Para obter cópia de uma base de dados e informações no portal, o interessado deverá concordar com as regras estabelecidas e comprometer-se em divulgar e cadastrar os respectivos produtos gerados, com uso da respectiva base de dados e informações.
Atualmente, o portal possui cerca de 37 bases de dados, que foram disponibilizadas pela Fundação Seade e são referentes à Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo (Piesp); Relação de nomes, cargos e endereços do Governo do Estado de São Paulo (RNC); Informações dos Municípios Paulistas (IMP); Pesquisa da Atividade Econômica Paulista (Paep); Projeções populacionais; Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED); Tabulação de Microdados; Registro Civil - Tabulação de Microdados; Informações eleitorais; Produto Interno Bruto (PIB trimestral); e Pesquisa de Condições de Vida (PCV).
O primeiro país a criar um portal de suas bases de dados foi os Estados Unidos, que iniciou em julho de 2009 com 47 bases e, após um ano, ultrapassava 200 mil bases, com vários produtos e subprodutos criados pela sociedade.
Em 2010, o Reino Unido também seguiu esse caminho, lançando o Data.gov, que une as bases de dados, os aplicativos desenvolvidos pela sociedade e as ideias da população. Outros países como Austrália, Canadá e Nova Zelândia também aderiram à iniciativa.
Mais informações: www.governoaberto.sp.gov.br
Agência FAPESP