológicas e Roger Campos, do curso de Engenharia Ambiental, está desenvolvendo o projeto científico “Biblioteca virtual de dados sobre fungos ectomicorrízicos – Hymenomycetes - em Pinus taeda e Briófitas na região de Caçador-SC”.
O projeto tem como principal objetivo a armazenagem de informações científicas das diversas espécies encontradas no município de Caçador, visando a criação de um banco de conhecimentos da biodiversidade local.

As atividades são orientadas por professores da área de microbiologia e botânica da UNIARP.

Exemplares de espécies botânicas estão sendo coletadas e fotografadas em áreas pré-determinadas. Além disso, as características do local e do exemplar são descritas em fichas padronizadas de coleta. Posteriormente, são realizadas diversas análises macroscópicas e microscópicas no laboratório da UNIARP, bem como testes químicos.

Os resultados destas análises são comparadas e revisadas em literatura especializada para que, então, a identificação e a classificação dos espécimes coletados sejam realizadas.

O projeto tem apoio do Fundo de Apoio a Pesquisa da UNIARP. Inicialmente, o projeto abrange o levantamento de gêneros pertencentes à Classe Hymenomycetes – cogumelos típicos – em áreas de plantio de pinus e Briófitas – espécies comparativas a musgos – coletadas na região do município de Caçador-SC.

O intuito é de ampliar o projeto para que grande parte da flora local seja catalogada e que as informações próprias permaneçam em um histórico organizado. Com isto, a biblioteca virtual poderá ser utilizada como base para diversos trabalhos científicos da área, ampliando e disseminando o conhecimento botânico.

HERBÁRIO BIOVIRTUAL

O blog Herbário Biovirtual é uma extensão do projeto Biblioteca Virtual de Dados Sobre Briófitas e Pteridófitas na Região de Caçador – SC.

O projeto surgiu devido à carência de dados referentes ao estudo de briófitas e pteridófitas da região, sendo que o objetivo é criar um banco de dados, baseados em imagens fotográficas dos espécimes encontrados e fichas de coleta, ou seja, coletar, descrever e fotografar os principais grupos encontrados de briófitas e pteridófitas na margem Rio do Peixe na região central da cidade de Caçador.

No blog o público em geral poderá estar acompanhando o que está sendo realizado pela equipe e, consequentemente ter acesso a todas as informações obtidas no decorrer da pesquisa.

A equipe é formada pela professora orientadora Débora Ceretta Jung e os acadêmicos voluntários, Alex Guilherme Lopes Scotti, Maria Fabíola Ribeiro dos Santos e Marizete Müller, todos acadêmicos da 4ª fase do curso de Ciências Biológicas da UNIARP. O blog pode ser acessado pelo site http://herbario biovirtualuniarp.webnode.com.br/

Núcleo de Imprensa e Publicidade da UNIARP