Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Universidade Estadual de CampinasUniversidade Estadual de Campinas - Iniciativa da National Science Foundation (NSF), com apoio do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), selecionou dez trabalhos de pesquisa de doutorado para participarem do Workshop to Foster US-Brazilian Research Collaborations, que será realizado na cidade do Rio de Janeiro. Entre os dez trabalhos, três são de alunos da Unicamp.
No período de 16 a 26 de setembro, juntamente com 12 alunos norte-americanos, Nilo Ricardo Kim, Jonathan Melo Bergamaschi e Cristiano Torezzan trabalharão em grupo elaborando projetos de pesquisa. Segundo Kim, o estabelecimento de contato entre jovens pesquisadores brasileiros e norte-americanos, o treinamento de trabalho em equipe, a comunicação multicultural, o planejamento de projeto, além da elaboração de uma proposta formal e uso de infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento em nível internacional são os objetivos do encontro. A organização do evento está sob a responsabilidade da Northwestern University, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Paralelamente ao Workshop, os alunos participarão também da 11ª International Conference on Advanced Materials (ICAM). Além da interação entre os participantes, o workshop prevê visitas a laboratórios, entre eles o Cenpes, da Petrobras. Orientado pelo professor Paulo Roberto Pereira, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), Nilo desenvolve no Laboratório de Petróleo o “Estudo do Comportamento PVT de Misturas de Metano e Fluidos de Perfuração Base Éster”. Jonathan Melo Bergamaschi, do Instituto de Química (IQ), orientado pela professora Maria Isabel Felisberti, trabalha na “Síntese de Poliuretanos Biodegradáveis a Partir de PHB e PPD Dióis com Massas Molares controladas: Uma Aplicação em Engenharia de Tecidos”. E Cristiano Torezzan pesquisa sobre “Códigos esféricos em toros planares”. Ele é orientado pela professora Sueli Irene Rodrigues Costa, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc).
 
Comunicação Social Unicamp