Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Atingida por um terremoto de 6,3 graus na escala Richter no dia 6, a região central da Itália contabilizou quase 300 mortos até a sexta-feira, dia 10. Neste dia aconteceu na cidade de L´Áquila, epicentro dos abalos sísmicos, um funeral coletivo.
Ali está o Laboratório Nacional Gran Sasso (LNGS), “maior laboratório subterrâneo no mundo para experimentos em física e astrofísica das partículas subatômicas”, como define seu site. O LNGS mantém relações com a Unicamp e o Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) desde a sua implementação, há quase 30 anos. Tudo começou com o professor Armando Turtelli Júnior, hoje aposentado e ex-pró-reitor de Pesquisa da Universidade. As atividades cooperativas em raios cósmicos prosseguem até hoje. O professor Ernesto Kemp, do IFGW, está à frente das pesquisas no momento.

Kemp manteve na semana dos abalos muitos contatos com seus colegas do LNGS. Soube que todos estavam bem, embora alguns tenham perdido suas casas. O laboratório também permanecia em funcionamento, mas ainda tem, entretanto, acompanhamento constante de equipes de bombeiros e da defesa civil da cidade. Estas informações ele obteve de Walter Fulgione, do laboratório de L´Áquila. Ernesto Kemp costuma viajar duas vezes por ano para a cidade atigida pelo terremoto, onde em geral permanece 15 dias. Antes do terremoto, preparava-se para fazer isso em julho, para continuar seus trabalhos de pesquisas com o telescópio de neutrinos LVD.

Embora não seja sua orientada, Kemp colaborou para que Ana Amélia Bergamini fizesse seu pós-doc no LNGS, na área de desenvolvimento de líquidos cintiladores. Amélia está na Itália no momento, com a missão de adquirir expertise para o experimento Neutrinos-Angra, no Brasil. Além de Bergamini, um aluno de mestrado de Kemp, Bruno Silva Rodriguez Miguez, realiza suas pesquisas tendo como base o LNGS. Kemp publica artigos científicos em cooperação com pesquisadores do laboratório de L´Áquila, uma média de dois a três por ano. Outro professor do IFGW envolvido com as pesquisas em L´Áquila é José Augusto Chinelatto.

Kemp, que teve a sua formação na Unicamp e na Itália, sempre orientado por Turtelli, desde 2004 é professor e pesquisador do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia. Trabalha com de neutrinos, raios cósmicos, supernovas e colapso estelar.

LNGS  - O Laboratório Nacional Gran Sasso fica entre as cidades de L´Áquila e de Teramo, a 120 km de Roma. As instalações subterrâneas estão localizadas no túnel que atravessa o maciço de montanhas do Gran Sasso. Possui três grandes salas experimentais, cada um com cerca de 100 m de comprimento, 20 de largura e 18 de altura e túneis de serviço. Também possui instalações externas. A missão do laboratório é o de acolher as experiências de física e astrofísica de partículas subatômicas, e outras disciplinas que podem se beneficiar das suas características e infraestrutura, ou seja,  que requerem pequenos níveis de radiação local (ruído de fundo). Hoje, 750 pesquisadores de 22 países trabalham em 15 linhas de pesquisas no LNGS.

Comunicação Social Unicamp