O Evento, promovido pelos Centros de Ensino do Campus Cruz das Almas, o CETEC e o CCAAB, é coordenado pelo Professor Marcos Roberto da Silva. O objetivo do evento é a difusão de tecnologia sobre a preservação dos recursos naturais, principalmente voltada para a conservação dos solos nas atividades de exploração agrícola. Segundo o coordenador, o Ato pretende sensibilizar a sociedade, profissionais e estudantes sobre a importância da conservação do solo e da água.
Esta edição contará com a participação de especialistas do Instituto Agronômico de Campinas - IAC; Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR; Associação do Plantio Direto no Cerrado - APDC; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.
Os patrocinadores do evento são a Fundação Agrisus e a empresa Bunge Fertilizantes; com apoio da PROEXT, DANCO e DESAGRO;
As palestras acontecem durante todo o dia, no auditório da Pós-graduação, no Campus Cruz das Almas.
Além de palestras, os participantes vão fazer uma visita a uma área de recuperação ambiental da empresa DANCO, com plantio de mudas de espécies nativas. Os participantes das edições anteriores também plantaram mudas e este ano a pretensão é atingir a meta de 200 árvores plantadas.
O Dia Nacional de Conservação do Solo é comemorado mundialmente e foi escolhido em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennet (15/04/1881), em virtude de seu trabalho e da sua dedicação em assuntos ligados à Conservação do Solo. No Brasil, o Dia Nacional da Conservação do Solo a ser comemorado, em todo o País, foi instituído através da Lei nº 7.876, de 13 de novembro de 1989, pelo então Presidente da República José Sarney.
As inscrições online estão suspensas. Os interessados em participar poderão realizá-la no dia do evento com a comissão organizadora - conforme disponibilidade.
Assessoria de Comunicação da UFRB