Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) da Universidade Federal do Pará está recebendo propostas de criação de novos cursos de especialização. Os propostas devem ser enviadas exclusivamente por meio eletrônico, no período de 1º a 30 de abril, na página da PROPESP.

O sistema eletrônico para apresentação e avaliação de propostas e acompanhamento dos cursos de pós-graduação lato sensu foi implantado pela PROPESP, em parceria com a Empresa Júnior de Engenharia da Computação (ECOMP/UFPA), desde outubro de 2007. No link disponibilizado no site, os interessados encontram informações sobre os procedimentos a serem tomados para a submissão de novos cursos, sobre o calendário para apresentação de propostas e sobre o formulário para envio eletrônico delas. 

Toda a documentação necessária para a submissão de propostas, inclusive a ata de aprovação do projeto pelo instituto da UFPA, é escaneada e anexada à proposta eletrônica que, segundo explica o coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu da PROPESP, João Crisóstomo,  o sistema eletrônico trouxe agilidade e praticidade para o processo.

A submissão de propostas de novos cursos de especialização deve ser feita de acordo com um calendário específico. Cursos de contrato e convênio com outras instituições e órgãos públicos podem apresentar sugestões em qualquer período do ano, pois recebem avaliação em fluxo contínuo. Já os cursos gratuitos e autofinanciados devem ser submetidos em dois momentos específicos. O primeiro é em abril, para os cursos que propõem início em setembro, e o segundo, em outubro, para os cursos que propõem início em março.    

Anualmente, a PROPESP recebe uma média de 90 propostas de novos cursos de especialização, número que, de acordo com Crisóstomo, é razoável, mas pode melhorar com a divulgação do sistema de submissão eletrônico. “A PROPESP oferece orientação à criação de cursos de especialização, os quais são muito importantes por se configurarem como cursos embrionários de preparação do aluno para um futuro mestrado, além de ofertarem conhecimento em área específica, fazendo com que o profissional descubra habilidades e desenvolva aptidões”, explica o coordenador. 

Em 2008, a PROPESP recebeu, no período de abril, 32 propostas, das quais aprovou 26. No mês de outubro, das 58 propostas submetidas, 46 foram aprovadas. Primeiramente, as submissões passam por uma análise documental, sendo, em seguida, enviadas à avaliação de um consultor científico da mesma área de pesquisa do curso proposto. Emitido o parecer sobre o projeto pedagógico do curso, a proposta é enviada à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA. Se aprovado, o curso ainda será discutido pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE. Finalmente, a UFPA publica a resolução de aprovação do curso, assinada pelo reitor, liberando o início das aulas. 

Todo o procedimento é feito por meio on line, com os pareceres e a resolução anexados à proposta, podendo a coordenação do curso acompanhar seu andamento. A lista com os documentos necessários para apresentação de propostas, os modelos de declarações e o termo de compromisso do coordenador estão disponíveis no site www.propesp.ufpa.br. O formulário de projeto pedagógico encontra-se no link Arquivos para download/Formulários. 

Assessoria de Comunicação Institucional UFPA