Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Os professores Alexandre Alho, Marta Tapia e Peter Kaleff, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli-UFRJ, receberam o Prêmio Inventor Petrobras 2018 em cerimônia no Cenpes. A homenagem decorre do pedido de patente do Sistema Externo de Movimentação de Fluídos em um Tanque de Armazenamento. O projeto foi desenvolvido pelos docentes para a Transpetro. O projeto envolveu o desenvolvimento de um sistema inovador para facilitar o desempenho operacional e a manutenção de um tanque para armazenamento de óleo.
Trata-se de um sistema que não utiliza impelidores (hélices), mas um sistema externo de bombeamento para fazer a movimentação e, assim, evitar a formação de borra, o que facilita a manutenção.

Além dos três professores, participaram do projeto sete alunos de graduação da Engenharia Naval e Oceânica da Poli-UFRJ, entre eles, dois estudantes espanhóis participantes de um programa de intercâmbio de graduação na instituição.

A professora Marta Tapia ressalta que para desenvolver o sistema, a equipe de professores e alunos envolvidos utilizou simulações numéricas, cujos resultados foram validados em testes com um modelo em escala reduzida. Esses testes foram realizados em parceria com o Laboratório de Caracterização da Dinâmica de Escoamentos de Fluidos - Lacad, da Divisão de Metrologia e Dinâmica de Fluidos- Dinam/Dimci do Inmetro.