Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Nobre (esquerda) e Valentini (direita)O governador Geraldo Alckmin nomeou Sandro Valentini e Sérgio Nobre, respectivamente, reitor e vice-reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) com mandato de quatro anos. O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 29 de novembro. A cerimônia de posse está agendada para o dia 16 de janeiro de 2017. Formado em Farmácia-Bioquímica pela Unesp, doutorado em Bioquímica e pós-doutorado na Harvard University, Valentini é livre-docente em Microbiologia e professor titular em Microbiologia e Biologia Molecular.
Autor de 75 artigos completos em periódicos indexados e 225 resumos publicados em anais de eventos científicos, coordenou 27 projetos de pesquisa com financiamento de agências de fomento, com destaque para um Jovem Pesquisador e dois Temáticos, financiados pela FAPESP. Foi pesquisador responsável de dois projetos no programa Genoma da FAPESP.

Valentini foi vice-diretor e diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara, participou de uma das reformas curriculares do curso de Farmácia-Bioquímica e da concepção e da viabilização do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Coordena o programa de pós-graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia e atua como membro da Câmara Central de Pós-Graduação e do Conselho Universitário da Unesp.

Membro da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), foi eleito vice-chair (2017) e chair (2019) da Gordon Research Conference on Polyamines, nos Estados Unidos.

Matemático formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Sergio Roberto Nobre é doutor em História da Matemática pela Universidade de Leipzig, pós-doutorado na Ludwig-Maximilians-Universität Munique, livre-docente e professor titular em História da Matemática.

É membro efetivo da Academia Internacional de História da Ciência (Paris – França), da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Autor de 18 artigos completos em periódicos, três livros, 11 capítulos de livros e 23 trabalhos completos publicados em anais de eventos, organizou sete livros e é responsável pela publicação da Revista Brasileira de História da Matemática.

É diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp de Rio Claro, tendo coordenado o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do IGCE.

Agência FAPESP