Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Alunos, servidores técnico-administrativos e professores do Campus Palotina da UFPR promovem, a partir da tarde desta sexta-feira (18/9), a primeira edição da feira de cursos e profissões na cidade. Na sexta, o evento acontece das 14 às 20 horas. No sábado, das 9 às 17 horas. A feira será realizada na própria sede da UFPR em Palotina, localizada na rua Pioneiro, 2.153.
Além de percorrer estandes de cada um dos cinco cursos de graduação oferecidos pela UFPR no município, os visitantes poderão conhecer as instalações da universidade.
 
O público-alvo são estudantes do ensino médio de escolas de Palotina e dos demais municípios da região.
 
"A ideia de promover o evento em Palotina surgiu dos próprios professores e alunos que participaram, na última semana, da feira em Curitiba", revela o professor Vinicius Barcellos, diretor do campus. "Queremos atender o público que não pôde se deslocar até Curitiba para conhecer o nosso trabalho."
 
A UFPR oferece atualmente em Palotina os cursos superiores de medicina veterinária, tecnologia em aquicultura, tecnologia em biocombustíveis, tecnologia em biotecnologia e ciências biológicas com ênfase em gestão ambiental.
 
Os três cursos de tecnologia foram criados no ano passado. O de ciências biológicas é um dos dois novos cursos do vestibular deste ano na UFPR —o outro é de biomedicina, ofertado em Curitiba.
 
No total, a UFPR oferece em seu vestibular 440 vagas em Palotina.
 
 
Sobre o vestibular
 
O período de inscrições para o vestibular da UFPR termina às 16 horas do próximo dia 30 de setembro. Para fazer a inscrição, é preciso acessar o endereço www.nc.ufpr.br.
 
A primeira fase do vestibular da UFPR acontece no dia 29 de novembro. A segunda fase, nos dias 12 e 13 de dezembro.
 
Em relação ao vestibular do ano anterior, o total de vagas passou de 5.204 para 5.334. As opções de cursos, de 89 para 91.
 
A principal mudança do vestibular diz respeito à utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que representará 10% do valor final da nota do vestibular. Edições do Enem anteriores a 2009 não serão consideradas.
 
Outra novidade diz respeito à possibilidade de os candidatos que disputam as vagas dos cursos de Palotina, que, agora, têm o direito de optar por fazer as provas em Curitiba.
 
Assim como em anos anteriores, o edital do vestibular da UFPR reserva 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública, e outros 20% para candidatos negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para candidatos portadores de deficiência.
 
 
Calendário do vestibular da UFPR 

14 a 18 de setembro 
Período para os pedidos de isenção da taxa de inscrição 

30 de setembro 
Término do período de inscrições 

29 de novembro 
Provas da primeira fase 

12 e 13 de dezembro 
Provas da segunda fase
 
Assessoria de Comunicação da UFPR