Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Universidade de Passo Fundo
Estudioso da vida digital e das mudanças que as novas tecnologias provocam nas relações humanas, Pierre Lévy participa, dia 29 de setembro, da conferência especial “Rumo a uma civilização de inteligência coletiva”, às 19h30, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo. O evento faz parte da programação que antecede a 13ª Jornada de Literatura de Passo Fundo, marcada para o período de 26 a 30 de outubro, reunindo grandes nomes da literatura em um dos eventos culturais mais importantes do País. A entrada é franca.

Pierre Lévy, um dos mais influentes pensadores da cibercultura, estará em Passo Fundo no dia 29 de setembro para a conferência especial - "Rumo a uma civilização de inteligência coletiva", que acontecerá às 19h30, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo, localizado no Campus I. Lévy é a principal atração da programação que antecipa a 13ª Jornada Literária de Passo Fundo, programada para 26 a 30 de outubro, no mesmo local. A edição deste ano da Jornada terá como tema "Arte e Tecnologia: novas interfaces" e vai reunir grandes nomes nacionais e internacionais da cena literária.

Pierre Lévy é filósofo e realizou seus estudos na França, doutorou-se em Sociologia e em Ciências da Informação e da Comunicação. Lecionou em várias universidades de Paris e Montreal e atualmente é professor da Université du Québec à Trois-Rivières na cidade de Quebec, Canadá. É um importante estudioso da vida digital e das mudanças que as novas tecnologias provocam nas relações humanas. Teórico da cibercultura, da realidade virtual e da inteligência coletiva, alerta que o crescimento da internet pode e deve ser encarado de uma perspectiva mais humanista. Para ele, o crescimento da internet pode e deve ser encarado de uma perspectiva mais humanista.

É autor de uma dezena de obras filosóficas sobre a cultura do mundo virtual e as novas tecnologias. Seus livros selecionados para a 13ª Jornada Nacional de Literatura são “O que é virtual?”, “Cibercultura” e “As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática”. A conferência é um evento gratuito e aberto à comunidade. Participe! Mais informações pelo telefone (54)3316-8368 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Atrações da Jornada
Entre as atrações da 13a edição da Jornada estará o holandês Wim Veen, que vai falar na abertura, dia 26, sobre “Geração homo zappiens” e o impacto das novas tecnologias na vida de crianças e adolescentes. No dia 27, Marcello Dantas, diretor artístico do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, aborda o tema "Arte, literatura e convergência das mídias". Dia 28, para falar da relação entre "Cinema e literatura", a organização convidou o cineasta mexicano Guillermo Arriaga, diretor de “Amores Brutos”, “21 gramas” e “Babel”. A última conferência do evento, dia 29, fica a cargo do italiano radicado na Espanha, Carlo Frabetti, que fará a palestra “A indústria cultural e a formação de leitores”.

Assessoria de Imprensa UPF