Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
feevale logoA Universidade Feevale assinou um acordo de cooperação com a Universidade de Florença, da Itália. O objetivo do convênio é implementar uma colaboração recíproca no setor de bioética e direitos humanos, além de favorecer o desenvolvimento de pesquisas em conjunto, seminários, congressos e disciplinas. A parceria também visa fomentar a publicação conjunta de artigos científicos e entre outros assuntos. De acordo com a professora Márcia Santana Fernandes, responsável pela gestão da cooperação na Feevale, as instituições de ensino pretendem iniciar uma pesquisa que envolva Direito, Bioética e Biodireito.
“Esse estudo terá como perspectiva temas, questões e desafios relacionados à vulnerabilidade social, jurídica, econômica, tecnológica e cultural dos seres humanos”, disse Márcia.

A Unidade de Pesquisa em Bioética de Todo Dia e Ética na Ciência da Universidade de Florença, Faculdade de Direito (Research Unit on Everyday Bioethics and Ethics of Science - L'Altro Diritto Inter-university Research Centre), coordenada pelo docente da universidade italiana, Emilio Santoro, e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética, Direito, Saúde e Ética na Ciência da Feevale, coordenado por Márcia, são os grupos de pesquisa que começarão o primeiro projeto do convênio. As atividades estão previstas para se iniciarem em agosto.

Sobre a instituição italiana
A Universidade de Florença (em italiano: Università degli Studi di Firenze - UNIFI) é uma instituição pública de ensino superior situada em Florença, região central da Itália. Com a internacionalização como uma das suas prioridades estratégicas, a universidade é um importante e influente centro de pesquisa e treinamento superior, com cerca de 1.800 professores e equipe de pesquisa interna, sendo um dos maiores e mais produtivos sistemas públicos de pesquisa no país. Além disso, a instituição oferece diversos programas de estudo em vários níveis de estudos e em todas as áreas do conhecimento. A universidade é uma das mais antigas da Itália.