Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A sétima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2010), que teve início na segunda-feira, dia 18, continua a oferecer diversas atividades paralelas em todo o País até domingo, dia 24. Com o tema Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, a Semana destaca a importância da preservação da biodiversidade e do meio ambiente. Somente no estado do Rio de Janeiro, os 30 municípios envolvidos na Semana oferecem cerca de 200 atrações gratuitas que ajudam a mostrar ao grande público como se faz ciência.
No Rio, a programação está distribuída por toda a cidade, em quatro pólos temáticos: a Tenda da Inovação, na Cinelândia; e os espaços Ciência para Crianças, no Aterro do Flamengo; Ciência Sustentável, no Jardim Botânico; e Ciência em Campo Grande, no Centro Esportivo Miécimo da Silva.

O evento, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), foi inaugurado na Tenda da Inovação, na Cinelândia, no centro do Rio, pelo secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Elias. Representando o ministro Sergio Rezende na solenidade de abertura, o secretário executivo do MCT conversou com alunos e visitou vários estandes, acompanhado do diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), Luiz Fernandes, do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, e do secretário de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro, Franklin Coelho.

Elias destacou que eventos desse porte são fundamentais para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no País, bem como para mostrar à população o estágio científico que o Brasil já alcançou.

Além dos quatro pólos temáticos que oferecem oficinas, acesso gratuito à Internet e jogos interativos, o público também pode visitar várias instituições de ensino e pesquisa que abrem suas portas, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT).

Ainda no Rio, outra opção será a IX Semana de Ciência, Tecnologia e Negócios, que termina nessa sexta-feira, 22 de outubro, no campus da Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca. Nesse último dia, o tema das palestras será Esporte, Cultura e Responsabilidade Social. Em todo o Estado, o público pode assistir aos filmes da mostra Ver Ciência 2010, que estão sendo exibidos nas cidades, auditórios e salas de projeção das instituições cadastradas.

Mais informações: (PDF) http://www.casadaciencia.ufrj.br/SemanaNacional/2010/files/tabloide2010.pdf ; http://146.164.84.138/pr5/snct2/index.php?option=com_ content&view=article&id=2&Itemid=3  e http://uvaonline.uva.br/mkt/ site_conteudo/eventos3.asp? id_evento=15515

Assessoria de Comunicação FAPERJ

Veja também:

UGB participa da Semana Nacional de Ciência de Tecnologia 2010

Interação e aprendizado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Institutos federais expõem na Semana de Ciência e Tecnologia

Inpa - Semana de C&T: exposições temáticas atraem crianças e jovens

Estação Ciência participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia