Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Roland VencovskyO professor Roland Vencovsky, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), morreu no dia 6 de julho de 2016, em Piracicaba, aos 79 anos, em decorrência de câncer e de infecção. O enterro foi realizado no dia seguinte. Nascido em São Paulo em 10 de junho de 1936, Vencovsky graduou-se em Engenharia Agronômica pela USP (1958) e concluiu o mestrado em Estatística Experimental pela North Carolina State University (1967) e o doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela USP (1960).
Foi professor visitante na University of Minnesota (1974-1976), na North Carolina State University (1990-1991) e na Universidade Federal de Goiás – UFG (2000-2003). Obteve a livre-docência pela Esalq em 1970 e o título de professor titular em 1994. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Genética.

Foi chefe geral do Centro Nacional de Milho e Sorgo da Embrapa (1979-1984). “Fiquei quatro anos e meio, aprendi muito por lá. Dei a minha contribuição, lançamos um híbrido de milho que chegou a ocupar 20% da área de milho no Brasil, mas voltei em 1985 [à Esalq] porque sempre gostei de dar aula e lá eu não tinha essa oportunidade. Não atuar como docente para mim é impossível”, disse ao Projeto Memória da Esalq.

Orientou 77 teses e dissertações na área de concentração de Genética e Melhoramento de Plantas da Esalq e na UFG e publicou mais de 160 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e diversos capítulos de livros. É autor do livro Genética Biométrica no Fitomelhoramento.

Foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Científico pelo presidente da República em 2002, eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 2005 e membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo em 2008.

Com grande experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal e Genética Biométrica, atuou principalmente nos seguintes temas: Genética Quantitativa, Genética de Populações, Melhoramento Genético e Conservação de Recursos Genéticos.

Recentemente, investigava métodos de estimação da coancestria entre plantas de populações em geral, parâmetro fundamental para o cálculo do tamanho efetivo populacional em condições naturais e experimentais.

A Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas divulgou uma nota em que destaca a contribuição de Roland Vencovsky para a “área de biometria, genética e melhoramento de diversas culturas, bem como na constante partilha do conhecimento científico”.

“Um exemplo a seguir como pesquisador, educador e ser humano. A sua passagem por este mundo teve um grande significado, pois seu legado é demonstrado pelas inúmeras homenagens recebidas em sua vida acadêmica. A sua vida não se limitou apenas a este mundo, com certeza seu brilho permanecerá para sempre”, diz a nota.

Vencovsky deixa a esposa, Maria Olávia, e três filhos. “Adoro ficar com os netos. Tenho 12. Além disso, considero muito positivo o contato com os alunos, a aproximação com eles remoça”, disse.

A Biblioteca Virtual da FAPESP tem informações sobre trabalhos do professor Vencovsky, cuja contribuição foi importante em diversas pesquisas financiadas pela Fundação: http://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/31514/roland-vencovsky/.

Agência FAPESP