
A programação iniciará a partir das 20 horas, no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, com saudação às autoridades presentes e apresentação de um espetáculo musical.
O conjunto de eventos tem como tema principal: "A presença italiana no Brasil: do erudito ao popular". Durante o Congresso, além das mesas-redondas, seminários e minicursos, a cultura italiana será apresentada em seus diversos aspectos e produtos, com mostras de filmes do Cinema Novo e Clássico italiano, e uma apresentação teatral. Os vídeos da mostra foram cedidos pela ABPI.
Segundo a organização do evento, o objetivo é favorecer o diálogo e a troca de ideias entre os vários docentes-pesquisadores sócios da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI) e da atualização dos estudos de metodológicos de italianística adotados nos cursos de italiano universitários ou privados no Brasil.
No quarto dia (17), serão discutidas, em mesa-redonda, as “Marcas Italianas na Cultura da América Latina”, ministrada pela professora Jussara Derenji. A programação ocorrerá em vários lugares da UFPA, primeira universidade do Norte do País a receber o evento em parceria com a ABPI, a Casa de Estudos Italianos e a Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas da UFPA.
Serviço:
XIII Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI)
Tema: “A presença italiana no Brasil: do erudito ao popular".
Data: 14 a 19 de setembro
Local: Universidade Federal do Pará (UFPA)
Texto: Paula Costa - Assessoria de Imprensa do NAEA
Assessoria de Comunicação da UFPA