Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
elearningDigital, neurociência, inteligência artificial, análise de dados, mudanças nas necessidades das empresas, mas também nova sociologia estudantil e temas sociais e econômicos relevantes levam a um novo debate sobre pedagogia. E isso é uma excelente notícia! O confinamento reforçou ainda mais esse interesse com um duplo efeito de congelamento de imagem e de projeção. Congelamento de imagem porque a mudança para o ensino à distância aconteceu quase que instantaneamente. Projeção porque o confinamento amplia as questões sobre as evoluções e acelera a transição para uma pedagogia que será aumentada. 
Primeiro porque a pedagogia de amanhã será muito mais diferenciada. Graças aos avanços tecnológicos, as modalidades e o ritmo de aprendizagem se adaptam ao perfil de cada aluno como também as suas restrições, escolhas e desejos. A pedagogia perderá parte de seu lado mecânico para ser mais direcionada e, portanto, mais humana.

Uma crítica legítima que se pode fazer à pedagogia atual é que ela tende a permanecer generalista. Claro, nem sempre é esse o caso, mas no geral ela permanece muito focada no nível médio de um grupo de alunos. Os processos de seleção e o conteúdo dos programas de formação limitam esse viés, mas ainda há heterogeneidade dentro do mesmo grupo. Graças às novas soluções digitais, já é possível adaptar o conteúdo do ensino ao nível real do aluno. O adaptive learning (ou pedagogia diferenciada) não é uma novidade (o conceito é dos anos 1970), mas as ferramentas digitais dão-lhe uma nova realidade e permitem que seja objetivada.

Ainda pouco presente no ensino superior, ao contrário dos cursos primários, especialmente na América do Norte e Ásia, IBM Watson, Microsoft Power BI e outros são cada vez mais usados para ensino quantitativo com resultados muitas vezes significativos. No entanto, o papel do professor não foi diminuído, pelo contrário, graças a um maior empenho dos participantes e interações reforçadas. Isto porque a pedagogia será baseada numa abordagem mais sistêmica e integrativa que conta com uma ampla variedade de modalidades e de ferramentas de aprendizagem com uma combinação tecnológica. Saber variar os métodos pedagógicos aumenta a motivação dos estudantes e tem um impacto muito positivo na aprendizagem. Apresentações orais, workshops, serious games, encenações, aprendizagem com cases, com debates, casos reais ... são métodos que mostraram sua eficácia.

Um risco a ser evitado é o de super individualizar a aprendizagem, que é tentadora à primeira vista, mas prejudicial a médio/longo prazo se a importância do coletivo for minimizada. Essa pedagogia ampliada também deve fortalecer o papel das competências comportamentais, desenvolvendo os sistemas apropriados, como a aprendizagem por e com os colegas.

A pedagogia aumentada é um novo equilíbrio a ser aplicado entre presencial e à distância, tecnológico e não tecnológico, individual e coletivo. As ferramentas já estão amplamente disponíveis e o desafio é misturá-las com relevância de acordo com os objetivos pedagógicos.

Mas, além da técnica e da tecnologia, a educação pós-COVID também deve abraçar as principais questões que enfrentamos, sejam elas sociais, econômicas ou ecológicas. A situação que temos vivido desde o início de 2020 não tem precedentes e é uma oportunidade para uma mudança de paradigma. Todo o nosso ensino e programas devem integrar essas dimensões e colocá-las na linha de frente nos conteúdos com uma abordagem muito transversal. Os alunos são aqueles que influenciarão fortemente nosso futuro. Cabe também a eles ser fonte de propostas para fazer evoluir a pedagogia e propor temáticas e formatos novos. A aula invertida é uma modalidade já amplamente implementada mas é possível ir muito mais longe.

Finalmente, a dimensão psicológica deve ser melhor reconhecida. Não podemos ignorar o risco induzido pela falta de visibilidade nos próximos meses ou anos. Isso gera preocupação e ansiedade para os alunos. Reconhecer e aceitar essa nova fragilidade deve nos levar a mostrar ainda mais empatia. Também é nossa responsabilidade prepará-los para um mundo no qual a incerteza pode se tornar a norma.
Mas como vamos fazer?

Os desafios são tantos e variados nesta época caótica que seria arriscado aplicar uma única receita. É fundamental priorizar as evoluções pedagógicas em relação a cada necessidade de formação e grupo de participantes envolvendo-os. Nada fácil de fazer, mas é essencial.

No final das contas, o COVID-19 também pode ser enxergado como uma chance de realmente "aumentar" a pedagogia e dar-lhe um lugar ainda mais importante para um grande impacto nos alunos como nas empresas e na sociedade.

Por Valerie Claude Gaudillat, Professora em Audencia Business School