Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A UFRGS e a PUCRS inauguram, no dia 10 de abril, o primeiro Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) da América Latina e do Hemisfério Sul. A cerimônia ocorre às 17h30min, no teatro do prédio 40 do Campus da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Estarão presentes o Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira; o Reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann; o embaixador da República Federal da Alemanha, Georg Witschel; o Cônsul-Geral da Alemanha em Porto Alegre, Stefan Traumann;
e o Vice-Presidente do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), Joybrato Mukherjee. Também no dia 10, pela manhã, será realizado o Congresso Acadêmico Comemorativo de Inauguração do CDEA, na sala 2 do Salão de Atos do Campus Centro da UFRGS.

O Centro terá direção da coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFRGS, Claudia Lima Marques, e vice-direção do decano da Escola de Humanidades da PUCRS, Draiton Gonzaga de Souza. A sede será no 6º andar do prédio 5, no Campus da PUCRS. Com recursos do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, por um período inicial de 5 anos e com possibilidade de prorrogação, a iniciativa trará novidades com a criação de curso de especialização na PUCRS e de uma nova ênfase em Direito Europeu e Alemão da Linha de Pesquisa em Integração Jurídica da UFRGS. O aprendizado da língua alemã também será incentivado, através do Centro de Idiomas Lexis da PUCRS e do Instituto de Letras da UFRGS. Com a chegada do CDEA ao Brasil, devem crescer o número de bolsas de intercâmbio para alunos e professores, e também o apoio a publicações com temas relacionados à Alemanha no contexto Europeu e global.

A diretora do Centro, Cláudia Marques, lembra que a ideia é beneficiar alunos, docentes e parceiros nacionais e internacionais: "Sem dúvida é um reconhecimento internacional da competência, excelência e experiência de nossas duas universidades e dos 20 Programas de Pós-Graduação de humanidades envolvidos", afirma. Para Souza, "seremos um centro de excelência, interinstitucional, interdisciplinar e internacional, reunindo pesquisadores de diversas áreas em torno dos projetos desenvolvidos". As ações do centro serão relacionadas aos temas globalização, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural.