Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unisul logoA Unisul lançou na manhã desta quinta-feira, dia 1 de dezembro, o RIUNI – Repositório Institucional Unisul, que tem por objetivo reunir e disponibilizar materiais de produção científica, tecnológica e publicações que integram recursos educacionais abertos, os REAs. O evento recebeu os diretores dos campi, gerentes, professores e colaboradores da instituição, além de contar com a participação do professor Luiz Gargioni, que proferiu a palestra “O Papel da FAPESC no Fomento à Pesquisa e Inovação em Santa Catarina”.

O vice-reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, destacou a importância do sistema uma vez que contribui com a produção e a pesquisa. “O Repositório Institucional vai agregar valor à experiência porque é um movimento de cooperação e nesse sentido, valorizará a academia e registro das produções intelectuais, inclusive, de pertencer ao movimento dos recursos educacionais abertos”.

Em seu discurso, o professor Valter Schmitz Neto, gerente de operações acadêmicas, ressalta a atuação da Universidade, que em sua trajetória, consolidou-se de forma efetiva ao estimular o processo de produção científica para ampliar os ativos do conhecimento. “Este momento que ganha envergadura estratégica, materializa investimentos essenciais e relevantes à comunidade científica local, nacional e internacional, porque assegura operacionalidade à preservação, valorização e disseminação da produção científica de pesquisadores, de professores e de alunos na Unisul”.

O professor Luiz Gargioni falou sobre as áreas de atuação da FAPESC,  como agente estruturante no sistema regional de inovação para promover o desenvolvimento científico e tecnológico. “A inovação pode elevar o crescimento econômico e com isso, temos a frente o grande desafio, que é o de fazer com que essa informação seja usada e aplicada”, ressalta.

O RIUNI é uma iniciativa da Biblioteca Universitária da Unisul e visa garantir a preservação da produção intelectual, a visibilidade e a gestão.

Pode ser acessado em: www.riuni.unisul.br.