O guia, que mapeou os cursos com disciplinas lecionadas em língua inglesa no Brasil, analisou dados de 2017 e 2018. No primeiro ano, além da PUCPR ser a Universidade com maior número de disciplinas em inglês (55), também foi maior quanto à variedade das áreas de estudo das matérias. Já em 2018, a Instituição ficou com a segunda posição, ofertando 47 disciplinas, e estando atrás apenas da UNESP em todo o Brasil.
Em 2011 a PUCPR lançou o Programa English Semester, iniciativa inédita no Brasil com o objetivo de promover a internacionalização dos currículos das graduações com a oferta de disciplinas ministradas integralmente em inglês. A possibilidade traz aos estudantes locais e internacionais uma inserção em um ambiente acadêmico multicultural e internacionalizado.
Para Marcelo Távora Mira, Diretor de Internacionalização da PUCPR, o English Semester colocou a PUCPR em posição de liderança e agora, para que isso se mantenha, a Universidade pretende oferecer projetos que terão a língua inglesa como ferramenta de ensino, a favor do aprendizado do estudante. “Está é uma das principais características do 'English as a Medium of Instruction', ou EMI", conta. Para o professor, isso mostra que a PUCPR, além de estar na frente de outras universidades, não está parada. “Inclusive pretendemos aplicar em breve a metodologia sugerida pelo guia – o EMI”, relata.
Martin Dowle, Country Director do British Council Brasil reforça, “notamos um aumento geral no número de cursos (ofertados em inglês) registrados de 671 em 2016 para mais de mil no primeiro semestre de 2018, e com a perspectiva de mais de 220 novos cursos a serem ministrados no segundo semestre de 2018 e 2019. Isso também representa um número crescente de Instituições de Ensino Superior entendendo que para o Brasil se tornar significativo no ensino superior na arena global, mais universidades precisam ser capazes de entregar módulos em inglês e, eventualmente, cursos completos com a língua inglesa”.