Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Universidade Estadual de CampinasA comunidade do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp comemorou seu aniversário de 30 anos ao lado de seus ex-diretores em cerimônia realizada nesta sexta-feira (25), no Centro de Convenções da Unicamp. A história do instituto, desde sua criação em 1979, foi relembrada por Iran Machado, diretor associado do fundador Amílcar Herrera de 1979 a 1982. Entre os resultados bem-sucedidos do IG está a criação do curso de geologia, cujos primeiros alunos hoje lideram equipes em grandes empresas públicas e privadas da área de recursos minerais.
O reitor da Unicamp, Fernando Costa, disse que a capacidade inovadora de Amílcar Herrera contribuiu para que o instituto se transformasse no centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão que é hoje. O reitor destacou, ainda, que a unidade envolve 45 docentes, mais de mil alunos, dois terços deles em programas de mestrado, doutorado e especialização. Por sua vez, a diretora do IG, Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, geóloga e especialista em História da Ciência, disse que o IG nasceu com o perfil de multi e interdisciplinaridade. Ela acrescentou que, ao olhar para a unidade que se apresenta hoje, com o curso conjunto de geografia e geologia (Ciências da Terra) criado em 1998 e com o programa de pós-graduação em geografia, criado em 2002, é possível perceber que a comunidade do IG foi capaz de incorporar desafios ao ensino do século 21. 

Também participaram da comemoração os ex-diretores Iran Machado Bernardino Figueiredo, Celso Pinto Ferraz, Newton Muller Pereira e Alvaro Crost, além dos pró-reitores de Graduação, Marcelo Knobel; de Pesquisa, Ronaldo Pilli; de Pós-Graduação, Euclides Mesquita; e de Extensão e Assuntos Comunitários, Mohamed Habib.
 
Comunicação Social Unicamp