Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
enem-logoO primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) transcorreu em normalidade. Foi o que afirmou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Joaquim Neto, na noite deste sábado, 6. De acordo com Neto, o cálculo preliminar da abstenção neste primeiro dia ficou em 27%. As provas ocorrem também neste domingo, 7, a partir das 13h, horário de Brasília. O exame foi aplicado em 1.698 cidades, 11.646 locais de prova e 128.200 salas. O processo de distribuição das provas nos locais de realização começou bem cedo, na manhã do próprio sábado, por meio de 1,8 mil rotas de distribuição dos Correios. Joaquim Neto afirma que não houve ocorrência de problemas durante a entrega do material.
A aplicação dos testes começou às 13h, exceto em um local em Belo Horizonte, onde houve queda de energia. “Lá, o exame teve início às 15h, quando a energia foi restabelecida, para que não houvesse prejuízo aos estudantes”, informou Neto. Neste caso, os alunos tiveram as mesmas quatro horas e meia para responder as questões.

Em relação à troca do cabeçalho no cartão-resposta, em que o título Ciências da Natureza aparecia no lugar de Ciências Humanas, o presidente do Inep garantiu que nenhum candidato será prejudicado. Neto explicou que, assim que o problema foi detectado, logo no momento da abertura dos pacotes que continham as provas, os fiscais de sala foram orientados a pedir para os alunos preencherem normalmente, de acordo com a numeração de cada questão, independentemente do cabeçalho.

“Caso o candidato não tenha recebido esta orientação e tenha preenchido de forma invertida o cartão-resposta, poderá entrar com requerimento no sistema de acompanhamento do Enem na internet. Essa opção estará disponível ainda essa semana”, disse Neto. Segundo ele, basta que o estudante peça para sua prova ser corrigida de forma inversa, ou seja, considerando as questões de 1 a 45 como Ciências da Natureza e suas Tecnologias e as de 46 a 90 como Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Algumas provas de cor amarela tiveram questões repetidas ou erro na numeração dos itens. Assim que o Inep tomou conhecimento do ocorrido, observou Neto, orientou os aplicadores dos testes a substituírem os cadernos errados por outros da reserva técnica enviada a cada local de prova. “Os problemas de ordem gráfica serão apurados e os candidatos podem ficar tranquilos; ninguém sairá prejudicado”, salientou.

O gabarito oficial das provas deste fim de semana será divulgado na terça-feira, 9, a partir das 18h. O resultado do exame sairá na primeira quinzena de janeiro.

MEC Assessoria de Comunicação Social

Leia mais:

Enem - Gráfica assume erro de impressão no caderno de cor amarela da prova

3,3 milhões de candidatos realizam a prova ENEM em todo o país

Enem - Alunos prejudicados pela prova amarela poderão ter nova chance