Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Universidade Federal de Alagoas - Os Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC), referentes a todas as universidades, centros universitários e faculdades do país foram divulgados nesta segunda-feira, 31, no Ministério da Educação. O IGC 2008 torna público os indicadores de qualidade de 2 mil instituições. A maioria – 884 – obteve nota 3, numa escala de 1 a 5, o que é considerado satisfatório. Entre as 206 instituições públicas, 151 tiveram notas iguais ou superiores a 3. A Universidade Federal de Alagoas recebeu nota 3.
De acordo com o Pró-reitor de Graduação da Ufal, Anderson de Barros Dantas, o índice 3 é satisfatório, mas que a Universidade tem trabalhado para que esse índice seja sempre crescente. "Nós somos a melhor universidade pública do Estado e ficamos entre as melhores do Nordeste", ressalta Anderson de Barros.
 
As ações de investimento em estrutura física, tecnologia e capacitação de docentes têm se intensificado nos últimos três anos e repercutirão na próxima avaliação do MEC. "Apesar da Ufal manter a nota 3, a mesma da outra avaliação, percebemos que já é perceptível a evolução em alguns critérios avaliados", explica o pró-reitor.
 
Segundo Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira, coordenadora de Avaliação Institucional da Ufal, a nota alcançada pela universidade alagoana indica um patamar positivo. “Mas ainda estamos investindo para melhorar, porque nossa meta é superar as deficiências ainda existentes e alcançar a excelência no tripé que sustenta as universidades: ensino, pesquisa e extensão”, disse a coordenadora.
 
Curso de Engenharia Civil da Ufal é o 11º do Brasil e o melhor do Nordeste no Enade
O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira, 3 de setembro, o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avaliou estudantes de 4.819 cursos de ensino superior no ano passado. Ao todo, 1.752 cursos das 30 áreas submetidas ao Enade tiraram as notas 1 e 2, as mais baixas da avaliação. Somente 6% dos cursos receberam a nota 5, a maior do Enade. 
 
De acordo com a planilha divulgada pelo MEC, o curso de Engenharia Civil da Ufal ficou em décimo primeiro lugar do Brasil e o melhor do Nordeste, resultado que foi comemorado pelos professores do curso. “Realmente, considero que estamos fazendo algo ‘diferente’ num Estado que costuma amargar sempre os piores índices, e quero dar o parabéns a todos os professores, alunos e funcionários que fazem este curso e que a cada ano estão fazendo essa diferença, em especial aos alunos que fizeram a prova do Enade do ano passado”, destacou o professor Eduardo Setton, o coordenador do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), que tem se destacado em pesquisas de ponta em nível nacional e internacional. 

Assessoria de Comunicação/Ufal