
Bolasco e La Francesca ressaltaram a importância da pesquisa realizada na Brasil e ofereceram o apoio do consulado para estreitar a relação entre as universidades dos dois países. Os representantes italianos também mostraram-se interessados nas pesquisas das áreas de biotecnologia e farmácia desenvolvidas na UFMG. Para Ronaldo Pena, “é uma satisfação enorme receber o embaixador e o cônsul da Itália aqui na nossa universidade. Isso mostra a repercussão que o trabalho desenvolvido na UFMG está obtendo lá fora”.
O reitor também destacou o papel dos professores nessa parceria. “O diálogo entre os docentes é fundamental para fortalecer o elo entre as universidades”, afirmou Ronaldo Pena. Outras pautas discutidas foram a possibilidade de realizar o “ano da Itália no Brasil” e a contratação de novos professores para a formação em italiano do curso de Letras da UFMG.
Intercâmbio
Entre 2006 e 2009, a UFMG recebeu 69 alunos de universidades italianas pelos programas de intercâmbio. A maioria absoluta, 56 estudantes, veio da Università degli Studi di Bologna, que também é o destino preferido dos brasileiros: durante o mesmo período, 74 dos 102 intercambistas da UFMG foram para lá.
Assessoria de Imprensa da UFMG



