Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A PUC-Rio apresenta a Jornada Educação Século XXI, um projeto concebido para fomentar o pensamento construtivo, crítico e criativo. O evento será entre os dias 22 e 31 de março, das 8h às 17h, no auditório do RDC, no Campus Gávea da Universidade. Durante cinco dias, renomados criadores e pensadores da cultura brasileira participarão de debates e mesas-redondas. Entre os nomes confirmados estão os professores da PUC-Rio Roberto DaMatta, André Trigueiro e Júlio Diniz, o músico Moraes Moreira e o poeta Ferreira Gular.
Em uma jornada de mais de 140 horas de atividades serão realizadas seis oficinas de criação artística nas linguagens de música, teatro, literatura, cinema de animação, artes plásticas, entre outros. O objetivo é aproximar artes de leitura e educação de cultura, além de promover a reflexão para descoberta de novos caminhos para o exercício da cidadania plena. A partir dos debates serão confrontados fatos para mexer com a energia política cidadã.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.aguagrande.com ou pelo telefone (21) 2797-4376. O acesso é gratuito. Todos os participantes que concluírem o mínimo de uma jornada de oficina e duas atividades de pensamento receberão certificados. As vagas são limitadas e podem ser garantidas com antecedência através da inscrição.

Programação:

Atividades de pensamento

22/03

9h – Sociedade e identidade, com o antropólogo Roberto DaMatta, professor do Departamento de Sociologia da PUC-Rio.

14h – Memória e identidade, apresentação do filme Filhos de João – o admirável mundo novo baiano, com a presença do cantor e compositor Moraes Moreira e do diretor do filme, Henrique Dantas. Após a exibição, haverá debate, outros versos e canções.


23/03

9h - Infância com criatividade e perspectivas, com o desenhista, músico e arte-educador, Daniel Azulay; Lúcia Fidalgo, escritora, contadora de história, e Mestre em Educação pela UFF-RJ; e Bia Brendan, compositora, cantora, atriz e educadora musical.

14h – Desenvolvimento e vida - a cidade, o meu ambiente. o jornalista André Trigueiro, professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio e especialista em jornalismo ambiental, fala sobre desenvolvimento sustentável e criatividade.


24/03

9h – Artes, leitura, educação e cultura para um país pensar presente, passado e futuro, com o premiado escritor e roteirista Alcione Araújo.

14h – Desconstruir para construir, com Ferreira Gullar, premiado escritor, poeta, crítico de arte, biógrafo e ensaísta.


25/03

9h e 14h – Palavra Encantada. Exibição do filme que conta com a participação de Adriana Calcanhoto, Maria Bethânia, Chico Buarque, Lenine, entre outros.


26/03

9h – Aula-show com Bia Bedran, com a cantora, compositora, atriz e educadora musical Bia Bedran.

14h – Conferência, com Júlio Diniz, professor de Literatura Comparada e diretor do Departamento de Letras da PUC-Rio.


Oficinas de Criação:

A arte de criar.... - de 29 a 31 de março, das 9h às 12h, com Lúcia Fidalgo, Mestre em Educação pela UFF, autora de obras para o público infanto-juvenil, professora e contadora de histórias.

...e contar histórias - de 29 a 31 de março, das 14h às 17h, com o escritor Francisco Gregório Filho. Oficinas de práticas em leitura, educação popular e histórias.

A arte de criar brinquedos - de 29 a 31 de março das 9h às 14h e das 14h às 17h, com o artista plástico Deneir de Souza Martins.

A arte de criar filmes de animação - de 29 a 31 de março, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Oficinas de criação de filmes de animação com duas técnicas: massinha de modelar e “pixilation”.

O Passo - para descobrir, sensibilizar e criar música – de 30 e 31 de março, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com o instrumentista e Mestre em Educação pela UFF Lucas Ciavatta, criador do método de Educação Musical “O Passo”.

A música tem cena - de 29 a 31 de março, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com o musicoterapeuta Caíque Botkay.

A arte de ler e criar textos - de 29 a 31 de março, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com o romancista, contista e cronista Antonio Torres.

Assessoria de Comunicação Social da PUC-Rio