timeshigher logoA PUCPR acaba de conquistar a primeira colocação entre as instituições paranaenses no Times Higher Education Latin America Rankings 2017, ranking institucional de maior prestígio do mundo e considerado um dos mais relevantes na área de educação superior. A Universidade, que está classificada entre as melhores instituições mundiais, ficou na posição 41-45 entre as universidades da América Latina, empatando com outras quatro.
A Instituição está ainda entre as 17 melhores brasileiras, sendo a terceira privada do Brasil. Além disso, configura como a terceira do Sul do país, entre públicas e privadas.

No mesmo ranking, a PUCPR está como a sétima melhor no índice de citações em artigos científicos (influência internacional em pesquisa) entre todas as brasileiras e primeira entre as paranaenses.

O resultado no ranking, segundo Waldemiro Gremski, reitor da Universidade, é motivo de muito orgulho. “Este é o resultado da dedicação de toda a comunidade acadêmica na busca pela excelência no ensino e na pesquisa, impulsionando o objetivo da PUCPR de se tornar uma universidade de classe mundial”, conta.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Paula Cristina Trevilatto, esse posicionamento é o resultado de um planejamento estratégico institucional que investiu pesadamente na produção científica de impacto e na formação qualificada de seu corpo discente. “O ranking representa o reconhecimento da comunidade acadêmica nacional e internacional da trajetória comprometida da universidade com o ensino, pesquisa e extensão, que crescentemente fortalece a credibilidade e a reputação institucional”, conta.

O Times Higher Education avalia as instituições pelos seguintes critérios: ensino (ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume, investimento e reputação), citações (influência da pesquisa), perspectiva internacional (proporção de estudantes e professores estrangeiros e colaboração internacional) e recurso vindo da indústria (inovação). O ranking deste ano conta com 81 instituições, sendo 31 a mais que em 2016. Essas universidades vêm de oito países, incluindo a Argentina e o Equador pela primeira vez. Entre as universidades paranaenses, também estão no ranking a UFPR, UEL, UEM e UEPG.

Sobre o ranking    

O Times Higher Education World University Rankings, fundado em 2004, fornece a lista das melhores universidades do mundo. Uma metodologia cuidadosa e abrangente foi desenvolvida após mais de uma década de trabalho em consulta com as principais universidades do mundo. O Times Higher Education Latin America Rankings usa os mesmos 13 indicadores de desempenho do Times Higher Education mundial para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas, confiáveis para estudantes, acadêmicos, líderes universitários, indústria e até governos - mas os pesos são especialmente recalibrados para refletir as características das universidades de economias emergentes.
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn