A Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou mais um Vestibular de Inverno neste sábado, 10 de junho, no Campus I. O processo seletivo contou com mais de 6,7 inscritos de 11 estados brasileiros. A relação dos aprovados será divulgada no dia 12 de junho, às 11h. As matrículas acontecem de 13 a 16 de junho, conforme cronograma de cada curso. O Campus I da UPF recebeu milhares de pessoas neste sábado, dia das provas do Vestibular de Inverno.

O processo seletivo iniciou às 14h. Como em processos seletivos anteriores, os cursos foram divididos em Grupo 1, cujos candidatos fizeram apenas a prova de Redação, e Grupo 2, no qual os candidatos responderam às provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química.

Os candidatos são oriundos de 11 estados brasileiros: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Para o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, a Universidade realizou mais um grande vestibular. ?Esse com certeza é mais um vestibular de sucesso da Universidade de Passo Fundo, que tem quase 50 anos de história com mais de 70 mil profissionais formados. O vestibular teve mais de 6,7 mil inscritos. Isso mostra o dinamismo da Universidade de sempre estar oferecendo boas oportunidades aos candidatos?, destacou o reitor.

O curso mais procurado no processo seletivo foi o de Medicina, com 75,67 candidatos por vaga, seguido dos cursos de Odontologia e de Medicina Veterinária, com 6,50 e 5,62 candidatos por vaga, respectivamente. Ainda, estiveram entre os mais procurados os cursos de Agronomia, Direito (Manhã e Noite), Engenharia Civil, Estética e Cosmética e Psicologia. ?Quando a gente ouve um candidato reconhecendo na tradição da UPF a qualidade que ela tem, a referência na qual ela se constitui como a maior e a melhor da regiaão norte do estado, eu vejo isso com muita emoção e compartilho todo esse crédito com todas as pessoas que construíram esses 49 anos?, ressaltou a professora Rosani Sgari.

Listão de aprovados no Vestibular de Inverno 2017

Abstenção
Nessa edição, o Vestibular de Inverno da UPF registrou índice de abstenção de 5,29%.

Tema da redação
Foram dois os temas propostos para a Prova de Redação do Vestibular e Inverno 2017: o tema 1 propôs a questão de como o cidadão comum pode contribuir para superar a corrupção e construir uma sociedade mais ética e justa, já o tema 2 propôs uma discussão sobre a questão da violência que banaliza a vida.

Gabario, aprovados e matrículas
O gabarito estará disponível no site do Vestibular (vestibular.upf.br), ainda neste sábado, após às 19h30min. As listas dos candidatos classificados na primeira chamada também serão divulgadas no site do Vestibular no dia 12 de junho, às 11h. As matrículas da primeira chamada acontecem de 13 a 16 de junho, conforme cronograma de cada curso, e devem ser feitas na Central de Atendimento ao Aluno ? Prédio J1. Mais informações estão disponíveis no Site do Vestibular.

Incentivo ao ensino superior

Prouni
A UPF adere ao Programa Universidade Para Todos (Prouni), na forma da Lei nº 11.096/05. O Prouni é dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, neste caso, desde que na condição de bolsistas integrais.

Bolsa Auxílio 25%
A UPF, por meio do Processo Seletivo de Inverno 2017, oferece o Programa de Bolsa Auxílio 25%, regido por edital próprio disponível no site da Instituição, o qual prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem (B) e de Ciência da Computação (B).

Bolsa FUPF
A UPF, por meio do Processo Seletivo de Inverno 2017, oferece o Programa de Bolsa FUPF (Lei nº 12.101/09), regido por edital próprio disponível no site da Instituição, o qual prevê gratuidade de 50% para os seguintes cursos: Campus Passo Fundo: Administração (B) (Manhã); Ciências Biológicas (L); Educação Física (L); História (L); Letras - Português e Inglês (L); Pedagogia (L) e Química (B).

PAE/UPF
O Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF) é regido por edital próprio disponível no site da Instituição e concede 50% de benefício estudantil quando a renda familiar bruta for igual ou inferior a 15 salários mínimos e a renda per capita do grupo familiar for de até 3,5 salários mínimos.

PEC
O Programa Emergencial de Crédito (PEC) é um programa próprio da Instituição de benefício estudantil, regido por edital específico e de fluxo contínuo.

Promucred
O Programa Municipal de Crédito (Promucred) é oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF. Apresenta legislação e normas específicas, sendo administrado pelos próprios municípios.

Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que financia até 100% das mensalidades dos alunos regularmente matriculados nos cursos habilitados pelo Ministério da Educação, segundo seus critérios. As inscrições são realizadas no site www.sisfiesportal.mec.gov.br. O Fies segue regramento próprio.
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn