Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Cultivo de mexilhõesO Centro Universitário Módulo (SP), em parceria com o Instituto de Pesca e a Associação dos pescadores e maricultores da praia da Cocanha (MAPEC), promoveu um encontro na sede da associação, na última quinta-feira (2/04), para apresentar parte de um projeto de iniciação científica com foco no desenvolvimento da cultura de mexilhões na região de Caraguatatuba.
Com objetivo de buscar parcerias com outras instituições e promover a troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a população caiçara, o evento mostrou a cidade como potência em termos de produção comercial, já que possui localização geográfica e ambiental favorável ao desenvolvimento da maricultura, além de boas condições de qualidade da água.

De autoria de José Luiz Alves, produtor e aluno do curso de Ciências Biológicas da instituição de ensino, o trabalho acadêmico “Comparação entre o crescimento de mexilhões em dois sistemas de cultivo (Francês x Espanhol) na Praia da Cocanha, Caraguatatuba, SP: Resultados parciais – crescimento” propõe a divulgação de técnicas sustentáveis para a melhoria dos cultivos praticados na região tanto para a comunidade acadêmica, como para os produtores locais. A pesquisa também tem como objetivo alertar a população sobre a necessidade da preservação do meio ambiente marinho. O trabalho foi orientado pelos professores doutores Marcus Rodrigues da Costa, do Módulo, e Hélcio Luis Almeida Marques, do Instituto de Pesca.

Para esclarecer quais são as melhores condições para a produção em larga escala dos mexilhões, o autor abordou na pesquisa temas diversos, desde o estudo do ciclo reprodutivo dos mexilhões ao longo do ano até o posicionamento ideal dos coletores de sementes na superfície do mar para aumentar a eficiência na captação.

O evento contou com a presença de representantes da prefeitura de Caraguatatuba, de Ubatuba, da SEAP, além da participação de alguns associados da MAPEC.

Sobre o Módulo
Fundado em 1988, o Centro Universitário Módulo é a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo. Oferece 21 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Os campi Centro e Martim de Sá reúnem mais de 3 mil alunos, 100 professores e 100 funcionários. Integra o Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, também formado pela Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo-SP) e Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (DF), e que tem como objetivo consolidar um grupo de instituições de ensino superior de atuação nacional, reconhecido por sua excelência acadêmica, comprovada pelos indicadores oficiais. 

Assessoria de Comunicação
Centro Universitário Módulo