O objetivo da coleção é divulgar e facilitar a publicação de trabalhos em processo de desenvolvimento de autoria de docentes do instituto, de acordo com o coordenador da coleção, Carlos Eduardo Ornelas Berriel. “É uma oportunidade de o professor começar a utilizar suas pesquisas em estágio avançado em salas de aula, cursos e conferências, sem precisar passar pelo processo burocrático de uma editora”, explica o coordenador. Toda a produção editorial é realizada pela equipe da área de publicação do instituto, e a impressão é feita pela Gráfica da Unicamp. O instituto contará com o apoio da Editora da Unicamp na distribuição.
RIO DURAHM – O diário de idéias de Durão reúne elementos teóricos e literários levantados a partir de experiências cotidianas vivenciadas durante o doutoramento na Duke University, nos Estados Unidos, e na Alemanha. O livro, de acordo com o autor, surgiu também da vontade de abordar de dentro objetos da cultura de massa e da chamada alta cultura. O autor enfatiza que, em forma de diário sem datas, o texto expõe uma lógica da sedimentação, segundo a qual diversas idéias se solidificam por meio de uma acumulação por vezes distante, mas sempre deixando bastante de sobra em relação à estrutura.
IDENTIDADE E ALTERIDADE – O livro estuda como algumas manifestações literárias abordando identidades sociais próprias de movimentos, revolucionários terceiro-mundistas, como identidades raciais e violência. Na hoje chamada literatura marginal, ou periférica, a autora procura os índices de concepção libertários e igualitários. Uma análise dos poemas e romances propostos permite saber como são caracterizados pobres e negros.
Comunicação Social Unicamp