Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Centenas de pessoas se reúnem a partir desta segunda-feira, 17 de maio, para debater questões como a geração e o destino dos resíduos eletroeletrônicos no País, a sustentabilidade de agrocombustíveis e a eficácia desta forma de energia. O "7º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental", no Centro de Eventos da PUCRS, prédio 41 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), começou pela manhã. A abertura teve a presença do Reitor, Joaquim Clotet, do coordenador do evento e diretor de relacionamento com a sociedade da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Geraldo Reichert, do ve reador Beto Moesch, do secretário municipal do Meio Ambiente, professor Garcia, entre outras autoridades.
Clotet deu as boas-vindas aos presentes e falou da importância de oferecer água potável e saneamento básico para todos no planeta, "uma das metas do milênio", destacou. Garcia disse que o meio ambiente é a maior preocupação da Prefeitura na atualidade. Citou como exemplos de sustentabilidade a fiscalização realizada pelo órgão público da emissão de poluentes pelo transporte público e o trabalho de reciclagem de eletro-eletrônicos do Centro Social Marista (Cesmar), vinculado à PUCRS. Desde 2005 mais de 5 mil computadores passaram por um processo de reciclagem. Mais de 2 mil foram encaminhados para entidades em todo o País. Já Reichert entende como prioridade do Simpósio a avaliação de questões como a certificação ambiental, a responsabilidade social, os benefícios e os prejuízos ambientais causados pelas inovações tecnológicas. As inovações tecnológicas no processamento eletrônico da energia solar fotovoltaica também terão destaque no evento.

O professor da USP Clóvis de Barros Filho ministrou a primeira palestra, falando da inovação sob uma perspectiva ética. Pela tarde, o painel "Qualidade Ambiental e a Capacitação de Recursos Humanos" contará com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Jorge Audy, o mestre em Gestão da Inovação pela University of Toronto, do Canadá, Felipe Goettems e o coordenador executivo do PGQP Luiz Ildebrando Pierry. Participam também o gerente de Sistemas de Qualidade da Empresa Encros, da Alemanha, Sebastian Kernbaum, o coordenador geral do Observatório Social e Ambiental da Bacia Binacional da Lagoa Mirim, no Uruguai, Carlos Maria Serrentino e o diretor de Operações Internacionais da França, Bernard Bourée. As inovações tecnológicas no processamento eletrônico da energia solar fotovoltaica também terão destaque no evento.

Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM