Com o objetivo de oferecer assistência técnica gratuita à população carente em obras, projetos e reformas, o curso de Arquitetura, da Universidade de Sorocaba (Uniso), está desenvolvendo um projeto de extensão para implantação de um Núcleo de Assistência Técnica em Sorocaba. As atividades tiveram início há cerca de um ano com a elaboração de uma metodologia de trabalho, com busca documental, estudo de casos e diagnóstico da cidade, que apresentou aglomerados irregulares e construções sem acompanhamento técnico.
O material está sendo avaliado por diversas entidades que deverão participar do projeto, como o Instituto do Arquitetos do Brasil, Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo, Conselho dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil, além da Prefeitura de Sorocaba, que deverá ceder espaço para o funcionamento do Núcleo.

Conforme explica o professor Tiago da Guia, responsável pelo projeto, o objetivo é concluir a metodologia de trabalho no próximo semestre para dar início à implantação até o começo de 2018. A iniciativa tem como base a Lei Federal nº 11.888/2008, que prevê assistência gratuita nos munícipios. "Sua implantação resultará em contribuição socioambiental, geração de emprego e renda, além da regularização municipal", comenta.

O projeto está sendo desenvolvido pelos alunos Laís Granado Ferreira Coelho, bolsista, e Renato Rodrigues, voluntário, com o apoio dos professores Luiz Antonio de Paula Nunes e Fabrício de Francisco Linardi.
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn