Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia foram destaque no Fórum PACE, concurso promovido em parceria com as empresas General Motors, Siemens PLM Software, Autodesk, Oracle e Hewlett Packard Enterprise, na cidade de Toluca, México, de 23 a 28 de julho. O tema da competição foi projetar um veículo para transporte individual PUMA (Personal Urban Mobility Access), para uma pessoa com idade entre 53 e 71 anos (Baby boomers).
IMT alunosCom isso, mais de 40 instituições estiveram presentes no evento apresentando suas ideias para um júri de especialistas renomados da GM.

Ao lado de mais de seis instituições, de vários lugares do mundo, a Mauá, com uma equipe multidisciplinar, expôs o projeto completo de um veículo para transporte individual, desde a pesquisa de mercado para o Design, passando pelo projeto mecânico e até a Manufatura Avançada. Com isso, o grupo de alunos da Mauá, composto por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Design garantiu o 1.o lugar em Consumer insight (Pesquisa de mercado voltada ao consumidor), o 2.o em Industrial Design, o 2.o em Manufacturing Engineering, além da conquista do 2.o lugar na classificação geral.

Preparação:

Por um ano inteiro aos alunos da Mauá fizeram parte de um time global, composto por estudantes do Brasil, da Índia, EUA e Alemanha, realizando semanalmente conferências pela web, todas em inglês, enfrentando fusos horários entre os países dos outros participantes, tratando de todos os detalhes para o projeto dos veículos e de questões divergentes até se chegar ao consenso final para a entrega do relatório do trabalho à GM.

“Neste ano, o time apresentou dois projetos, um idealizado por uma escola indiana e outro pelos alunos do Design da Mauá. Os juízes do evento selecionaram o projeto da Mauá para prosseguir para a próxima etapa quando deverá ser apresentado um protótipo funcional. O confronto final será em julho do próximo ano no Centro Técnico da GM na cidade de Warren no estado de Michigan nos EUA” comenta o professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Sérgio Moriguchi, que apoia e acompanha a equipe em todas as competições e desafios.
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn