Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Prestar auxílio à comunidade na elaboração da declaração do Imposto de Renda é o objetivo do Projeto de Preenchimento do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), uma iniciativa do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Mogi das Cruzes. A partir do próximo sábado (27/3), alunos dos Campi Mogi e Villa-Lobos/Lapa atenderão gratuitamente os interessados no serviço. O projeto é voltado para os cidadãos com difícil acesso à internet, cuja declaração do imposto de renda seja o modelo simplificado.
O atendimento acontece das 8 às 11 horas. O projeto também será realizado nos dias 10, 14 e 24 de abril.

“O atendimento será muito produtivo, pois os alunos estarão disponíveis para tirar dúvidas, auxiliar na utilização da plataforma, esclarecer os processos, entre outros, não simplesmente para preencher a declaração para as pessoas. O que o curso propõe é facilitar as condições para que eles mesmos possam desenvolvê-la”, explicou o coordenador do curso em Mogi, professor José Castilho. “Todas as pessoas atendidas sairão do local com a declaração preenchida, transmitida e com o comprovante de entrega”, finalizou.

Para ser atendido, é preciso comparecer ao local (Mogi: Rua Cândido Xavier de Almeida Souza, 200, prédio I, sala 1T01, ou São Paulo: Av. Imperatriz Leopoldina, 550. Vila Leopoldina – SP, laboratório de informática 118, 1º andar), portando a última declaração realizada do Imposto de Renda e o comprovante de entrega, além dos rendimentos referentes à declaração atual e os comprovantes. Na ocasião, os alunos do 2º ao 4º anos do curso, sob orientação de professores especialistas, esclarecerão dúvidas quanto ao preenchimento do modelo simplificado da declaração – indicado para pessoas com soma de despesas a ser abatidas inferior a 20% do rendimento.

A ação é uma iniciativa diferencial do curso, que assumirá o caráter de continuidade a partir desta primeira edição. “O projeto beneficiará tanto comunidade quanto alunos. Além de ser um serviço público pouco visto na região, os alunos também exercitarão a vivência profissional na contabilidade – terão contato com todos os tipos de pessoas e dúvidas e precisarão administrar os conhecimentos adquiridos na formação”, disse Castilho.

"Também é uma oportunidade para os graduandos explorarem uma das áreas de atuação do mercado e considerar se é uma atividade que interessa. A participação valerá como créditos de atividades complementares nos dois campi", completou o professor Sebastião Luque, coordenador do curso no Campus Villa-Lobos/Lapa.

Mais informações pelos telefones 4798-7065 (Mogi) e 3648-5075 (São Paulo). (JC)

Assessoria de Imprensa - UMC