Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Estudantes brasileiros das áreas de Biologia Celular e Molecular, Direito e Neurociências poderão concorrer a uma vaga no programa de intercâmbio de bolsistas de doutorado-sanduíche com a Universidade de Coimbra (UC), Portugal, para o período 2010/2013. A iniciativa é da própria UC em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e Associação Grupo de Coimbra de Dirigentes de Universidades Brasileiras.
Poderão ser selecionadas até dez propostas de parcerias compostas por um grupo de pesquisa brasileiro e um da instituição portuguesa.  Para cada projeto contemplado, serão concedidas até três bolsas, com duração de seis a 12 meses. As inscrições devem ser feitas até as 18 horas do dia 22 de junho.

O objetivo do programa é apoiar a cooperação entre grupos brasileiros e portugueses por meio da participação de estudantes de doutorado em estágios do tipo sanduíche. Os brasileiros deverão realizar parte da tese na UC e os portugueses terão que fazer o mesmo em instituições brasileiras. Aos bolsistas brasileiros serão concedidos os seguintes benefícios: mensalidades, auxílio-instalação (para os que não se encontram no exterior na data da concessão da bolsa), passagem área idade e volta em classe econômica para o bolsista e o primeiro dependente e seguro-saúde (exceto para bolsistas que se dirijam a países que ofereçam assistência médica gratuita).

Para concorrer a uma das bolsas é preciso cumprir uma série de exigências. O proponente brasileiro (líder do grupo de pesquisa) terá, entre outros requisitos, que ter vínculo formal/empregatício/funcional com uma instituição nacional pertencente à Associação Grupo Coimbra de Dirigentes de Universidades Brasileiras. Já o pretendente a uma bolsa necessitará estar matriculado em curso de doutorado de uma instituição integrante da mesma Associação. O edital com todos os detalhes do programa pode ser conferido no seguinte endereço: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/coimbra.htm. As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas ao CNPq exclusivamente via internet, por intermédio da Plataforma Carlos Chagas, disponível em http://carloschagas.cnpq.br.

Comunicação Social Unicamp