Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Até o final deste ano, a UFPA poderá ganhar cinco novos cursos de mestrado e doutorado. As propostas foram enviadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela Diretoria de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA.
Os resultados deverão ser divulgados ainda no segundo semestre de 2009.

O objetivo é criar dois novos programas de pós-graduação com o início dos mestrados em Comunicação Social e Antropologia. Com isso, a Instituição ampliaria a oferta de cursos de mestrado para 44 e de doutorados para 23, com a implantação dos níveis de doutoramento em “Física”, “Antropologia”, “Agriculturas Amazônicas” e “Matemática e Estatística”, este em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Atualmente, a UFPA possui 42 programas de pós-graduação e oferta 40 cursos de mestrado, 19 de doutorado e 18 residências médicas. Cerca de 2500 alunos estão matriculados nos cursos stricto sensu da Instituição, que forma 500 pós-graduados por ano. 

“Temos atingido maturidade em muitas áreas do conhecimento e nossos índices de aprovação de projetos de criação de pós-graduação pela CAPES mostram isso”, defende Paulo Sérgio Gorayeb, diretor de Pós-Graduação da PROPESP. O dirigente conta que, nos últimos três anos, poucas propostas foram reprovadas. “Alcançamos um percentual de aprovação de 80% e já estamos ampliando, gradativamente, o número de doutorados. Isso significa que estamos realmente consolidando a pesquisa na Universidade”.

Em 2008, a UFPA criou três novos programas de pós-graduação: os mestrados em Artes, sediado em Belém; em Medicina veterinária, em Castanhal; e o mestrado em Recursos Naturais da Amazônia, ministrado em Santarém. No ano passado, também foi aprovada a criação de novos doutorados em “Ensino Superior em Ciências e Matemáticas” e em “Ciência Animal”, que funciona em colaboração com a UFRA e a Embrapa. 

Assessoria de Comunicação Institucional UFPA