Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
platoneA Coordenação de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba, através do Núcleo de Estudos Platônicos & Antiguidade, promove a partir de hoje (12) o Curso de Extensão “Origem da Metafísica na Antiguidade”, com o professor José Gabriel Trindade Santos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista no assunto. O curso acontece nos dias 12, 19 e 26 de agosto, e 02 e 09 de setembro, no período das 18h30 às 21h30, no Centro de Educação (CEDUC) da UEPB, na sala do 1º ano de Filosofia - unidade do CEDUC localizada no Centro de Campina Grande.
As inscrições são limitadas e ainda podem ser feitas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O curso conta com apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEAC) terá duração de 15 horas e versará sobre o pensamento grego antigo nos domínios da Cosmologia e da Física, com os objetivos de esclarecer a questão das origens da metafísica na filosofia na Grécia clássica e confrontar as críticas de Aristóteles com os fragmentos dos pré-socráticos visados.

O ministrante do curso, professor José Gabriel Trindade Santos, possui graduação em Filosofia pela Universidade de Lisboa, mestrado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Atualmente é professor adjunto da UFPB e tem experiência na área de Letras, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Platão, epistemologia, diálogos, metafísica e linguagem.

O Núcleo de Estudos Platônicos & Antiguidade/UEPB/CNPq promove este curso como parte do Projeto de Extensão II Ciclo de Seminários em Filosofia Antiga. O Núcleo é coordenado pela professora e coordenadora do curso de Filosofia da UEPB, Solange Maria Norjosa Gonzaga.

Solange possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Filosofia pela UFPB e doutorado em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp). É professora pela UEPB e coordena o Núcleo de Estudos Platônicos & Antiguidade desde 2007 e suas investigações e produção científica estão ligadas à área de História da Filosofia Antiga com ênfase em Platão.